O que é o Código de Defesa do Consumidor?
Como surgiu o Código de Defesa do Consumidor?
Qual a importância do Código de Defesa do Consumidor?
Fatos que você precisa saber
Dica extra para o vendedor/fornecedor!

Você sabe quais os seus direitos de acordo com o Código de Defesa do Consumidor?

O principal objetivo do Código de Defesa do Consumidor é respaldar o cliente em transações do mercado. Descubra seus direitos neste artigo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe quais os seus direitos de acordo com o Código de Defesa do Consumidor?

Uma loja pode negar a troca de uma mercadoria? Um estabelecimento pode cobrar diferentes preços de acordo com a forma de pagamento? É permitido o envio de mensagens para clientes que não autorizaram o uso de seus meios de contato? Essas e outras perguntas são respondidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

O Código de Defesa do Consumidor é um mecanismo que busca atender às necessidades de todos que transacionam valores monetários em troca de produtos e serviços. 

De forma mais simples, é a lei que regulamenta os direitos e deveres da relação entre fornecedor e comprador, a fim de que a mesma seja justa por meio do respeito aos interesses econômicos, bem como à dignidade, saúde e segurança das partes.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o Código de Defesa do Consumidor? Confira a seguir!

  • O que é o Código de Defesa do Consumidor?;
  • Como surgiu o Código de Defesa do Consumidor?;
  • Qual a importância do Código de Defesa do Consumidor?;
  • Fatos que você precisa saber. 
  • Dica extra para o vendedor/fornecedor!

O que é o Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma lei que trata de todas as relações de consumo em diversas vertentes, buscando proteção contra possíveis danos causados aos clientes.

Entre as esferas abrangidas pelo CDC estão:

  • Civil: com a definição dos compromissos dos fornecedores para com os seus consumidores e também os mecanismo de reparação de danos;
  • Administrativa: ressaltar o papel do poder público na proteção e defesa dos direitos básicos do consumidor;
  • Penal: entender crimes com as novas tendências do mercado com base no desrespeito aos critérios elencados como direitos do consumidor pelo código. 

Como surgiu o Código de Defesa do Consumidor?

O conceito do Código de Defesa do Consumidor já é discutido há algumas décadas e ganhou espaço internacional para embasamentos regulatórios globais. Isso acontece pois para qualquer economia esse deve ser um dos pontos principais.

Toda a discussão sobre o assunto começou na década de 1960, nos Estados Unidos. Na época, foram instituídos alguns direitos básicos: à segurança, à informação, à escolha e à ser ouvido.

No entanto, com a ampla visibilidade que esse primeiro código ganhou, em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) acrescentou algumas vertentes que não eram consideradas anteriormente. Entre elas o direito ao reembolso, à educação para o consumo, ao ambiente saudável e ao acesso a serviços e bens.

Código de Defesa do Consumidor no Brasil

A discussão sobre o CDC no contexto brasileiro começou com a instituição de regulamentações através do Código Civil. Esse mecanismo estabelece diretrizes sobre proteção contratual, serviços públicos e outras vertentes. 

No entanto, com a Constituição de 1988 foi previsto a criação do Código de Defesa do Consumidor que tratasse da relação entre fornecedores e clientes de uma maneira mais detalhada.

Com isso, em setembro de 1990, foi criada a Lei nº 8.078/90. Assim, o CDC passou a ser mais abrangente e tratar de temas contra o uso de publicidade,marketing digital e tradicional de maneira enganosa e abusiva, saúde do consumidor, proteção da vida e reparação de danos.

Caso você seja o vendedor e não o consumidor, se liga nessa planilha!

É de extrema importância para qualquer empresa saber como o consumidor enxerga a sua marca e quanto ele gosta do seu produto, já que uma boa visão por parte dos clientes é um dos fatores que determina o sucesso de uma organização.

Além disso, esse conhecimento permite que reclamações sejam atendidas de maneira mais fácil. Por isso, criamos para você a Planilha de Pesquisa de Satisfação, onde você poderá contabilizar e acompanhar a satisfação e a percepção dos consumidores sobre a sua marca.

Não perca tempo e faça o download desse material agora mesmo clicando no botão abaixo!


planilha pesquisa de satisfação

Qual a importância do Código de Defesa do Consumidor? 

