O que é a nanotecnologia?
Como a nanotecnologia surgiu?
Quais os benefícios da nanotecnologia?
Quais são os perigos da nanotecnologia?
Como a nanotecnologia é aplicada nos dias de hoje?
Pronto para aprender mais?

Saiba o que é a nanotecnologia e qual a sua importância

Como a nanotecnologia se tornou tão importante nesses últimos anos? Esse artigo irá te mostrar como ela é necessária e te ajudar a entender sobre esse conceito de maneira geral.

Natalyn Silva
Por: Natalyn Silva
Saiba o que é a  nanotecnologia e qual a sua importância

Você já tinha ouvido falar sobre nanotecnologia antes? Provavelmente deve ter ouvido sobre o termo, mas nunca chegou a pesquisar o assunto de maneira mais profunda, não é mesmo? Por isso estamos aqui para te ajudar a entender esse assunto tão importante.

Antes de nos aprofundarmos, deixamos aqui alguns pontos que você irá ver nesse artigo, sendo eles:

  • O que é a nanotecnologia?
  • Como a nanotecnologia surgiu?
  • Quais os benefícios da nanotecnologia?
  • Quais são os perigos da nanotecnologia?
  • Como a nanotecnologia é aplicada nos dias de hoje?

O que é a nanotecnologia?

A nanotecnologia pode ser considerada como um conjunto de atividades ou mecanismos que ocorrem em uma escala extremamente pequena, mas que tenham implicações no mundo real. Mas o que seriam esses mecanismos? Eles estão além da percepção dos olhos humanos e operam em uma escala chamada nanométrica.

Um dos princípios da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. Seu objetivo é elaborar estruturas estáveis e melhores do que se estivessem em sua forma "normal".

Se você está lendo esse artigo e quer aprender mais sobre outra tecnologia, deixamos aqui um Ebook gratuito sobre Ciência de dados, um campo de estudo multidisciplinar que engloba dados, algoritmos e tecnologias capazes de extrair valor de dados estruturados. Com ele, você sem dúvidas, irá se destacar no mercado de trabalho!

Como a nanotecnologia surgiu?

No ano de 1959 foi a primeira vez que o físico americano Richard Feynman falou sobre nanotecnologia onde comentou brevemente sobre o conceito desta tecnologia. Ele ressaltou a respeito do poder, da possibilidade na manipulação dos átomos e moléculas, o que resultaria em componentes tão pequenos que não seria possível visualizar a olho nu.

Alguns anos depois, os cientistas Gerd Bering e Heinrich Roher criaram um microscópio de tunelamento com o objetivo de incentivar a nanotecnologia. Na época que isso aconteceu, o microscópio criado era avançado, porque dispensava a utilização de luz e funcionava também pelo efeito de túnel, que permitia a visualização de átomos e moléculas individuais.

Além disso, as pesquisas sobre nanotecnologia tiveram um grande aumento, até mesmo no Brasil. Você sabia que os componentes eletrônicos, principalmente os processadores, são os que mais utilizam a tecnologia? Já é possível encontrar no mercado, processadores de 45 nanômetros, que possuem a alta tecnologia, para trabalhar em alta velocidade.

Laboratório nanotecnologia


BlockChain é um assunto em alta e uma área extremamente promissora no mercado profissional. Mas você tem conhecimento sobre o assunto? Quer dar os primeiros passos?

Então essa é a sua chance!

No nosso Ebook Guia de Carreiras em BlockChain, você aprenderá sobre a tecnologia BlockChain, iniciando nos conceitos mais básicos e indo até as certificações para destacar sua carreira. Está esperando o que?

Clique no botão abaixo e baixe gratuitamente!

Baixe agora o guia carreiras em Blockchain

Quais os benefícios da nanotecnologia?

A nanotecnologia está presente nosso dia a dia, como nos protetores solares, em calçados esportivos, telefones celulares, tecidos, cosméticos, automóveis e medicamentos, entre outros, também é muito ativa em diversos setores, tais como: energia, agropecuária, tratamento e remediação da água, cerâmica e revestimentos, materiais compostos, plásticos e polímeros, etc.

Suas nanopartículas também podem ser usadas para catalisar reações químicas, reduzindo a quantidade de catalisadores usada para produzir as reações químicas necessárias na indústria. Isso economiza dinheiro e ainda reduz a quantidade de poluentes lançada na atmosfera.

Quais são os perigos da nanotecnologia?

Você sabia que ela pode ser prejudicial ao meio ambiente? Os nanomateriais ou materiais em nanoescala, são uma grande promessa para a medicina, a eletrônica, o tratamento de água e uma variedade de outros campos.

Contudo, quando materiais sintéticos são projetados sem informações críticas sobre seus impactos ambientais desde o início do processo, seus efeitos a longo prazo podem prejudicar esses avanços ou fazer com que o que se acreditava serem avanços se tornem problemas.

A nanotecnologia também pode ser tóxica em certas situações, por existir faltas de informações para considerar os impactos causados no meio ambiente, pode significar que as consequências não intencionais acabam passando despercebidas.

No entanto, existe um problema na aplicação total da nanotecnologia em produtos de uso diário. Alimentos, roupas e cosméticos podem conter nanomateriais sem o conhecimento do público, o que pode causar um problema para as grandes empresas que aplicam essa tecnologia.

Natureza e tecnologia

Como a nanotecnologia é aplicada nos dias de hoje?

Atualmente, a nanotecnologia engloba diversas áreas de pesquisa, dos mais variados setores da indústria e das áreas estratégicas. Seu desenvolvimento no Brasil é de extrema importância, podendo levar em consideração que a indústria brasileira compete diretamente com Portugal, em busca de novos produtos e uma melhor economia.

Essa competição irá se tornar bem sucedida quando surgir produtos e processos inovadores, que se comparem ou superem os produtos oferecidos pelas indústrias internacionais.

Pronto para aprender mais?

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Natalyn Silva

Natalyn Silva

Graduanda em Engenharia Ambiental, pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Consultora na empresa UNIFEI jr, de projetos e consultoria e também participa como assessora social no Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental – CAEA. Atuou também como estagiaria na parte de Tecnologia da Informação, em 2019, também na Universidade Federal de Itajubá. Atualmente, estagiaria de Otimizações do blog no Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.