O que é Poka Yoke?
Para que serve o Poka Yoke?
Quais são os tipos de Poka Yoke?
Como fazer um Poka Yoke?
Aplicações do Poka Yoke no dia a dia
Benefícios do Poka Yoke
Conheça os Fundamentos do Lean Manufacturing

Você sabe o que é Poka Yoke? Essa técnica do Lean Manufacturing pode ajudar seu negócio!

Os dispositivos Poka Yoke evitam que erros e defeitos aconteçam durante os processos de fabricação. Saiba a importância dessa metodologia para a sua empresa

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que é Poka Yoke? Essa técnica do Lean Manufacturing pode ajudar seu negócio!

Poka Yoke é uma técnica de padronização de trabalho que foi criada no Japão em 1960. O objetivo é corrigir possíveis defeitos e encontrar a origem de problemas comuns para poder evitá-los.

Por muito tempo, ações corretivas foram empregadas no ambiente corporativo como a melhor alternativa para gerenciar uma área e empresa.

Elas não necessitavam de quaisquer investimentos - financeiros e qualitativos - e, apesar de na maioria das vezes trazerem prejuízos, ainda não acarretavam a falência de um negócio.

Entretanto, desde a propagação do Sistema Toyota de Produção, do Lean Manufacturing e do Controle da Qualidade Total (TQC) nos anos 70, a aderência de práticas e de ações preventivas veio sendo cada vez mais adotada para uma empresa manter-se em um mercado continuamente mais competitivo.

Nem preciso salientar que, nos dias atuais, gerenciar uma organização através de ações corretivas deixou de ser adequado, certo? Hoje, atuar de forma preventiva ao surgimento de problemas e oportunidades de melhoria de desempenho é crucial para manter sustentável o crescimento e o progresso de uma organização.

Por isso, nesse artigo você irá aprender:

  • O que é Poka Yoke?
  • Para que serve o Poka Yoke?
  • Quais são os tipos de Poka Yoke?
  • Como fazer um Poka Yoke?
  • Aplicações do Poka Yoke no dia a dia;
  • Benefícios do Poka Yoke.

Acompanhe!

O que é Poka Yoke?

Poka Yoke é uma ferramenta enxuta representada por simples dispositivos e/ou procedimentos que possuem como missão inicial prevenir o surgimento de erros em um processo produtivo através da eliminação de suas causas geradoras.

Quando o ataque à causa do erro ainda não é possível ou conveniente, ao menos a detecção de sua origem é efetuada com o propósito de conter a obtenção de defeitos nos produtos processados.

Exemplo de Poka Yoke


Lembrando que o Poka Yoke é uma ferramenta que tem como base o sistema Lean Manufacturing. Portanto, nada melhor do que se aprofundar nos conceitos desse sistema e aprender aplicar os princípios Lean e identificar desperdícios dentro da sua empresa.

Inicie sua jornada no Lean Manufacturing!

O Lean Manufacturing é responsável por possibilitar a otimização de recursos dentro de uma produção industrial.

Essa metodologia é muito utilizada em diversas empresas de alto padrão, como a Nike e a Intel. Por este motivo, ter os conhecimentos de Lean se tornou algo essencial no mercado profissional.

Pensando em quem deseja entender mais sobre essa metodologia, a Voitto preparou o ebook Lean Manufacturing de A a Z. Esse guia gratuito possui os principais conceitos, dicas de como implementar etapas na sua empresa e muito mais.

Dê os primeiros passos na sua jornada, baixe o ebook clicando no banner:

Ebook Lean Manufacturing de A a Z

Para que serve o Poka Yoke?

O Poka Yoke serve para evitar desperdícios e também retrabalhos. Afinal, a técnica faz parte de uma cultura que deve ser compreendida e aplicada nas organizações: a cultura de prevenção!

A ideia do método é resolver de forma antecipada e sem complicações todas as imperfeições existentes em um processo. Dessa maneira, o trabalho se torna mais fácil e ainda é possível gerar bons resultados.

Cultura de Prevenção: compreenda a sua importância!   

