Medium é uma plataforma online de publicação e compartilhamento de conteúdo, fundada por Evan Williams em 2012. A proposta central do Medium é fornecer um espaço para escritores, jornalistas, blogueiros e especialistas compartilharem ideias e histórias com o público.
Você tem uma história ou um artigo incrível que precisa ser mostrado para o mundo? Talvez o Medium seja o lugar perfeito para isso!
Através de redes sociais, blogs, podcasts e vídeos, a internet se tornou uma ferramenta muito importante e necessária para a propagação da informação. E o Medium tem um papel muito importante nessa propagação de informações, sendo um local livre para qualquer pessoa expor seu conteúdo.
Se você se interessou em saber mais sobre o Medium, preparamos alguns tópicos para falar sobre e auxiliar em seu aprendizado:
Vamos à leitura?
O Medium é uma plataforma onde qualquer pessoa pode escrever, ler e publicar conteúdo.
Não se tem definido ao certo para qual tipo de texto a plataforma é destinada. Dentro dela, é possível encontrar diversos tipos e temas, textos curtos e rápidos de serem lidos, pensamentos e também conteúdos mais extensos e completos.
O medium deixa o escritor ser livre para escrever artigos que são destinados a fazer marketing de conteúdo, redação publicitária, histórias, copywriting, textos relacionados a cultura e cinema, entre outros.
E o melhor de tudo, por ser uma plataforma super intuitiva e fácil de ser usada, não é necessário que o leitor tenha conhecimento técnico sobre programação ou SEO. É preciso apenas que ele saiba escrever, sendo possível também adicionar imagens, vídeos do YouTube e áudios do Spotify ou SoundCloud nos seus textos.
Em geral, a plataforma é destinada para escritores e pessoas que gostam da leitura. Mas caso você seja um escritor iniciante, poderá se aventurar nesta plataforma e quem sabe até monetizar seus textos.
Além disso, a plataforma é gratuita e você pode entrar usando suas contas das redes sociais, sincronizando sua lista de amigos e se conectando com eles.
Antes de irmos aprender sobre como usar a plataforma, é necessário entender que ela utiliza alguns termos diferentes do que a internet está acostumada.
Como por exemplo, dentro do Medium, uma história é o que estamos acostumados a chamar de artigo e o que conhecemos como Blog, no Medium, é chamado de publicação.
Tendo estes termos definidos, vamos ao passo a passo de como usar a plataforma:
Para ter acesso a plataforma, basta você entrar no site e se cadastrar usando alguma conta de rede social, como Twitter, Facebook, Google ou endereço de e-mail.
É muito interessante que você vincule sua conta do Twitter e Facebook após se cadastrar, pois desta forma, o Medium irá extrair seus dados das redes e automaticamente conectar você com as pessoas que usam o Medium e que te seguem no Twitter.
E aqui vai algumas dicas para você aplicar no seu perfil:
Existem diversas maneiras de colocar sua história pela primeira vez dentro do Medium, você pode escrever diretamente na plataforma, colar um texto no qual você já escreveu ou ainda importar de qualquer lugar da internet.
Ao escrever, um rascunho ficará salvo e você poderá publicá-lo quando acabar.
Dentro do Medium é possível incorporar vídeos do Youtube ou Vimeo, imagens, áudios do Spotify ou SoundCloud e também postagens do Twitter e Instagram. Ferramentas de comunicação que podem ser muito interessantes para se fazer Marketing Digital.
Algo muito interessante que é possível fazer durante este processo é compartilhar sua história com seus amigos e pedir a opinião deles antes que ela seja publicada. Basta apenas enviar o link de compartilhamento para eles.
Utilize ao máximo e com criatividade as ferramentas que o Medium oferece, isso fará com que suas histórias tenham um desempenho melhor.
Crie um título e um subtítulo, coloque imagens com alta qualidade, utilize letras capitulares, negrite as palavras para destacá-las e coloque links ao longo do texto.
Seja caprichoso com seu conteúdo, com certeza tudo isso trará mais visibilidade a ele.
Seja um usuário ativo na plataforma! Um maior envolvimento dos autores, gera um maior retorno dos leitores, e existem três maneiras de envolvimento dentro do Medium.
Vamos ver algumas dicas para você se dar bem na plataforma?
Procure seguir pessoas que te seguem e também aquelas que você se identifica com o conteúdo, mesmo que este usuário não seja “popular” na plataforma.
Isso irá te ajudar muito a construir uma rede sólida de usuários.
Participe de conversas na plataforma, busque responder histórias nas quais você gostou, seja ativo na comunidade e faça Network. Isso poderá ser muito benéfico e fazer com que pessoas compartilhem suas histórias, ganhando assim, maior visibilidade.
Instigue seus leitores a responderem suas histórias, desafie seu público a dizer como ele se sentiu ao ler seu texto, lembre-se também de marcar os usuários pelo @. Isso trará muito mais engajamento para sua rede!
Isso fará com que seus seguidores nas redes sociais automaticamente se conectem com você também no Medium.
Além de beneficiar a plataforma, você estará se beneficiando ao compartilhar sua história com seus amigos. Outro ponto importante, é se lembrar de escrever de uma maneira que irá encaixar com seu público.
Procure conhecer muito bem o público para qual você está escrevendo e utilize estratégias de comunicação integradapara atrair pessoas para seu produto ou serviço.
Gostou da plataforma? Continue acompanhando o Blog Voitto para ficar por dentro além de diversas notícias e artigos, plataformas que podem facilitar sua vida e gerar uma grana extra.
Se você está precisando de ideias inovadoras, a metodologia de Brainstorming é perfeita isso! Como o nome já diz, ela consiste em uma chuva de ideias, quanto mais melhor.
Porém, a seleção delas é a parte mais importante do processo, então montamos a Planilha de Brainstorming e seleção de ideias para te auxiliar!
Nesta Planilha, você terá as etapas do Brainstorming mais clara, além de ferramentas para a seleção de ideias, definição de critérios, colaboradores envolvidos, entre outros.
Baixe-a agora mesmo clicando no botão abaixo!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!