O que é nicho de mercado?
Os tipos de nicho de mercado
Os benefícios de definir o seu nicho de mercado
Perguntas para definir o nicho de mercado
Quero aprender mais!

Você sabe as características do seu público-alvo? Use o nicho de mercado para descobrir!

Entenda como o nicho de mercado pode ser uma estratégia para mostrar ao seu público-alvo os diferenciais da sua empresa e como determiná-lo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe as características do seu público-alvo? Use o nicho de mercado para descobrir!

Você já ouviu falar no modelo de carro Ford T que viralizou no início do século passado? Ele era um automóvel padrão, sua única cor era preto e não existiam acessórios adicionais. No entanto, o que era válido na época, hoje em dia não é mais suficiente e por isso descobrir o seu nicho de mercado é fundamental.

Vamos pensar no mercado de veículos familiares. No passado, não era muito importante os quesitos como: ar condicionado, diferenciação nos modelos de bancos, quantidade de lugares. Mas atualmente, isso faz total diferença!

Mulheres com filhos pequenos, por exemplo, demandam carros com porta malas grandes. Enquanto pessoas solteiras podem preferir veículos de apenas dois lugares. Pensando nessa diferença de consumo, a empresa precisa entender seu nicho de mercado para focar no que é mais importante: a satisfação do cliente.

Para você saber mais sobre esse assunto, preparamos os seguintes tópicos:

●     O que é nicho de mercado?

●     Os tipos de nicho de mercado;

●     Os benefícios de definir o seu nicho de mercado;

●     Perguntas para definir o nicho de mercado.

O que é nicho de mercado?

De forma bem simples, o nicho de mercado é uma estratégia de segmentação. Isso significa que apesar de ter um público-alvo amplo, a empresa foca a sua atuação para parte dos potenciais clientes. Sendo assim, algumas de suas necessidades específicas passam a ser atendidas de forma diferenciada.

Vamos colocar toda essa contextualização em um exemplo prático. O mercado de seguros é muito amplo e competitivo. Afinal, ele pode englobar pacotes voltados para automóveis, residência, vida, entre outros.

Além disso, a seguradora ainda tem diferentes formas de cobertura. Nesse cenário, o produto ou serviço disponibilizado para os clientes passa a ser genérico, as ações de publicidade também, assim como o foco da estruturação do processo de vendas.

Dessa forma, atuar com uma segmentação de mercado pode ser a solução para um mercado mais assertivo. Por exemplo: a venda de seguros residenciais para pessoas que acabaram de ter filhos.

Com o nicho de mercado mais direcionado, as propagandas podem usar gatilhos que fazem esse público ficar mais sensibilizado e os planos podem ter quesitos personalizados para necessidades específicas.

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Agora você já sabe o que é nicho de mercado, mas para entender mais a fundo como esse conceito pode ser aplicado na sua empresa, é fundamental saber quais são os tipos de segmentação.

Os tipos de nicho de mercado

Para definir um nicho de mercado alguns critérios são essenciais. Afinal, eles podem nortear a análise do público-alvo, fazendo com que seja mais fácil identificar oportunidades pouco exploradas.

Sendo assim, grandes autores identificaram quatro tipos principais de formas de encontrar um nicho de mercado. Elas são complementares e podem ser utilizadas de forma isolada ou conjunta.

Então, veja quais são os tipos de nicho de mercado a seguir.

Segmentação geográfica

O primeiro meio de encontrar o seu nicho de mercado é através da segmentação geográfica. Por meio dela, a empresa irá traçar estratégias levando em consideração quesitos de localização, como país, estado e cidade.

Definido esses pontos, a organização também deve fazer análises como os traços culturais da região de atuação e as suas necessidades específicas, além de entender de forma mais profunda quais são os concorrentes e os diferenciais que eles oferecem.

Confira alguns exemplos de segmentação geográfica:

●     Mercado de comida saudável: atuação com academias da zona sul do Rio de Janeiro;

●     Mercado de peças de roupa feminina: venda de roupas de banho no litoral paulista.