A prevenção de problemas não ocorre do dia pra noite. Ela deve ser estimulada diariamente como um processo cultural em que cada problema manifestado em um processo deve ser encarado como umaoportunidade de melhoria, pela qual através de sua resolução perante o ataque a sua causa raiz, seu regresso seja contido ou eliminado.

Uma cultura de prevenção de problemas é uma das exigências primordiais para o funcionamento do sistema Lean Manufacturing, já que processos autônomos exigem menores intervenções humanas e, consequentemente, uma menor probabilidade de erro operacional. É nesse princípio que o Poka Yoke se baseia!

Erros e Defeitos: qual deles combater?

A relação de causa e efeito é idêntica à relação de erro e defeito, quer ver só?

Um erro indica uma falha no processo que pode gerar, em seguida, um ou mais defeitos no produto, se não for previamente resolvido.

Ou seja, é para combater as causas do erro que Shigeo Shingo, um dos engenheiros da Toyota nos anos 60, desenvolveu a ferramenta que faz parte da produção enxuta Poka Yoke - que significa à prova de erros.

Quais são os tipos de Poka Yoke?

Existem 4 modalidades do método Poka Yoke que são amplamente utilizados em processos de produção para evitar erros, sendo elas:

  • Prevenção
  • Detecção
  • Valor fixo
  • Etapas.

Vamos ver cada uma delas de maneira mais aprofundada?

Poka Yoke de Prevenção

O Poka Yoke de prevenção é a primeira modalidade proposta para aplicação. Seu objetivo é eliminar de vez a causa geradora do erro, que pode estar ligada a inúmeras possibilidades.

Algumas delas são:

  • Falta de treinamento operacional.
  • Excesso de atividades manuais.
  • Alta rotatividade de operários em uma linha de produção.
  • Ambiente de trabalho desorganizado.
  • Condições operacionais inadequadas.

Exemplos de Poka Yoke de prevenção

Os Poka Yokes de prevenção podem ser comparados a um pen drive que possui uma ranhura específica de forma que o encaixe ocorra somente do lado correto.

Ou, você pode pensá-los como um verificador automático de ortografia e gramática de um processador de texto. Também é possível associá-los a moldes de produção destinados ao encaixe de peças exclusivas, e por aí vai.

Poka Yoke de Detecção

O Poka Yoke de detecção conta com duas modalidades propostas para aplicação: a de controle e a de advertência.

Controle: tem como finalidade interromper o processo perante a ocorrência de um erro operacional, obrigando sua resolução imediata por meio do combate a sua causa raiz.

Advertência: possui como objetivo advertir por meio de sinais visuais e/ou auditivos o surgimento do erro, informando aos operários sobre sua origem de modo que uma prévia análise de contenção seja realizada.

Exemplos de Poka Yoke de detecção

Os Poka Yokes de detecção podem ser relacionados a um disjuntor, por exemplo, que tem como função interromper a transmissão de energia perante sobrecargas elétricas.

A uma campainha comercial deixada acima no balcão para assegurar que a entrada de novos clientes seja percebida e até ao indicador de gasolina representado por uma luz vermelha mais intensa no painel do carro quando o tanque entra na reserva.

Poka Yoke de Valor fixo

O Poka Yoke de Valor fixo serve para assegurar que um número específico de movimentos tenha sido feito durante o processo.

Exemplo de Poka Yoke de Valor fixo

Separação de peças para montagem. Dessa forma, se sobram peças na bandeja, significa que alguma montagem foi feita de maneira incorreta.

Dessa maneira, o produto não sai incompleto da fábrica, o que evita reclamações dos clientes.

Poka Yoke de Etapas

O Poka Yoke de Etapas evita falhas na ordem de execução. Ele determina se todos os passos de uma operação estão sendo seguidos na ordem correta. Se não for feito nas etapas certas, não será possível realizar a operação desejada.

Exemplo de Poka Yoke de Etapas

Um exemplo clássico presente na rotina diária de todas as pessoas é sacar dinheiro no caixa eletrônico. Você precisa seguir uma série de etapas como colocar o cartão, retirar o cartão, utilizar a biometria, dentre outras, para só ao final receber o dinheiro, caso siga as etapas corretamente.

