O que é uma Campanha de Vendas?
Como posso criar uma campanha de vendas?
Como a Campanha de vendas pode agregar em minha empresa?
Quais são as principais dicas para aplicação?

Aprenda algumas dicas sobre a Campanha de vendas e como ela pode ser aplicada!

Veja quais são as características da Campanha de Vendas e aprenda algumas dicas de aplicação que podem somar na sua organização.

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Aprenda algumas dicas sobre a Campanha de vendas e como ela pode ser aplicada!

A comercialização de produtos vem ganhando cada vez mais espaço fora dos ambientes tradicionais: lojas físicas. Com isso, a necessidade de criar estratégias de campanhas de vendas  ou campanhas de incentivo também surgiu.

Não há uma receita de bolo que te permite obter o sucesso em vendas mas existem meios que podem ajudar e acelerar esse processo. Há diversas especialidades que precisam ser administradas, técnicas que podem ser colocadas em práticas etc…

Quando lançamos um produto novo no mercado, principalmente em datas sazonais como Páscoa, Dia das Crianças, Dia das Mães… É imprescindível o uso de estratégias de campanhas de vendas!

Mas você sabe o real motivo da importância do desenvolvimento dela? Sabe como criar uma campanha certeira e como você pode aplicar isso no seu negócio? Pois bem, nesse artigo trataremos sobre os seguintes tópicos:

  • O que são campanhas de vendas?
  • Como posso criar uma campanha de vendas?
  • Como a Campanha de vendas pode agregar na minha empresa?
  • Quais são as principais dicas para aplicação?

Vamos lá?


Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

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O que é uma Campanha de Vendas?

A realização de uma campanha de vendas nada mais é do que uma ação promocional de incentivo, ela é bastante adotada por diversas empresas, independente do ramo de atuação ou finalidade do bem ou serviço.

A campanha de vendas atua de forma estratégica para que você atinja os objetivos pré-definidos, faça vendas e lucre em um curto período. Além disso, você levará o nome da sua empresa para novas pessoas, e assim poderá atrair novos clientes.

Mas você sabe como fazer isso? Continue a leitura para descobrir!

Como posso criar uma campanha de vendas?

Você pode criar uma campanha de vendas quando e como quiser, mas o que vai diferenciar os resultados dela, é basicamente os seus objetivos e estratégias.

As campanhas de vendas funcionam muito bem em datas comemorativas, porque assim você trabalha com um tema central e consegue definir suas metas e traçar seus caminhos.

No entanto, você pode sim criar uma campanha de vendas sem alguma data específica, basta ter estruturado-a de maneira coincidente ao seu negócio, com isso você consegue sair da mesmice e alavancar suas vendas!

Se você deseja criar uma campanha de vendas mas não sabe como, nem por onde começar, pode ficar tranquilo! Vamos te ajudar nessa etapa. Separamos alguns passos importantes que fazem parte da criação:

  • Ponto Final;
  • Metas e indicadores;
  • Acompanhamento dos processos;
  • Bonificação;
  • Trabalhe com temas;
  • Mãos à massa;
  • Finalização.

Ponto final

Tenha em mente, muito específico qual é o objetivo que você deseja atingir!  Separe um tempo para definir quais são suas metas, lembre-se que elas devem ser entendidas por todos da equipe, por isso seja claro e direto.

É preciso saber lidar com objetivos tangíveis, respeitando os processos anteriores, e propondo metas alcançáveis para que no final, não tenha nenhuma frustração ou algo que abale o seu negócio e comprometa seus rendimentos.

Além disso, ao elaborar uma meta ou objetivo, você deve levar em consideração não apenas os seus dados, mas a situação como um todo do mercado, dos concorrentes, políticas de preços, para que você consiga caminhar lado a lado.

Metas e indicadores

Após a elaboração das metas, você precisa definir de qual forma vai acompanhar esse trabalho, para isso você vai precisar de indicadores, que podem ser atividades que já estão no processo da empresa.

Com os indicadores você consegue fazer um cruzamento de métricas, com isso  a equipe consegue ir acompanhando ponto a ponto, e é também uma maneira de incentivá-los.

Além do mais, com eles você tem acesso às informações sobre o andamento da campanha e consegue identificar possíveis passos.

Acompanhamento dos processos

Os processos e ou atividades que estão sendo desenvolvidos devem ser acompanhados de indicadores e análise seguras, em tempo real, pois o resultado precisa ser confiável.  Por isso, trabalhe com transparência, confiança e coerência!

