CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Bizagi?
Pra que serve o Bizagi?
Como fazer download do Bizagi?
Como usar o Bizagi?
Vantagens e desvantagens do Bizagi

Entenda o que é, quais as funcionalidades e como utilizar a ferramenta Bizagi Modeler!

Com uso da notação BPMN, o Bizagi Modeler surgiu com intuito de melhorar e facilitar o mapeamento e otimização de processos empresariais de forma intuitiva.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é, quais as funcionalidades e como utilizar a ferramenta Bizagi Modeler!

Bizagi é uma organização de softwares para automatização de processos,  possui três grandes softwares: Studio, Automation e Modeler, que é o foco deste texto.

O Bizagi Modeler é uma ferramenta da organização BIZAGI e opera com base na notação BPMN. Esse software, além de possuir versão gratuita, permite o trabalho em modelo cooperativo e sua interface é bem intuitiva.

Grandes organizações possuem seus processos muito bem mapeados, isso porque, através dessa documentação, é possível compreender todos os passos, além de identificar possíveis pontos de melhorias garantindo a eficiência empresarial.

Os diagramas além de serem métodos simples de serem construídos, podem facilitar os processos de forma gradativa, visto que visualmente é muito mais simples e fácil de entender todas as atividades.

Continue seu aprendizado e confira mais sobre o Bizagi Modeler, através dos seguintes tópicos:

  • O que é Bizagi?
  • Pra que serve o Bizagi?
  • Como fazer download do Bizagi?
  • Como usar o Bizagi?
  • Vantagens e desvantagens do Bizagi

Aproveite a leitura e bom aprendizado!

O que é Bizagi?

O Bizagi Modeler é um programa que abrange ferramentas baseadas em rotação Business Process Model and Notation (BPMN), às quais são capazes de conferir simplicidade ao modelar processos.

Nesse sentido, opera como uma ferramenta capaz de desenvolver processos que objetivam aumentar a transparência interna e a governança.

Assim, permite às organizações a criação e a documentação de processos de processos de negócios em um depósito central na nuvem, a fim de um melhor entendimento de cada etapa, identificar as oportunidades de crescimento e melhoria e aumentar a eficiência da organização dos negócios.

Na modalidade gratuita, o programa disponibiliza diversos recursos, como a utilização individual ilimitada, o mapeamento intuitivo de processos e a criação e publicação da comunicação de processos: PDF, WIKI, Microsoft Excel e Microsoft Word.

Além disso, os usuários conseguem importar diagramas presentes no Microsoft Visio, XPDL, IBM Blueworks e BPMN.

Confira abaixo alguns benefícios da modelagem de processos nos negócios:

  • Eficiência: permite identificar as áreas dos processos que necessitam de melhorias e, com isso, traçar planos para impulsionar a produtividade
  • Padronização: o processo de mapeamento é fundamental para que as empresas consigam identificar as diferenças entre os departamentos, o que permite a implementação das práticas recomendadas em toda a organização. 
  • Agilidade: essa ferramenta confere suporte à melhoria contínua, o que permite o acompanhamento das mudanças pelas organizações.

Entenda o que é BPMN

O Business Process Model and Notation, é uma notação de representação gráfica que faz uso de símbolos e ícones para mapear e descrever fluxos de processos empresariais.

É utilizada, principalmente, para o mapeamento e descrição de modelagem orientadas a objetos. Ter esses processos bem mapeados garante para organização uma visão ampla dos possíveis pontos que podem ocorrer erros, além de apresentar possíveis otimizações nos processos já realizados.

Pra que serve o Bizagi?

O Bizagi apresenta múltiplas funções. Logo abaixo, você encontra algumas delas

  1. Criação, interpretação e otimização de diagramas de fluxo de trabalho, os quais são operados com base na notação BPMN.
  2. Publicação de documentos do processo em diversas plataformas, como o Word, PDF, Excel e Wiki.
  3. Permite a melhoria da eficiência organizacional, haja vista que é capaz de eliminar falhas, erros e imprevistos. Além disso, identifica os pontos que necessitam de melhora. 
  4. Simulação de processos
  5. Mapeamento de processos 
  6. Definição de processos otimizados prontos para a automatização
  7. Desenvolvimento de aplicativos low-code para a automatização dos processos da organização

Muitos usuários se queixam da plataforma não possuir a ferramenta disponibilizada em formato web, e por isso, existem outras ferramentas similares que podem auxiliar nesse processo, como é o caso da BPMN.io.

Essa ferramenta também foi desenvolvida para mapeamento e otimização de processos, a diferença entre ela e o Bizagi Modeler, é que ela é totalmente online e gratuita.

Aprenda como melhorar seus processos!

Já se imaginou com um processo logístico de máxima qualidade? Se já sonhou com isso baixe agora a o eBook gratuito 5 dicas para melhorar seu processo logístico e realize seus sonhos!

Os serviços de logística são essenciais para uma empresa que busca se organizar e evitar perdas, danos ou acidentes. Mas você conhece quais ações podem ser realizadas dentro da logística empresarial para encontrar a melhor forma de produzir e distribuir os bens ou produtos?

Pensando nisso, desenvolvemos um eBook com 5 dicas para melhorar o seu processo logístico para te ajudar a desmistificar os processos e simplificar. Não perca tempo e descubra agora os segredos da logística.

