De onde surgiu o termo “Consultoria”?
Como surgiu a Consultoria moderna?
O que é Consultoria?
Tipos de Consultoria
Como escolher o melhor parceiro para Consultoria empresarial?
Quais são as vantagens de se contratar uma Consultoria?
Qual é a hora de contratar uma Consultoria?
Responsabilidades de um consultor
O que não se deve esperar de um consultor?
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Entenda o que é Consultoria, a sua importância e as principais vantagens de adotá-la

Entenda o que é Consultoria, de onde ela surgiu, seus tipos e como o consultor impulsiona o crescimento das empresas ao reduzir custos mesmo nas crises.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é Consultoria, a sua importância e as principais vantagens de adotá-la

A consultoria é um serviço prestado por um especialista em determinado assunto que consiste em oferecer aconselhamento ou assistência prática empresarial, governamental, pessoal ou organizacional.

Além disso, a consultoria é uma solução especializada para qualquer pessoa e a qualquer momento. Seja para investimento e crescimento empresarial, manter a organização ativa no mercado ou até mesmo para deixar a sua própria casa ou vida pessoal em ordem.

Ela ainda é uma excelente maneira de poupar perdas monetárias, guiar os líderes internos do seu negócio para um melhor desempenho e maximizar resultados.

São diversas as vantagens desse tipo de serviço, mas você sabe de onde surgiu o termo “consultoria” e como ele se popularizou no mercado? Continue a leitura do artigo para entender tudo o que precisa saber sobre consultoria e seus principais tipos. Além disso, ganhe acesso exclusivo a um curso gratuito de consultoria e dê os primeiros passos para se tornar um consultor. Nossa jornada consiste nos seguintes tópicos:

  • De onde surgiu o termo “Consultoria”?
  • Como surgiu a Consultoria moderna?
  • O que é Consultoria?
  • Tipos de Consultoria;
  • Como escolher o melhor parceiro para Consultoria empresarial?
  • Quais são as vantagens de se contratar uma Consultoria?
  • Qual é a hora de contratar uma Consultoria?
  • Responsabilidades do consultor;
  • O que não se deve esperar de um consultor?

Ficou interessado? Então vamos lá!

De onde surgiu o termo “Consultoria”? 

termo consultoria


Provinda do latim, a consultoria vem da palavra “Consultare”, ou seja, “receber um conselho de”. Ela também está relacionada a “Consulere” ou, em tradução livre, “aceitar um conselho”, sendo o conjunto dos termos “COM”, “junto” e SULERE, “reunir”.

Esse primeiro termo se originou da antiga Grécia, com os sacerdotes dos Oráculos de Delfos. Nessa época, esses sacerdotes eram os consultores da sociedade, pois sempre eram procurados em busca de conhecimento e para solucionar questões incompreendidas.

Mas e hoje? Nosso próximo tópico irá tratar sobre como a consultoria foi adaptada a nossa realidade com o passar do tempo. Segue com a gente.

Como surgiu a Consultoria moderna?

Já demos um pequeno indício da função de um consultor, então fica mais fácil você imaginar quando esse termo ganhou força novamente, certo? Sendo o consultor um solucionador de problemas, não existe cenário melhor para ele do que uma crise.

E foi justamente na crise de 1929 que esse termo voltou à tona. Com a necessidade de reorganização, o mercado precisou buscar profissionais especialistas em solucionar problemas e alavancar resultados!

Logo depois houve a expansão no pós-guerra (década de 40 e 50 nos EUA e Europa Ocidental) e, consequentemente, precisou-se ter foco em soluções práticas embasadas por fundamentos técnicos e científicos.

Todos esses eventos fizeram com que na década de 90 esse conceito se popularizasse no mundo todo. Isso nos leva ao nosso próximo tópico.

O que é Consultoria?

Consultoria é uma atividade que consiste em diagnosticar problemas e resolvê-los, o serviço de consultoria pode ser oferecido tanto por um profissional expert na área em que a consultoria precisa ser realizada, quanto por uma empresa de algum setor específico.

Entenda mais sobre o assunto com o vídeo abaixo.

Separamos alguns tópicos para auxiliar você a entender melhor o que é consultoria. Confira:

Diagnosticar problemas

Um consultor é especialista em diagnosticar problemas. Nem sempre o problema vai ser o que o cliente acha, porque muitas vezes o que ele acredita ser um empecilho é, na verdade, apenas um sintoma.

Cabe ao consultor saber identificar de forma precisa os erros e defeitos para que toda a análise posterior seja feita em cima da causa raiz. Muita atenção nisso, pois se esse estudo não for feito com cautela, você pode quebrar a cabeça em cima de questões que não vão gerar resultado!

