A consultoria é um serviço prestado por um especialista em determinado assunto que consiste em oferecer aconselhamento ou assistência prática empresarial, governamental, pessoal ou organizacional.
Além disso, a consultoria é uma solução especializada para qualquer pessoa e a qualquer momento. Seja para investimento e crescimento empresarial, manter a organização ativa no mercado ou até mesmo para deixar a sua própria casa ou vida pessoal em ordem.
Ela ainda é uma excelente maneira de poupar perdas monetárias, guiar os líderes internos do seu negócio para um melhor desempenho e maximizar resultados.
São diversas as vantagens desse tipo de serviço, mas você sabe de onde surgiu o termo “consultoria” e como ele se popularizou no mercado? Continue a leitura do artigo para entender tudo o que precisa saber sobre consultoria e seus principais tipos. Além disso, ganhe acesso exclusivo a um curso gratuito de consultoria e dê os primeiros passos para se tornar um consultor. Nossa jornada consiste nos seguintes tópicos:
Ficou interessado? Então vamos lá!
Provinda do latim, a consultoria vem da palavra “Consultare”, ou seja, “receber um conselho de”. Ela também está relacionada a “Consulere” ou, em tradução livre, “aceitar um conselho”, sendo o conjunto dos termos “COM”, “junto” e SULERE, “reunir”.
Esse primeiro termo se originou da antiga Grécia, com os sacerdotes dos Oráculos de Delfos. Nessa época, esses sacerdotes eram os consultores da sociedade, pois sempre eram procurados em busca de conhecimento e para solucionar questões incompreendidas.
Mas e hoje? Nosso próximo tópico irá tratar sobre como a consultoria foi adaptada a nossa realidade com o passar do tempo. Segue com a gente.
Já demos um pequeno indício da função de um consultor, então fica mais fácil você imaginar quando esse termo ganhou força novamente, certo? Sendo o consultor um solucionador de problemas, não existe cenário melhor para ele do que uma crise.
E foi justamente na crise de 1929 que esse termo voltou à tona. Com a necessidade de reorganização, o mercado precisou buscar profissionais especialistas em solucionar problemas e alavancar resultados!
Logo depois houve a expansão no pós-guerra (década de 40 e 50 nos EUA e Europa Ocidental) e, consequentemente, precisou-se ter foco em soluções práticas embasadas por fundamentos técnicos e científicos.
Todos esses eventos fizeram com que na década de 90 esse conceito se popularizasse no mundo todo. Isso nos leva ao nosso próximo tópico.
Consultoria é uma atividade que consiste em diagnosticar problemas e resolvê-los, o serviço de consultoria pode ser oferecido tanto por um profissional expert na área em que a consultoria precisa ser realizada, quanto por uma empresa de algum setor específico.
Entenda mais sobre o assunto com o vídeo abaixo.
Separamos alguns tópicos para auxiliar você a entender melhor o que é consultoria. Confira:
Um consultor é especialista em diagnosticar problemas. Nem sempre o problema vai ser o que o cliente acha, porque muitas vezes o que ele acredita ser um empecilho é, na verdade, apenas um sintoma.
Cabe ao consultor saber identificar de forma precisa os erros e defeitos para que toda a análise posterior seja feita em cima da causa raiz. Muita atenção nisso, pois se esse estudo não for feito com cautela, você pode quebrar a cabeça em cima de questões que não vão gerar resultado!
Esse é um momento chave na consultoria! Em cima dos problemas diagnosticados, o consultor deve propor soluções, estipular cronogramase decidir o que será tratado como prioridade.
O consultor deve também ter a malícia de priorizar os problemas que causam mais impacto no resultado final da empresa, porém sem deixar que outras causas fiquem sem soluções propostas.
Nessa fase a ideia é simples. Em cima das soluções propostas, caso o cliente concorde, o projeto será implementado. É a fase final da consultoria, onde será feito a execução de tudo que foi analisado e proposto previamente.
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Segundo uma pesquisa do Laboratório de Consultoria, entidade ligada à Associação Brasileira de Consultores, 78,5% das empresas pretendem contratar algum tipo de consultoria.
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Existem muitos tipos de consultoria que abrangem vários focos de melhoria e resolução de problemas. Vamos citar aqui as principais, porém lembre-se que existe um vasto leque de opções.
Para uma empresa ter presença on-line, é necessário plataformas que os clientes possam acessar o produto ou serviço e a construção desses aparatos está justamente nos serviços de TI.
Aqui temos algumas das muitas funções que um consultor pode realizar ou orientar para uma melhor estratégia:
A consultoria logística parte para os processos de organização e gestão de estoque, pedidos, armazenamento e até o método de transportar mercadorias, tanto internamente quanto para entrega.
Esse processo pode englobar também a área exterior em caso de exportação e importação de uma empresa. Obter um funcionário com CLT nesse domínio é extremamente caro, por isso, muitos optam por consultores para realizar os documentos e trâmites de um despacho.
