O que é globalização?
Quais as características da globalização?
Totalmente seu!
Quais foram as fases da globalização?
Quais são os impactos da globalização no mundo atual?
Gostou desse conteúdo? Então venha desenvolver suas habilidades com a Voitto!

Aprenda o que é a globalização e quais são seus impactos para o mundo

Saiba neste artigo o que é globalização, quais são as suas fases e seus impactos na industrialização, nos meios de comunicação e no mundo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é a globalização e quais são seus impactos para o mundo

Você sabia que grande parte da evolução tecnológica que conhecemos hoje está ligada com a Globalização? Existem pessoas que até mesmo defendem a tese de que o bitcoin, com a revolução das criptomoedas, é o primeiro passo para uma moeda global como forma de globalização.

Apesar da globalização ser um termo recente, ela existe há bastante tempo. Deseja aprender mais sobre este termo? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é globalização?
  • Quais as características da globalização?
  • Quais foram as fases da globalização?
  • Quais são os impactos da globalização no mundo atual?

Vamos à leitura?

O que é globalização?

A globalização é um conceito que surgiu na década de 1980 que busca descrever o processo de aumento da integração política, econômica e cultural entre os países de todo o mundo.

O avanço nos sistemas de comunicação e transporte tiveram grande influência para o aumento desta integração. Muitos autores utilizam o termo mundialização para a globalização, por se tratar de um fenômeno com um caráter mundial.

Embora o termo globalização seja relativamente recente, vale ressaltar que o fenômeno por trás dele já acontece há muito tempo. Grande parte dos cientistas sociais consideram que o mundo globalizado começou entre o final do século XV e começo do século XVI, época em que os europeus começaram a atividade de expansão colonial marítima.

Desta forma, podemos concluir que na verdade a globalização é um processo que está constantemente se expandindo e não se trata de um acontecimento repentino.

Em geral, a globalização possui algumas características que podemos observar no mundo, porém, que talvez você não saiba que elas estejam ligadas a este conceito. Vamos conferir quais são essas características no tópico a seguir?

Quais as características da globalização?

Entre as características da globalização estão:

Empresas multinacionais e transnacionais e o grande uso da tecnologia

Com grande parte dos mercados internos saturados, diversas empresas multinacionais e transnacionais possuem filiais em vários países do mundo, buscando conquistar novos consumidores e mercados.

A grande concorrência obrigou com que as empresas passassem a utilizar cada vez mais da tecnologia (o que acarretou na transformação digital) para diminuir os custos, aumentar a produção e estabelecer contatos comerciais e financeiros de maneira eficiente e rápida.

Isso só foi possível devido a utilização de novas formas de comunicação digital, como é o caso da internet, satélites, etc.

Criação de blocos econômicos

A globalização fez com que muitos países se juntassem para a criação de blocos econômicos. Os blocos econômicos têm o principal objetivo de aumentar as relações de trocas comerciais entre os países membros.

Neste cenário, podemos observar o surgimento da União Europeia, Mercosul, Apec, Pacto Andino, NAFTA e Comecon.

Os países que fazem parte dos blocos econômicos conseguem se fortalecer mais nas relações comerciais internacionais.

Aculturação

A grande aproximação entre os países criada pela globalização gera grande aculturação entre estes países.

A aculturação é um processo de mudanças que ocorrem em uma sociedade devido ao contato com culturas que são diferentes da sua. Consiste em um acontecimento de interação social, que não precisa implicar na sobreposição de uma cultura sobre a outra.

Além disso, a aculturação pode representar a mistura de culturas que acabam se transformando em uma nova cultura.

O Brasil é um grande exemplo de país que experimentou o fenômeno de aculturação, pois foi formado através de diversas culturas, dentre elas: indígenas, africanas  e europeias.

Grande propagação do conhecimento

A globalização também proporcionou a grande propagação de informações e conhecimentos. O avanço da tecnologia possibilitou que qualquer pessoa tenha acesso ao que está acontecendo em todo o mundo.

Além disso, a Internet possibilitou que as pessoas adquirirem informações sobre diversos temas, exatamente como está acontecendo agora. É possível que com alguns cliques você tenha chegado até este artigo e esteja aprendendo mais sobre globalização!

Isso também permitiu que ocorressem diversas mudanças no mercado de trabalho, como é o caso de empresas que trabalham remotamente, etc.

Como observamos, a globalização não foi um movimento que aconteceu repentinamente, este evento passou por diversas fases até chegar ao que conhecemos hoje. Separamos o tópico a seguir para apresentar e explicar quais foram as fases da globalização. Vamos lá?


Mas antes, olha o que trouxemos para você!

Totalmente seu!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Quais foram as fases da globalização?

Ao todo, existiram quatro fases da globalização até chegar ao estágio atual. Vamos conferir cada uma delas agora!

Primeira fase

A primeira fase ocorreu entre o século XV e o século XIX e está ligada ao período das Grandes Navegações, no qual se deu início às atividades de integração econômica internacional. A Primeira Revolução Industrial também faz parte da primeira fase da globalização, devido aos seus avanços no setor produtivo, de transporte, juntamente com a consolidação do capitalismo.

O telégrafo, por exemplo, foi uma grande evolução para o setor de comunicação da época.

Segunda fase

A segunda fase ocorreu a partir da segunda metade do século XIX até o final da Segunda Guerra Mundial. Nesta fase os países da Europa expandiram os seus domínios para África e para a Ásia, também motivados pela busca de matérias-primas mais baratas.

Fase essa, também marcada por avanços tecnológicos no setor de transporte, comunicação e na industrialização e urbanização.

Terceira fase

A terceira fase ocorre a partir do final da Segunda Guerra até o final da Guerra Fria junto com a queda do muro de Berlim em 1989.

A Terceira Revolução Industrial também esteve presente e foi responsável por diversas inovações tecnológicas. Foi nesta época que a presença de empresas multinacionais e transnacionais se espalhou pelo mundo.

Quarta fase

A quarta fase da Globalização iniciou-se na década de 1990 e corresponde ao seu estágio atual. É marcada fortemente pela consolidação dos processos de industrialização nos países emergentes, pela divisão internacional do trabalho e pela Quarta Revolução Industrial.

A tecnologia está mais presente do que em qualquer outra fase. Sendo possível até mesmo ter acesso a bolsa de valores de diferentes países com poucos cliques.

Quais são os impactos da globalização no mundo atual?

Podemos observar diversos impactos da globalização no mundo atual que foram até mesmo apresentados aqui, mas de forma a contextualizar o assunto, confira alguns dos principais:

  • Empresas multinacionais e transnacionais;
  • Influência cultural de outros países;
  • Alcançar e influenciar as massas;
  • Maior produção de bens de consumo e serviço;
  • Surgimento de blocos econômicos;
  • Diminuição das barreiras comerciais.

Gostou desse conteúdo? Então venha desenvolver suas habilidades com a Voitto!

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e sua empresa ainda não se adequou? Não sabe por onde começar?Respire fundo porque a Voitto tem a solução para você!

Esse é o nosso Kit LGPD, um material COMPLETO e GRATUITO. Nele contém um eBook com todas as informações mais relevantes sobre a nova lei e um Checklist com um passo a passo PRÁTICO para você se adequar.

Não perca tempo! Acesse nosso materiale fique por dentro de tudo sobre a LGPD agora!

Guia Completo do LGPD, baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[Teste] Qual seu nível de pensamento crítico?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Qual Seu Nível De Pensamento Crítico?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.