Como fazer um Poka Yoke?

Elaborar um Poka Yoke é fundamental para prevenir erros e tornar uma produção enxuta. Então, para te auxiliar nesse processo, vou lhe mostrar as 5 etapas para elaboração de um bom Poka Yoke.

1 - Definição

  • Criar a equipe, sempre incluindo aqueles que trabalham diretamente com o processo;
  • Kaizenblitz é uma atividade de equipe muito efetiva para esse tipo de tarefa;
  • Se o processo exato a ser melhorado ainda não estiver definido, realizar o Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM);
  • Descrever o problema.

2 - Medição

  • Através do mapeamento do processo, identificar a etapa que pode estar originando o defeito;
  • Analisar o problema com ferramentas como o Diagrama de Ishikawa para chegar a sua causa raiz.

3 - Análise

4 - Melhoria

  • Definir o tipo de Poka Yoke a ser utilizado: o de controle é mais indicado, pois elimina a necessidade do fator humano;
  • Realizar sessões de brainstorming em equipe para gerar ideias de dispositivos Poka Yoke ou procedimentos que possam eliminar ou detectar o erro. É preciso lembrar sempre que o Poka Yoke deve ser o mais simples e barato possível;
  • Testar as soluções encontradas, tentando fazer com que falhe e definir a melhor opção.

5 - Controle

  • Implementar a solução encontrada em larga escala dentro da organização;
  • Treinar pessoal na sua utilização;
  • Criar um padrão para Poka Yoke com: problema a ser solucionado, ação em caso de emergência, método e frequência de checagem da operação, método de checagem da qualidade em caso de parada;
  • Monitorar se os defeitos diminuíram desde a implementação da ferramenta.

Seguindo essas 5 etapas, com certeza você conseguirá elaborar seu Poka Yoke de maneira eficiente, tornando seu processo bem mais enxuto e à prova de erros!

Aplicações do Poka Yoke no dia a dia

Talvez você esteja pensando que só lida com Poka Yoke quem está ativamente participando em processos industriais, mas isso não é verdade.

Essa ferramenta está muito mais presente nas suas atividades do que você imagina, e vou lhe provar isso agora.

Aplicações do Poka Yoke

Viu só? Várias atividades comuns utilizam essa técnica à prova de erros, e tenho certeza que somos muito beneficiados através dela.

Afinal, já pensou se não existissem as janelas de segurança perguntando se desejamos salvar o documento antes de fechar? Quantas vezes teríamos perdido textos importantes, não é mesmo?

Benefícios do Poka Yoke

Como podemos ver, a aplicação do Poka Yoke é fundamental para otimizar processos  e prevenir problemas na sua empresa. No entanto, existem muitos outros benefícios, a seguir listamos alguns deles:

  • Promove uma cultura de melhoria contínua;
  • Melhorando a segurança;
  • Redução de custos e desperdícios;
  • Redução do tempo gasto;
  • Processos mais eficientes;
  • Sem necessidade de retrabalhos;
  • Cumprimento de prazos;
  • Resultado final com qualidade;
  • Facilidade para implementar novos processos;
  • Maior satisfação dos clientes.

Conheça os Fundamentos do Lean Manufacturing

Agora que você já conhece a técnica Poka Yoke, que tal aprender os fundamentos de Lean Manufacturing?

A filosofia Lean foi criada na Toyota pelo engenheiro Taiichi Ohno, sua função é reduzir desperdícios, além de aumentar a produtividade e qualidade dos produtos.

Um case de sucesso da metodologia é a Nike, suas fábricas no exterior conseguiram reduzir em 15% as práticas de trabalho ruins.

Parece bom, não é? Pensando nisso, a Voitto disponibilizou seu curso de Fundamentos do Lean Manufacturing de forma totalmente gratuita para os leitores de seu blog.

Aproveite essa oportunidade e comece a entender uma das metodologias de gestão mais utilizadas no mundo!

Banner Fundamentos de Lean Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

O que é e como funciona o Lean Manufacturing, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que é E Como Funciona O Lean Manufacturing?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.