Você já sabe o que é Accountability? Vamos descobrir agora como esse termo pode gerar resultados positivos para o crescimento e desenvolvimento de sua organização!
Neste artigo, vamos te mostrar como isso é feito, passando pelos seguintes tópicos:
Accountability é um conceito relacionado à prestação de contas de um indivíduo, organização ou departamento. Na realidade, a palavra vem do inglês e não tem uma tradução exata, mas a noção é de que todos temos obrigações e precisamos responder pelos resultados de seu cumprimento (ou não).
É muito comum confundir essa ideia com a noção de responsabilidade. Apesar de similares, elas possuem diferenças. A responsabilidade envolve uma questão de valores e ética profissional, enquanto o Accountability engloba uma obrigação específica que precisa ser cumprida, e seus resultados vão ser cobrados por outra pessoa.
Por exemplo, no ambiente empresarial, chegar atrasado é uma questão de responsabilidade. Ela pode não prejudicar ninguém, e podem até não perceber o atraso, mas a situação envolve princípios.
Por outro lado, bater metas é uma questão de Accountability. Aquele objetivo específico é definido por um superior, e seu cumprimento ou não vai ser cobrado por ele. Isso pode ser estendido a várias outras questões de gerenciamento estratégico de uma empresa.
No ambiente corporativo, o Accountability de um funcionário está intimamente relacionado com as obrigações pelas quais foi contratado, e só pode ser responsabilizado dentro desses parâmetros. Isso significa que uma empresa não pode responsabilizar um indivíduo por fazer algo que não deveria estar fazendo.
O Accountability torna-se cada vez mais importante na medida em que a hierarquia da empresa sobe, uma vez que o impacto das decisões é maior. Ou seja, as atividades dos executivos de alto escalão devem ser revisadas de forma mais completa, a fim de evitar condutas inadequadas e consequências indesejadas de decisões erradas.
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A começar pela própria estrutura e organização das empresas. O Accountability delimita as competências de cada departamento, e dentro deles, de cada colaborador. Assim, é possível saber com clareza o que é esperado de cada um.
Ainda nesse sentido, os trabalhadores sabem a quem endereçar a prestação de contas dentro da estrutura hierárquica da companhia, otimizando o fluxo de informações.
Os profissionais que possuem uma boa noção de Accountability tendem a receber mais responsabilidades e se desenvolver ainda mais profissionalmente. Eles chamam a responsabilidade para si, ao invés de fugir de novas tarefas ou jogar a culpa em outros colegas.
Além disso, a cultura organizacional se desenvolve com foco nos resultados. As atividades dos funcionários devem ser revisadas de tempos em tempos para fornecer feedbacks, para que eles possam trabalhar com mais eficácia, assim aumentando a produtividade.
Isso cria ainda um senso de dever maior, já que o Accountability previne contra negligência e atos errados no local de trabalho. Os funcionários devem ser responsabilizados pelo que fazem, na medida em que estão conscientes do que estão fazendo.
O accountability também tem importância narelação e fidelização dos clientes e com o mercado em geral, como investidores. A confiabilidade de uma empresa por seus consumidores aumenta na medida em que ações de accountability são tomadas.
De maneira similar, os investidores se sentem mais seguros para aplicar seu dinheiro em organizações que estão dispostas a esclarecer suas ações e estratégias com transparência. Isso reflete características de uma boa governança corporativa, que exerce sua administração com integridade e responsabilidade.
Para as empresas o Accountability funciona como um método de organização em processos que auxiliem nas práticas de fiscalização de atividades, não se limitando a fatores quantitativos.
Com isso, é claro o aumento da transparência das funções e atividades realizadas dentro do âmbito organizacional, facilitando a visualização de responsabilidades, tempo de execução, horários, locais e motivos.
Todos esses fatores são responsáveis também por demonstrar e engajar trabalhadores, que poderão ser responsáveis por seus trabalhos, os resultados alcançados, levando assim a possibilidade de aumento na motivação, engajamento profissional de toda a empresa.
O conceito de Accountability vertical e horizontal normalmente estão mais relacionados à gestão pública, onde os agentes públicos precisam ter transparência nas ações. Ele se refere principalmente à dinâmica de poder e o tipo de gestão, ou seja, quem pode exigir e quem está prestando contas.
O Accountability vertical estabelece uma relação desigual e hierárquica, onde um deve a prestação de contas a outro. Podemos observar isso na relação entre Estado e população, em que o primeiro deve explicações sobre seus gastos e ações ao segundo.
Também podemos observar essa mesma dinâmica no ambiente empresarial, na relação entre chefe e subordinados.
Já o Accountability horizontal é uma relação igualitária, em que todas as partes têm direitos mútuos de exigir prestação de contas uma das outras. Na esfera pública, um exemplo claro são os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), que têm igual importância e demandam explicações e justificativas um dos outros.
No âmbito do mercado, algo similar pode ser visto na relação de uma empresa com seus clientes ou fornecedores. Assim como os clientes têm o dever de realizar o pagamento, contrapartidas ou eventualmente auxiliar na logística, a empresa deve prestar o melhor serviço possível.
O Accountability pode ser aplicado na sua empresa de algumas formas. Internamente, a gestão precisa alinhar os objetivos dos colaboradores com os da empresa. Por isso, ter uma cultura organizacional bem estabelecida, com uma missão, visão e valores, é fundamental.
Os gerentes devem delegar as tarefas, dando mais autonomia para os colaboradores, de modo que eles possam desenvolver um senso de responsabilidade maior em relação a suas atividades. Nesse aspecto, é preciso sempre lembrar os profissionais de sua importância na empresa.
De maneira mais concreta, pode significar oferecer mais poder decisório a determinados indivíduos, encarregá-los de tarefas mais complexas ou até mesmo estabelecer alguns dias para trabalho em home office.
Uma outra forma de aplicar o Accountability nas empresas é por meio do compliance. O compliance é, basicamente, um código de conduta ética definido pela empresa. Ele serve para nivelar os valores de toda a organização, melhorando o clima organizacional e evitando atos imorais e ilegais, como assédio e corrupção.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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