Propor soluções

Esse é um momento chave na consultoria! Em cima dos problemas diagnosticados, o consultor deve propor soluções, estipular cronogramase decidir o que será tratado como prioridade.

O consultor deve também ter a malícia de priorizar os problemas que causam mais impacto no resultado final da empresa, porém sem deixar que outras causas fiquem sem soluções propostas.

 Implementar o projeto

Nessa fase a ideia é simples. Em cima das soluções propostas, caso o cliente concorde, o projeto será implementado. É a fase final da consultoria, onde será feito a execução de tudo que foi analisado e proposto previamente.

Como ser um consultor e construir uma carreira de sucesso?

Você deseja construir a sua carreira e se tornar um profissional de sucesso, mas tem medo do mercado de consultoria no Brasil?

Segundo uma pesquisa do Laboratório de Consultoria, entidade ligada à Associação Brasileira de Consultores, 78,5% das empresas pretendem contratar algum tipo de consultoria.

Pensando nisso, a Voitto criou o curso Fundamentos Essenciais para Consultores, que pode ser adquirido de forma 100% gratuita com o cupom BLOG100!

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Tipos de Consultoria

Existem muitos tipos de consultoria que abrangem vários focos de melhoria e resolução de problemas. Vamos citar aqui as principais, porém lembre-se que existe um vasto leque de opções.

Consultoria em Tecnologia

Para uma empresa ter presença on-line, é necessário plataformas que os clientes possam acessar o produto ou serviço e a construção desses aparatos está justamente nos serviços de TI.

Aqui temos algumas das muitas funções que um consultor pode realizar ou orientar para uma melhor estratégia:

  • desenvolvimento de sistemas;
  • estrutura de hardware;
  •  serviços de preparação de infraestrutura;
  • segurança da informação.

Consultoria em Logística

A consultoria logística parte para os processos de organização e gestão de estoque, pedidos, armazenamento e até o método de transportar mercadorias, tanto internamente quanto para entrega.

Esse processo pode englobar também a área exterior em caso de exportação e importação de uma empresa. Obter um funcionário com CLT nesse domínio é extremamente caro, por isso, muitos optam por consultores para realizar os documentos e trâmites de um despacho.

Consultoria em Recursos Humanos (RH)

A consultoria em RH auxilia as empresas nas melhorias em treinamentos e contratações de novos talentos. Além disso, também dá suporte na implantação de novas tecnologias de gestão e na busca de meios para aumentar a satisfação dos colaboradores.

Como no estabelecimento de planos de carreira, dinâmicas e métodos de aproximação entre empresa e colaboradores, principalmente quando trabalho remoto é cada vez mais presente.

Consultoria de Gestão Empresarial

Esta consultoria tem foco em analisar os problemas e propor melhorias nas áreas que mais necessitam. Dessa forma, a consultoria pode trabalhar em logística, jurídica e qualquer área que precise ser melhorada para alcançar melhores resultados.

Aqui, realizar um método acompanhado de ferramentas de gestão é essencial! Pode-se utilizar, por exemplo, o MS project, SWOT ou sistema ERP.

Consultoria em Finanças

A consultoria em finanças tem como objetivo analisar os processos financeiros e traçar estratégias para o crescimento da organização, observando as melhorias que podem ser feitas nos setores para redução de custos e os melhores investimentos para o setor.

Por ser um pilar muito importante, é muito usado e bem requisitado, podendo atuar na análise de investimentos, custos, receitas, despesas, além de bases como a precificação de um serviço ou produto.

Consultoria em Marketing

Esta consultoria tem foco em aperfeiçoar o relacionamento da empresa com o mercado. Busca analisar formas mais assertivas de construir canais de comunicação mais efetivos que favoreçam o relacionamento com os clientes e o aumento das vendas.

Como essa área é grande, existem diversos tipos de consultorias aplicáveis, como branding, definição de persona, funil de vendas e muito mais.

Como escolher o melhor parceiro para Consultoria empresarial?

Agora que você já entendeu o que é a consultoria e os principais tipos, chegou o momento de aprender a escolher o melhor para solucionar a sua dor.

Para facilitar o seu aprendizado, separamos e listamos algumas dicas fundamentais para contratar um consultor eficiente. Confira:

  • Busque por um serviço de consultoria que se assemelha com os valores da sua organização;
  • Evite o critério de intimidade: é muito comum darmos preferência a um profissional por ele ser amigo ou um familiar. Contudo, o principal em uma consultoria é escolher alguém que agregue soluções e ofereça resultados;
  • Sempre procure conhecer os cases de sucesso do consultor;
  • Procure um consultor com experiência comprovada, sincero e objetivo;
  • Suspeite de consultores que oferecem serviços muito baratos ou soluções miraculosas.