Bonificação

Prometer uma bonificação aos participantes/vendedores é uma ótima estratégia para impulsionar e incentivá-los. A escolha do prêmio pode variar de acordo com o tamanho da promoção, mas não deixe de incluir, independente de qual for!

O incentivo de vendas é muito importante, pois ele adiciona um gás à campanha e também um valor agregado a ela e a empresa, além disso essa motivação é fundamental para o rendimento dos colaboradores!

Não se esqueça que essa etapa demanda também de um processo de planejamento, pois são muitas as decisões a tomar como: qual é o prêmio? Quantas pessoas ganharão? Qual é o período? Quais são as regras? Etc...

Trabalhe com temas

Quando você adiciona um tema a campanha, você a torna muito mais mensurável e palpável, porque você trabalha com algo que o mercado também está se movendo para isso. Dessa forma você consegue aliar o marketing e a comunicação!

As sazonalidades podem interferir na escolha do tema, nos objetivos da campanha,  e nos tipos de campanha, por isso é muito importante acompanhar assuntos de momento, mercado e entre outras demandas, é muito simples!

É hora da: mãos à massa

Antes mesmo da campanha ser colocada em prática, é necessário que haja sinergia entre a equipe, os objetivos, metas e regras devem estar super esclarecidos para que não aconteça nenhum empecilho.

Use e abuse da comunicação, liderança, e divulgação! Não crie margem para novas interpretações, seja claro e direto.

Depois de oficializada, não deixe de incentivar diariamente a equipe! A energia precisa ser ativada do início ao fim. Lembrem os colaboradores sobre a bonificação, isso também dará um gás em dias mais corridos.

Durante todo o processo, é necessário que haja o acompanhamento dos resultados, eles devem ser monitorados com frequência. Assim como a finalização deles, a apresentação também pode ser de forma estratégica.

Deixe a criatividade fluir, e crie um momento específico para fazer essa divulgação! Envolva todos os membros, para que eles tenham uma experiência positiva, e queiram participar cada vez mais.

Finalização

Esses passos podem te guiar, para que você consiga criar uma boa campanha, e que ela tenha um propósito para sua equipe, para que ela seja uma equipe de vendas de sucesso!

Além disso, você estará um passo à frente daqueles que desconhecem a existência da campanha de vendas, ou a executam de qualquer maneira, e não conseguem aumentar as vendas.

Continue a leitura para entender como a aplicação da Campanha de Vendas pode te ajudar!

Como a Campanha de vendas pode agregar em minha empresa?

A campanha pode influenciar diretamente no volume e qualidade de vendas. Além disso, você consegue levar o nome da sua empresa para novos lugares e assim, atrair novos clientes.

Com a chegada de novos clientes, está nas suas mãos o poder de persuasão e capacidade de envolver e fidelizar o consumidor.

Além disso, você desenvolverá um trabalho com sua equipe de vendas, no qual o objetivo é impulsionar e promover empenho e dedicação deles para o trabalho.

Listamos alguns exemplos dos principais benefícios que a campanha de vendas pode propiciar:

  • Retenção do consumidor;
  • Atração de novos clientes;
  • Expansão do nome da marca/empresa;
  • Alcance das metas;
  • Retenção e atração de novos talentos;
  • Aumenta o lucro;
  • Reduz a taxa de retorno;
  • Otimiza o tempo;
  • Foco no objetivo.

Vamos agora entender e aprender algumas dicas para aplicação delas?

Quais são as principais dicas para aplicação?

O sucesso na aplicação  de campanha de vendas vai além da próxima estratégia de campanhas! Você precisa também priorizar e focar na parte mais importante dela: o cliente final, pois é ele quem vai te dar o resultado e metas que você tanto almeja.

Por isso foque também na experiência de compra que você oferecerá a ele, isso é essencial. Alguns fatores são determinantes quando o assunto é vendas, o cliente pode ser levado pela experiência, tratamento, simpatia, empatia, transparência…

Algumas dicas:

Foque no atendimento e descubra qual é a dor do cliente, para que dessa forma você consiga oferecer o melhor produto ou serviço que saneie essa dor.

Quando necessário, ajude o cliente a se decidir, levantando os prós e contras da decisão! Todos gostamos que nos tratem com atenção e sinceridade, não é? Então aja de acordo.

Além disso, esteja preparado para um “não”, afinal eles acontecem. E isso pode ser determinante para compras futuras.

Concluindo, haja sempre com a verdade! Ninguém gosta de comprar um produto ou serviço e se sentir enganado, não é mesmo?

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Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

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