O que é Andragogia?
Quais os objetivos da Andragogia?
Quais as características da Andragogia?
Princípios da Andragogia
Andragogia, Heutagogia e Pedagogia

Andragogia: a educação que permite ampliar o conhecimento dos adultos

A Andragogia é uma metodologia de ensino responsável por aplicar uma metodologia de estudo mais prática e compatível com a realidade dos adultos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Andragogia: a educação que permite ampliar o conhecimento dos adultos

A sociedade está em constante transformação, fator que gera mudanças significativas na educação, no mercado e no meio social, por exemplo. Nesse sentido, é muito importante que os profissionais estejam sempre se atualizando e buscando novos conhecimentos.

A andragogia é, portanto, extremamente eficaz para conduzir tais processos, haja vista que é uma educação voltada ao ensino do público adulto. Isso permite que essa fase apresenta um apoio e uma orientação para estudar e aprender de uma forma que atenda suas reais necessidades.

Dessa maneira, essa vertente de ensino abrange metodologias de aprendizagem que dialogam com as vivências dos alunos, adequando-se ao contexto e a idade de cada indivíduo.

E você? Já conhecia a andragogia? Continue lendo para entender um pouco mais sobre esse método de educação, a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Andragogia?
  • Quais os objetivos da Andragogia?
  • Quais as características da Andragogia?
  • Princípios da Andragogia
  • Andragogia, Heutagogia e Pedagogia

Vamos à leitura?

O que é Andragogia?

A Andragogia é uma vertente da ciência da educação voltada ao público adulto que busca desenvolver habilidades e conhecimento. Nesse sentido, é uma metodologia que confere maior responsabilidade do aprendizado ao aluno, o que insere o professor em um papel de facilitador da aprendizagem.

A metodologia de ensino destinada aos adultos apresenta como base o autoconhecimento e a motivação. Essa configuração permite manter a constância dos alunos e promover a realização profissional e pessoal de cada indivíduo.

Além disso, a andragogia apresenta uma metodologia que busca relacionar os conteúdos transmitidos com fatos do cotidiano, o que amplia a capacidade de entendimento dos alunos.

Essa vertente pode ser aplicada em diversos segmentos, como no meio acadêmico, na educação formal e, até mesmo, no ambiente empresarial, por meio de palestras, cursos, treinamentos e reuniões. Confira abaixo um pouco mais sobre a aplicação da andragogia na educação online e na educação corporativa.

1. Educação online 

A modalidade de ensino EAD vem apresentando um crescimento significativo no Brasil. Isso é resultante das facilidades que tal segmento proporciona, como a capacidade de realizar algum curso, treinamento ou faculdade em qualquer região do país, mas também pelo fator de preencher perfeitamente a correria do dia a dia, principalmente para as pessoas que já trabalham.

Nesse sentido, a andragogia é uma aliada da educação à distância, pois confere ao aluno uma participação mais ativa. Dessa maneira, os alunos são incentivados a colaborar com a produção das aulas, permitindo vincular conhecimentos que dialoguem com as experiências e os fatos do cotidiano.

2. Educação corporativa

A educação corporativa é um recurso adotado por diversas empresas que buscam ampliar o conhecimento de seus funcionários. Tais conhecimentos podem ser transmitidos, por meio de cursos online, de treinamentos e palestras.

A Andragogia atua de maneira extremamente eficaz para que a empresa consiga concretizar seus objetivos. Confira abaixo alguns efeitos gerados pela andragogia na educação empresarial.

  • Os colaboradores conseguem aprender de forma mais prática 
  • Permite o desenvolvimento da autonomia, por intermédio do conhecimento
  • Promove maior comunicação entre os colaboradores
  • A inserção de metodologias mais inovadoras proporciona melhor fixação dos conteúdos absorvidos. 

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Quais os objetivos da Andragogia?

A Andragogia segue o objetivo principal de qualquer ciência da educação, isto é, transmitir de forma eficiente o conhecimento para os alunos. Essa metodologia aplicada ao ensino aos adultos permite com que caminhos diferentes sejam traçados para se alcançar o objetivo final.

O início de tal processo deve ser a compreensão, haja vista que, ao ministrar aulas para o público adulto, os professores são expostos a múltiplas realidades, as quais necessitam de metodologias diferentes.

Esse olhar permite que os fatores psicológicos, biológicos e sociais dos adultos sejam compreendidos e abraçados pela andragogia.