Segmentação demográfica

Outra forma de nicho de mercado é a segmentação demográfica. Ela se baseia em características como:

●     Gênero;

●     Idade;

●     Crença religiosa;

●     Renda familiar;

●     Grau de instrução.

Essas características são essenciais para a definição da persona do negócio. Isso se deve ao fato de que são quesitos que influenciam em todos os hábitos de consumo das pessoas.

Dessa maneira, a segmentação demográfica faz com que o nicho de mercado seja melhor estruturado, trabalhando bem o funil de vendas com ações voltadas para as pessoas com as características mapeadas.

Agora veja alguns exemplos de nicho de mercado com segmentação demográfica:

● Aplicativos de transporte: com serviços exclusivos para mulheres;

● Salão e cabeleireiros: com foco em corte de cabelo para crianças;

● Plataforma de vendas online: produtos exclusivos para jovens.

Segmentação psicográfica

A terceira forma de encontrar o nicho de mercado é através da segmentação psicográfica. Afinal, além das características mais objetivas que são demográficas, é necessário identificar fatores que envolvam personalidade, estilo de vida, valores dos clientes, entre outros quesitos.

Atualmente, as pessoas possuem bandeiras que influenciam todas as decisões dos consumidores. Por exemplo, as pessoas veganas que não consomem produtos de higiene testados em animais.

Veja exemplos de nicho de mercado com segmentação psicográfica:

●     Lojas de doces: produtos sem lactose;

●     Marca de roupas: foco em estampas para pessoas que gostam de desenhos.

Segmentação comportamental

Por fim, temos a segmentação comportamental. Essa tem como foco os hábitos de consumo e comportamentos de compra. Ou seja, entender quais são os benefícios que o nicho de mercado busca.

Para ilustrar ainda mais a segmentação comportamental, confira alguns exemplos:

● Produtos de higiene bucal: voltados para pessoas com sensibilidade;

● Marca de roupas esportivas: foco em jogadores de tênis;

● Produtos de beleza: venda por redes sociais para pessoas que seguem influenciadores digitais .

Agora que você já entendeu todo o conceito e a estrutura do nicho de mercado, é a hora de saber os benefícios de definir qual é o seu. Veja no próximo tópico.

Os benefícios de definir o seu nicho de mercado

O nicho de mercado realmente é uma forma de atacar melhor as necessidades dos clientes. Afinal, quanto mais focadas forem as ações mais personalizadas serão as soluções ofertadas.

Além disso, é possível elencar outros benefícios de definir o seu nicho de mercado, como por exemplo:

●     Diminuir a concorrência;

●     Qualificar o público-alvo e aumentar a assertividade;

●     Foco em satisfazer necessidades com personalização;

●     Desenvolvimento de soluções mais completas;

●     Direcionamento para campanhas de marketing e processo de vendas.

Depois de ver todos esses benefícios, é hora de entender como mapear o seu nicho de mercado. Para isso, separamos as 9 perguntas que devem ser respondidas. Confira abaixo.

Perguntas para definir o nicho de mercado

Para segmentar o seu mercado e entender qual o nicho tem mais a ver com o seu modelo de negócio, é fundamental fazer um mapeamento que leve em consideração as forças e fraquezas internas da organização, assim como as oportunidades e ameaças do mercado.

Sendo assim, separamos 9 perguntas para direcionar o seu estudo acerca do nicho de mercado da sua empresa. São elas:

  1. Qual a razão para a escolha desse mercado?
  2. Qual o problema que a minha empresa busca solucionar?
  3. Qual a qualificação da equipe para criar soluções que resolvam esse problema?
  4. Qual o grupo de pessoas que sofre impacto desse problema?
  5. Para elas, qual a consequência da não resolução deste problema?
  6. Para elas, quais benefícios a solução deve oferecer?
  7. O que é oferecido hoje em dia pelos concorrentes?
  8. Quais as tendências e inovações do mercado?
  9. O que eu ofereço como diferencial?

Com essas perguntas você certamente terá uma ideia mais clara de qual nicho de mercado o seu modelo de negócio se encaixa melhor.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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