O Código de Defesa do Consumidor estabelece e regulamenta a relação entre fornecedor e consumidor. Com isso, tem como principal objetivo respaldar e dar voz para o elo mais fraco da relação comercial.

No Brasil e no mundo, entende-se que esse é o comprador e portanto, a lei é favorável a ele. Portanto, o CDC deve estar sempre voltado para garantir que os seus direitos básicos sejam respeitados.

Sendo assim, o Código de Defesa do Consumidor se torna importante na defesa e garantia de cumprimendo de ações como:

  • Proteção contra publicidade enganosa ou abusiva: não pode haver marketing que induza determinado comportamento do consumidor, seja por técnicas de venda ou dados não comprovados, por exemplo;
  • Proteção contratual: contratos com cláusulas abusivas ou não coerentes podem ser revisados mesmo depois de assinaturas;
  • Proteção da vida e da saúde: garantia de qualidade do que é fornecido, além de garantir que não há qualquer risco à saúde;
  • Reparação de danos: caso haja algum dado moral ou material para o consumidor, o fornecedor deverá arcar com as consequências;
  • Educação para o consumo: fornecedor deve informar todas os detalhes relevantes para que o consumidor tenha insumos para uma escolha consciente antes de vender um produto ou serviço;
  • Entidades públicas: criação do Procon e do Instituto de Defesa do Consumidor para garantir o cumprimento do CDC e ser um órgão para que os compradores possam recorrer com facilidade;
  • Acesso à justiça: possibilidade da criação de processos quando não houver acordo entre as partes de maneira pacífica.
  • Informações: o fornecedor deve evidenciar corretamente todas as caraterísticas dos produtos e serviços ofertados.

Fatos que você precisa saber

O Código de Defesa do Consumidor possui um conteúdo extenso e por isso muitas pessoas não sabem ao certo quais são os seus direitos. No entanto, separamos algumas das principais abordagens trazidas pela lei que podem fazer diferença no seu dia a dia.

A primeira delas é a obrigatoriedade de todas as lojas e organizações possuírem um exemplar do Código de Defesa do Consumidor disponível para a consulta de seus clientes. Por isso, sempre que se sentir lesado pode solicitar o documento. Caso não seja fornecido, é cabível multa.

Outras situações que devem ser ressaltadas:

  • Vai viajar por um longo período de tempo? 

Saiba que os serviços de luz e água podem ser suspensos sem custo algum. Além desses, internet e telefone também podem, no entanto, esses possuem restrição de até 120 dias.

  • Já foi a uma lanchonete e foi avisado de que o valor não podia ser pago no cartão? 

Essa é uma prática ilegal. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, se o estabelecimento aceita cartão de crédito, não pode haver valor mínimo para a utilização desse meio de pagamento. 

  • Comprou algo pela internet, desistiu e não conseguiu devolver?

O CDC estabelece que qualquer compra pode ser devolvida sem justificativa em até 7 dias após o recebimento do produto. Portanto, também engloba o comportamento do consumidorno ambiente virtual.

  • Já entrou em um restaurante e viu na comanda que haveria uma multa caso você a perdesse? 

Segundo o CDC, o controle de consumo cabe ao estabelecimento e por isso não pode ser obrigatório o pagamento por essa perda. 

  • Já utilizou um serviço que prometia resultados que não foram alcançados?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é possível contestar e solicitar dados que comprovem que o produto ou serviço realmente traz os benefícios utilizados como forma de marketing de conteúdo para atrair clientes. Estando o fornecedor suscetível a eventuais penas caso não consiga comprovações.

Dica extra para o vendedor/fornecedor!

Hoje, estar capacitado na metodologia World Class Manufacturing (WCM) tem se tornado um pré-requisito para os profissionais da indústria 4.0!

E para te ajudar a alcançar uma posição de destaque, oferecemos para você nossa Formação de Especialistas em World Class Manufacturing.

Nosso pacote contempla 14 cursos, iniciando com conhecimentos básicos para compreensão da abordagem WCM em uma organização, passando pelo aprofundamento dos conceitos dentro de áreas vitais em uma organização, representadas pelos pilares do WCM.

Está esperando o que? Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na capacitação que te tornará capaz de entender e aplicar uma metodologia utilizada por gigantes como Fiat, Whirlpool, Unilever e muitas outras. Torne-se um profissional de alto nível!

Formação Especialista em WCM - Word Class Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Pesquisa De Satisfacao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.