Quais são as vantagens de se contratar uma Consultoria?

Agora que você viu as etapas de uma consultoria, fica o questionamento: qual o objetivo final e o mais importante?

Objetivo da consultoria

Agora tenho certeza que suas dúvidas foram sanadas! A consultoria é toda voltada para alavancar resultados. E isso é meio óbvio, não é? Ninguém quer contratar um profissional e não conseguir ver um retorno.

Nenhuma empresa investe em um funcionário para que ele fique parado, ou não faça o trabalho direito, gerando mais custos do que lucro.

Um consultor de alta performance vai sempre entregar um projeto que impulsione as finanças da empresa, gerando satisfação naqueles que o escolheram.

Quanto cobrar por uma Consultoria?

Cada profissional pode ter um método diferente, mas existem 3 fatores que devem ser considerados:

  • Custos, se presencial, o uso de transportes, se on-line, o uso de internet, luz, etc;
  • Valor pela hora: coloque seu lucro de acordo com seu conhecimento e experiência no mercado;
  • Adequação à concorrência: observe a concorrência no seu ramo de atuação para não ultrapassar demais nem estar muito abaixo.

Definir quanto cobrar por uma consultoria requer cuidados, assim como muitas empresas fazem quando querem lançar um produto!

Equilíbrio é a palavra-chave, não é mesmo? Então elabore bem essa parte, pois se muito acima da competição, perderá clientes e caso seja muito barato, perderá credibilidade.

Qual é a hora de contratar uma Consultoria?

Já adiantamos que não é aconselhável buscar por esse serviço apenas quando a sua empresa passa por situações difíceis e precisa contar com o auxílio de um profissional especializado.

A hora certa de contratar uma consultoria é quando você deseja melhorar os resultados da sua empresa, alcançar melhores posições no mercado, buscar por soluções práticas ou acelerar algum aspecto da sua carreira profissional.

É por isso que a consultoria funciona de forma mais eficiente se contratada de forma proativa, ou seja, com o intuito de se esquivar previamente dos problemas e minimizá-los mais facilmente.

O grande equívoco das organizações é buscar pelos serviços de um consultor de maneira reativa, o que significa deixar os problemas surgirem e se acumularem para só então buscar soluções.

Responsabilidades de um consultor

Certamente ser umconsultoré uma posição de destaque. Você é a voz de comando, é quem vai planejar e alavancar os resultados de toda uma organização! Mas, sempre há um porém.

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.”

(Tio Ben)

Com certeza você já ouviu essa frase clássica! Ela foi dita pelo tio do Peter Parker, Ben Parker, quando ele ganhou poderes e se tornou o Homem Aranha.

Na consultoria podemos fazer uma analogia com esse pensamento. Quanto mais poderes você ganha, maior sua responsabilidade. Você vai ser responsável por mexer em áreas críticas para o crescimento da empresa e por isso deve estar muito bem preparado para tal função!

O que não se deve esperar de um consultor?

Chegamos ao nosso último tópico e até aqui você entendeu que a responsabilidade de um consultor é solucionar problemas gerenciais ou técnicos e oferecer soluções práticas para orientar o cliente.

Nesse sentido, não se deve esperar que o consultor execute algumas atividades, ou seja, coloque a mão na massa para resolver o problema pessoalmente.

Falando nisso, grande parte das consultorias são negociadas em um formato conhecido como “pacote de horas”, então também não aguarde que o consultor cumpra uma jornada de trabalho maior que o acordado.

Para que o serviço de consultoria seja excelente, a nossa dica é que o contratante realize um alinhamento inicial com o consultor para entender mais sobre o serviço, como ele será oferecido e por quanto tempo.

Acelere a sua carreira como consultor com o nosso Ciclo de Mentoria! 

Saiba como e qual é a melhor estratégia de posicionamento para sua marca! Fique à frente dos seus concorrentes e ganhe liderança e um lugar de destaque entre os consumidores! Afinal, saber se posicionar te permite ser diferente dos concorrentes de maneira a projetar seus produtos/serviços e a sua marca!
Aprenda com esse Ciclo de Mentoria: Posicionamento de Mercado da Consultoria a elevar os seus negócios a outro patamar e não ficar de fora dos melhores insights de Thiago Coutinho e os melhores convidados!

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Consultoria #2: Posicionamento de Mercado

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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