Baixe agora o material e coloque em prática as dicas para o melhoramento do seu processo logístico!

5 dicas para melhorar seu processo logístico

Como fazer download do Bizagi?

Para fazer o download do Bizagi é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site da plataforma.
  2. Analisar os planos disponíveis na plataforma. Você pode começar utilizando o plano gratuito para descobrir e entender melhor todas as funcionalidades, depois, assinar o plano que atenda às suas necessidades. 
  3. Criar uma conta ou iniciar a sessão, através do seu e-mail pessoal ou também, utilizar sua conta do Google ou da Microsoft. 
  4. O último passo é realizar o download, o qual começa instantaneamente. 

Depois de realizar o download, você pode clicar para executar o programa. Após isso, é importante seguir as recomendações da ferramenta, visto que irá fornecer as orientações de configuração para finalizar a instalação.

Logo após a configuração, a plataforma já estará disponível para exercer a modelagem de processos.

Como usar o Bizagi?

A plataforma conta com diversos tutoriais para auxiliar iniciantes no assunto, além disso, sua interface é bem similar aos softwares do pacote Office, da Microsoft.

Suas ferramentas são classificadas por segmentos, ou seja, os tipos de atuação. Além disso, o software é todo organizado em abas localizadas na parte superior da interface do sistema.

Já à esquerda, você encontrará tudo que precisa para iniciar o processo de modelagem de processos, como:

  • Figuras geométricas: Normalmente, essas figuras (por convenção) são utilizadas como uma forma de sinalizar o início e o término dos processos; 
  • Ações:  nesse momento, você irá designar o que será feito;
  • Processamento dos dados: todos os dados de entrada serão processados, podendo (ou não) gerarem saídas;
  • Momentos ociosos:  são os famosos “momentos de espera”, quando o sistema necessita aguardar alguma ação ser tomada para continuar o processamento;
  • Decisões: normalmente, os processos possuem diversas saídas para um problemas e por isso, é possível expressar em seu diagrama as soluções que podem ser aplicadas para determinado problema; 

Além disso, para que todo o diagrama esteja funcionando da maneira correta, é necessário utilizar as linhas de conexão para sinalizar o sentido do funcionamento daquele processo.

A imagem abaixo representa um modelo de processo desenvolvido utilizando a ferramenta, o retângulo em vermelho à esquerda, são todas as funcionalidades e formas que serão necessárias para criação do diagrama.

interface Bizagi Modeler. Fonte: help.bizagi.com

Vantagens e desvantagens do Bizagi

O mapeamento e o entendimento de todos os processos de uma empresa é fundamental para reduzir os custos com as operações e para acelerar determinados serviços.

O Bizagi Modeler é uma ferramenta simples e capacitada para modelar os processos de negócios. Nesse viés, esse programa atua facilitando a rotina dos profissionais que empregam o BPMN.

Além disso, abrange ferramentas que são capazes de desenvolver fluxogramas para mapear e fornecer um entendimento sobre como os processos da organização ou setor funcionam.

O Bizagi é amplamente utilizado por desenvolvedores de softwares, administradores e empresários.

No entanto, por se tratar de um software de característica limpa, é amplamente utilizado por profissionais de outros segmentos, haja vista que apresenta ferramentas intuitivas e legendas mais explicativas. Assim, os novos usuários conseguem modelar os processos desde o primeiro contato com a plataforma.

Essa ferramenta abrange recursos para validar diagramas, os quais são imprescindíveis para reduzir possíveis erros durante o desenvolvimento de mapas.

Outra funcionalidade que essa ferramenta proporciona é a possibilidade de publicação de documentos em Word, PDF, Excel, Web e Wiki. Isso significa que o Bizagi é capaz de gerar documentos completos  do trabalho desenvolvidos pelos usuários.

Além disso, esse software permite a utilização da nuvem, o que proporciona o compartilhamento do trabalho desenvolvido com toda a equipe por trás do projeto.

Confira abaixo, de forma resumida, as principais vantagens e desvantagens desta ferramenta:

Vantagens

  • Fácil utilização; 
  • Ferramenta baseada na notação BPMN;
  • Disponível em português;
  • Permite a utilização da nuvem; 
  • Disponível de forma gratuita; 

Desvantagens 

  • Espaço de armazenamento limitado na versão gratuita: na nuvem, esse o armazenamento é de apenas 10MB;
  • Disponível apenas para o sistema operacional Windows;
  • Não é permitido realizar contribuições nos projetos compartilhados.

DICA!

Com o KIT Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocio, você terá acesso aos eBooks: "Business Model Canvas", "Planejamento de metas para empresas", "5 práticas exemplares de liderança"; as planilhas "Análise SWOT", "Diagnóstico empresarial", "Planejamento estratégico", "Plano de negócios" o vídeo "10 livros que todo gestor deveria ler" o Workshop "Planejamento de metas para empresas" e a Websérie "Mundo Empreendedor".

Se interessou? Não perca tempo e baixe agora mesmo seu kit completo!

Ferramentas de Gestao para Salvar seu Negocios

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

cultura data driven

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Quanto Da Cultura Data Driven Sua Organização Possui?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.