A consultoria em RH auxilia as empresas nas melhorias em treinamentos e contratações de novos talentos. Além disso, também dá suporte na implantação de novas tecnologias de gestão e na busca de meios para aumentar a satisfação dos colaboradores.
Como no estabelecimento de planos de carreira, dinâmicas e métodos de aproximação entre empresa e colaboradores, principalmente quando trabalho remoto é cada vez mais presente.
Esta consultoria tem foco em analisar os problemas e propor melhorias nas áreas que mais necessitam. Dessa forma, a consultoria pode trabalhar em logística, jurídica e qualquer área que precise ser melhorada para alcançar melhores resultados.
Aqui, realizar um método acompanhado de ferramentas de gestão é essencial! Pode-se utilizar, por exemplo, o MS project, SWOT ou sistema ERP.
A consultoria em finanças tem como objetivo analisar os processos financeiros e traçar estratégias para o crescimento da organização, observando as melhorias que podem ser feitas nos setores para redução de custos e os melhores investimentos para o setor.
Por ser um pilar muito importante, é muito usado e bem requisitado, podendo atuar na análise de investimentos, custos, receitas, despesas, além de bases como a precificação de um serviço ou produto.
Esta consultoria tem foco em aperfeiçoar o relacionamento da empresa com o mercado. Busca analisar formas mais assertivas de construir canais de comunicação mais efetivos que favoreçam o relacionamento com os clientes e o aumento das vendas.
Como essa área é grande, existem diversos tipos de consultorias aplicáveis, como branding, definição de persona, funil de vendas e muito mais.
Agora que você já entendeu o que é a consultoria e os principais tipos, chegou o momento de aprender a escolher o melhor para solucionar a sua dor.
Para facilitar o seu aprendizado, separamos e listamos algumas dicas fundamentais para contratar um consultor eficiente. Confira:
Agora que você viu as etapas de uma consultoria, fica o questionamento: qual o objetivo final e o mais importante?
Agora tenho certeza que suas dúvidas foram sanadas! A consultoria é toda voltada para alavancar resultados. E isso é meio óbvio, não é? Ninguém quer contratar um profissional e não conseguir ver um retorno.
Nenhuma empresa investe em um funcionário para que ele fique parado, ou não faça o trabalho direito, gerando mais custos do que lucro.
Um consultor de alta performance vai sempre entregar um projeto que impulsione as finanças da empresa, gerando satisfação naqueles que o escolheram.
Cada profissional pode ter um método diferente, mas existem 3 fatores que devem ser considerados:
Definir quanto cobrar por uma consultoria requer cuidados, assim como muitas empresas fazem quando querem lançar um produto!
Equilíbrio é a palavra-chave, não é mesmo? Então elabore bem essa parte, pois se muito acima da competição, perderá clientes e caso seja muito barato, perderá credibilidade.
Já adiantamos que não é aconselhável buscar por esse serviço apenas quando a sua empresa passa por situações difíceis e precisa contar com o auxílio de um profissional especializado.
A hora certa de contratar uma consultoria é quando você deseja melhorar os resultados da sua empresa, alcançar melhores posições no mercado, buscar por soluções práticas ou acelerar algum aspecto da sua carreira profissional.
É por isso que a consultoria funciona de forma mais eficiente se contratada de forma proativa, ou seja, com o intuito de se esquivar previamente dos problemas e minimizá-los mais facilmente.
O grande equívoco das organizações é buscar pelos serviços de um consultor de maneira reativa, o que significa deixar os problemas surgirem e se acumularem para só então buscar soluções.
Certamente ser umconsultoré uma posição de destaque. Você é a voz de comando, é quem vai planejar e alavancar os resultados de toda uma organização! Mas, sempre há um porém.
“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.”
(Tio Ben)
Com certeza você já ouviu essa frase clássica! Ela foi dita pelo tio do Peter Parker, Ben Parker, quando ele ganhou poderes e se tornou o Homem Aranha.
Na consultoria podemos fazer uma analogia com esse pensamento. Quanto mais poderes você ganha, maior sua responsabilidade. Você vai ser responsável por mexer em áreas críticas para o crescimento da empresa e por isso deve estar muito bem preparado para tal função!
Chegamos ao nosso último tópico e até aqui você entendeu que a responsabilidade de um consultor é solucionar problemas gerenciais ou técnicos e oferecer soluções práticas para orientar o cliente.
Nesse sentido, não se deve esperar que o consultor execute algumas atividades, ou seja, coloque a mão na massa para resolver o problema pessoalmente.
Falando nisso, grande parte das consultorias são negociadas em um formato conhecido como “pacote de horas”, então também não aguarde que o consultor cumpra uma jornada de trabalho maior que o acordado.
Para que o serviço de consultoria seja excelente, a nossa dica é que o contratante realize um alinhamento inicial com o consultor para entender mais sobre o serviço, como ele será oferecido e por quanto tempo.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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