Além disso, o fator tempo é outro elemento que deve ser considerado, pois o público adulto, geralmente, já apresenta uma rotina de trabalho bem consolidada, o que dificulta a disponibilidade de horário para assistir às aulas e dedicar-se aos estudos.

Dessa maneira, percebe-se que a andragogia deve considerar múltiplos aspectos para concretizar seu objetivo principal, isto é, a transmissão de conhecimento.

Confira abaixo alguns aspectos que a andragogia ajuda a desenvolver:

O crescimento individual

A Andragogia, por considerar as particularidades de cada indivíduo, faz com que os adultos adquiram autoconhecimento e desenvolvam autonomia. Isso permite que cada um consiga conquistar seus objetivos e metas pessoais.

O crescimento institucional

A Andragogia também apresenta a capacidade de aperfeiçoar a corporação, haja vista que apresenta todas as ferramentas para preparar e treinar os colaboradores. Com isso, a aplicação dos conhecimentos transmitidos aos funcionários será imprescindível para o crescimento da empresa.

O crescimento social

Um dos benefícios da educação voltada ao público adulto é ajudar tais pessoas a colocarem toda sua bagagem de conhecimento em prática.

Nesse sentido, à medida que isso vai acontecendo com diversas pessoas, tem-se a transformação na dinâmica e nos processos presentes na sociedade.

Dessa maneira, percebe-se que a andragogia apresenta inúmeros objetivos e, para colocar em prática o principal deles, é preciso considerar os múltiplos aspectos por trás da transmissão de conhecimento.

Quais as características da Andragogia?

Na Andragogia, o histórico do aluno e seus objetivos pessoais e profissionais influenciam diretamente no processo de ensino-aprendizagem, haja vista que, ao traçar planos para a realização de cursos, o adulto apresenta total consciência dos resultados que deseja alcançar.

Ao reconhecer tal característica, a andragogia é capaz de personalizar o processo de ensino para proporcionar a melhor metodologia e experiência para os discentes.

Com isso, torna-se possível proporcionar uma aprendizagem mais efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento.

A andragogia abrange diversos pressupostos que caracterizam o processo de ensino aprendizagem. Eles são a autonomia, a humildade, a iniciativa, a dúvida, a mudança de rumo, os contextos, a experiência de vida, a busca, a objetividade e o valor agregado. Confira logo abaixo um pouco mais sobre cada um deles.

1. Autonomia

O pressuposto da autonomia preconiza que a andragogia deve desenvolver métodos que promovam a interação, a colaboração e a cooperação no ambiente de aprendizagem.

Ou seja, ao promover a autonomia, os adultos conseguem se desenvolver de forma plena, haja vista que permite que tal público seja mais criativo e mais participativo no processo de ensino-aprendizagem.

2. Humildade

A humildade é um ferramenta de extrema importância para a andragogia, visto que apresenta efeitos positivos nos aspectos humanos de  conciliação, autonomia, liberdade e expressão.

Além disso, a humildade é ideal para que cada adulto consiga entender suas limitações e o reconhecimento do outro. Tal questão ajuda a construir um ambiente mais respeitoso e harmônico.

Dessa forma, ao se promover a humildade, o processo de ensino-aprendizagem torna-se muito mais leve e eficaz, pois promove o fortalecimento entre as partes envolvidas.

3. Iniciativa

A andragogia necessita de diversos aspectos para conduzir o processo de ensino-aprendizagem para seus alunos de forma eficiente.

Nesse sentido, o incentivo à criatividade, à capacidade de adotar novas competências e à sensibilidade para enfrentar novos desafios, descobertas e experiências são extremamente importantes durante o processo de transmissão de conhecimentos ao público adulto.

4. Dúvida 

O pressuposto da dúvida é capaz de promover o questionamento nos indivíduos, o que permite o desenvolvimento do senso crítico e da busca por conhecimentos para esclarecer as dúvidas geradas.

Além disso, também atua no campo particular de cada indivíduo, uma vez que leva o adulto a pensar mais sobre a forma como resolve e conduz seus problemas do cotidiano, o que permite desenvolver o ideal do diálogo para entender todas as dúvidas e buscar uma resolução eficiente.

5. Mudança de rumo

O processo da andragogia é muito dinâmico, pois é capaz de perceber as necessidades dos alunos e, com isso, propor mudanças na metodologia para proporcionar um ambiente de aprendizagem mais alinhado com as urgências de cada adulto.

Com isso, os alunos conseguem aproveitar mais esse processo, pois suas necessidades são respeitadas e consideradas, o que torna mais fácil atingir suas metas e objetivos.

6. Contextos

A andragogia deve abranger os aspectos teóricos e as realidades de cada aluno para conduzir o processo de aprendizagem do adulto.

Ou seja, é importante considerar os contextos educacionais, culturais, socioeconômicos, políticos e ambientais ao realizar o planejamento, a escola da metodologia, a execução e a gestão dos resultados de cada aluno.

7. Experiência de vida

A experiência de vida de cada aluno deve ser considerada e respeitada pela andragogia.

As vivências de cada aluno servem como guia para traçar novos planos ou metodologias em momentos críticos, os quais necessitam de análise, avaliação e decisões compatíveis com as necessidades de cada um.

8. Busca

O pressuposto da busca é, constantemente, incentivado pela andragogia, pois é muito importante incentivar a criatividade e a curiosidade de cada indivíduo.

Esse incentivo da busca permite inserir os alunos em novos contextos e cenários, os quais são responsáveis por melhorar a qualidade do ensino.

9. Objetividade

O pressuposto da objetividade é responsável por orientar os alunos sobre as metas que cada um deve alcançar durante o processo de aprendizagem.

Nesse sentido, a presente orientação permite estabelecer maior foco e organização durante a aprendizagem, haja vista que cada adulto apresenta uma visão clara e objetiva dos resultados que precisa alcançar.

10. Valor agregado 

O pressuposto do valor agregado é muito importante durante o processo de ensino-aprendizagem, pois permite que os adultos possam aplicar todo o conhecimento adquirido em sua vida profissional ou pessoal.

Nesse sentido, consegue-se perceber os resultados de todo o esforço aplicado na andragogia.

Princípios da Andragogia

A Andragogia apresenta seis princípios fundamentais, os quais são imprescindíveis para  conduzir uma aprendizagem efetiva, por meio da execução de processos e projetos.

Necessidade do aprendiz de saber

Os adultos necessitam de uma motivação mais prática para aprender, haja vista que, diferentemente das crianças e dos adolescentes, eles precisam compreender como cada conhecimento irá colaborar em sua vida, seja a profissional, seja a pessoal.

Nesse sentido, com o conhecimento dos benefícios que o estudo irá trazer, tal público consegue conquistar uma motivação para continuar o processo de aprendizagem, haja vista que sabe exatamente a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Autoconhecimento do aprendiz 

Ao iniciar o processo de andragogia, é importante entender que os adultos já possuem total autonomia de suas vidas, sendo, assim, responsáveis por toda a gestão da vida adulta. Nesse sentido, tal público demanda uma certa autonomia durante o processo de aprendizagem.

A autonomia vinculada à educação é um tema amplamente discutido na atualidade. Esse método de ensino busca desenvolver maior autonomia para os estudantes, haja vista que contribui para a formação de cidadãos mais seguros, livres e com total controle de seu futuro.

Experiências anteriores do aprendiz 

O processo de transmitir conhecimento ao público adulto requer muito cuidado, haja vista que as experiências de cada indivíduo devem ser consideradas e respeitadas.

Nesse viés, a andragogia abrange tal questão, pois entende que as bagagens e as histórias de cada aluno também fazem parte do processo de ensino-aprendizagem. Portanto, cria-se uma metodologia que coloca a experiência como base do aprendizado.

Prontidão para aprender 

A fase adulta apresenta um pouco mais de dificuldade para manter a disciplina nos estudos, visto que a correria do dia a dia, muitas das vezes, acaba por inviabilizar a constância ao estudar.

Nesse sentido, para que tal público tenha mais disposição e prontidão para o aprendizagem, é importante relacionar os conteúdos estudados com fatos do cotidiano de cada um.

Dessa forma, o ensino mais dinâmico e interativo que explore questões do dia a dia é muito eficaz para os alunos, haja vista que conseguem aprender de fato o conhecimento adquirido.

Orientações para a aprendizagem

A andragogia busca entender as vivências e as necessidades dos adultos para aplicar as metodologias que dialoguem com o contexto de cada um. Isso permite alcançar resultados melhores, pois os conhecimentos são correlacionados com a realidade de cada indivíduo.

Motivação

A motivação é um aspecto muito importante para a constância do adulto, haja vista que é, por meio dela, que os indivíduos obtêm força para continuar aprendendo.

Esse princípio pode ser resultante de diversos fatores, como o apoio familiar, o desejo da concretização do processo de aprendizagem e a inspiração ao ver a rotina e as conquistas de pessoas que passaram pelo mesmo processo.

Além disso, no ambiente corporativo, a motivação pode ocorrer por meio de promoções, premiações e bônus.

Confira abaixo os tipos de motivações:

  • Motivação intrínseca: abrange os desejos particulares dos colaboradores, como alcançar uma qualidade de vida melhor e ter mais satisfação no trabalho. 
  • Motivação extrínseca: abrange os desejos externos, por exemplo ser promovido ou alcançar um salário mais alto.

Andragogia, Heutagogia e Pedagogia

A pedagogia, a andragogia e a heutagogia, apesar de possuírem diferenças básicas entre si, apresentam o mesmo objetivo, isto é, a transmissão e a construção do conhecimento.

Nesse sentido, é muito importante conhecer a fundo cada uma dessas vertentes, pois apresentam um foco muito específico. Logo abaixo, você poderá entender um pouco mais sobre a pedagogia, a andragogia e a heutagogia.

Pedagogia

A pedagogia é a ciência responsável por estudar a educação, seus processos, métodos e técnicas de ensino para conduzir a formação dos alunos. Além disso, é encarregada de estabelecer a relação entre professor e aluno, assim como a interação com os outros membros da comunidade escolar, como a família.

O pedagogo atua como professor nos primeiros anos do ensino fundamental, isto é, conduz a aprendizagem aos alunos até o quinto ano. Nesse sentido, entende-se que a figura do professor é essencial para concretizar a missão da pedagogia.

Esse profissional pode executar suas atividades em diversos ambientes, como nas escolas, nas universidades, nos institutos, nos centros culturais, em projetos comunitários e em empresas.

No ambiente escolar, por exemplo, o pedagogo é encarregado por planejar as metodologias e as estratégias de ensino, as quais são imprescindíveis para transmitir os conhecimentos aos alunos.

Confira abaixo algumas tarefas desempenhadas pelos pedagogos nas escolas:

  • Organização do calendário letivo
  • Mensurar os horários dos professores em sala de aula
  • Organizar as atividades do planejamento de ensino
  • Planejar e gerir as atividades culturais
  • Organização do conselho de classe 
  • Desenvolvimento de projetos pedagógicos
  • Organizar e ministrar as reuniões pedagógicas, as quais contam com a presença dos responsáveis pelos alunos
  • Promoção da união da família dos estudantes com a escola
  • Condução de reformas curriculares. 

Andragogia

A andragogia é a ciência responsável por orientar os adultos durante o processo de aprendizagem. Nesse sentido, apresenta uma abordagem que conduz a aprendizagem de uma forma mais prática, o que permite concentrar nas vivências e nas experiências dos alunos.

Esse processo é extremamente benéfico para os alunos, haja vista que as tarefas propostas remetem ao cotidiano de cada indivíduo. Além disso, com o conhecimento adquirido, os adultos conseguem resolver as questões do dia a dia com maior facilidade e eficiência.

Confira abaixo alguns benefícios gerados pela Andragogia:

  • Impulsiona a criatividade e a inovação
  • Estímulo a uma cultura de aprendizagem 
  • Maior desenvoltura para criar soluções
  • Participação mais ativa no ramo profissional 
  • Autonomia para conduzir os processos e projetos no setor profissional
  • Autoconhecimento 
  • Compreensão ampliada das experiências humanas 
  • Maior conhecimento em relação às causas de problemas e de conflitos. 

Heutagogia

A heutagogia é uma abordagem educacional que coloca o aluno como o único responsável pelo processo de ensino-aprendizagem, sendo, assim, autodirigida.

Essa abordagem pode ser aplicada na modalidade presencial ou, até mesmo, à distância. No entanto, apresenta mais resultados quando ocorre de forma online, haja vista que a internet fornece ferramentas que ajudam na aprendizagem, tornando os estudos mais práticos, interessantes e interativos.

Na heutagogia, o professor continua sendo uma figura muito importante no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, diferentemente da pedagogia, tais profissionais atuam como um facilitador, haja vista que é contratado pelos alunos para ensinar algo diretamente a ele.

A heutagogia também é responsável por gerar diversos benefícios aos alunos. Confira abaixo quais são eles

  • Permite desenvolver competências empreendedoras
  • Promove o autoconhecimento 
  • Alunos tornam-se mais disciplinados 
  • Aumento da autoconfiança 
  • Impulsiona a criatividade 
  • Alunos tornam-se mais responsáveis 
  • Melhora a organização 
  • Promove a autonomia e a proatividade

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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