O Power Query é uma ferramenta de preparação e transformação de dados desenvolvida pela Microsoft. Ela permite importar, limpar e transformar dados de várias fontes para facilitar sua análise e uso em outras ferramentas, como o Excel e o Power BI.
OMicrosoft Excelconta com um conjunto de ferramentas para turbinar a experiência do usuário. Suplementos como o Power Pivot e Power View expandem as funcionalidades do software de maneira exponencial.
Hoje falaremos de um deles, o Power Query.Ele é muito útil para quem trabalha com muitos dados.
É muito comum utilizar várias planilhas no Excelpara armazenar os dados de uma empresa. Ao longo do tempo, a quantidade de arquivos acumulados vai ficando cada vez maior, e realizar buscas manuais ou personalizadas pode ser um processo cansativo e demorado.
Por isso, a solução perfeita para resolver esse tipo de problema é o Power Query. Ele transforma os dados e os torna apresentáveis. Para entendermos melhor como faz isso, vamos ver os seguintes tópicos:
O Power Query é uma ferramenta de Business Intelligence que pode ser utilizada no Excel. Ela permite extrair, transformar e carregar informações de várias fontes diferentes, além de fazer a manipulação de dados do jeito que você quiser.
Você pode configurar uma consulta a uma base de dados apenas uma vez e salvá-la para utilizar depois de maneira simples. Ele possui uma interface de usuário bem organizada e intuitiva.
Por conta disso, é muito mais fácil de aprender quando comparado com outras ferramentas do Excel, como códigos em VBA ou fórmulas.
Uma de suas grandes vantagens é que você não precisa aprender ou saber usar nenhum código para executar tarefas.
O Power Query foi desenvolvido para que você não precise ter experiência de programação para utilizá-lo.
O usuário pode simplesmente clicar nos botões e aplicar filtros, igual faria normalmente no Excel.
Ainda assim, podemos criar funções personalizadas utilizando a ferramenta. Por isso, o potencial que temos para transformar e modelar os dados é imenso.
Essas funções são escritas na linguagem M, e a maior parte são bastante parecidas com as fórmulas escritas no Excel. Isso facilita bastante na hora de aprender a criar o código.
Além disso, a ferramenta registra todas as transformações passo a passo e as transforma em código M para você, semelhante a um gravador de macro do VBA.
O Power Query traz diversas vantagens para quem precisa lidar com grandes quantidades de dados em planilhas do Excel. Não só isso, também é uma mão na roda para os usuários do Power BI.
O grande benefício oferecido pela ferramenta é a maior eficiência.
O Power Query não somente torna as tarefas mais fáceis, mas também registra as etapas e automatiza os processos, para que você não tenha que executá-las toda vez.
Dessa forma, os resultados são trazidos ao usuário em um tempo muito mais curto.
Se você precisa lidar com os mesmos dados todos os dias ou ao longo de um projeto que vai durar semanas ou meses, é uma economia de tempo muito grande.
A ferramenta também é ótima para o tratamento de erros. Caso a estrutura dos dados de origem mude, o Power Query informa onde o erro ocorreu, permitindo que você o conserte.
Isso facilita muito quando algo durante o processo muda, já que você não precisa refazer todas as etapas novamente.
Além de tudo isso, podemos utilizá-lo também para preparar os dados para apresentação em gráfico, tabela dinâmica e criar relatórios de painel. Essa é uma funcionalidade bastante interessante para a análise de dados.
Para realizar o processo de transformação e carregamento, o Power Query segue 4 etapas. São elas:
O primeiro passo é fazer a conexão com as fontes de dados. Por meio da sua interface, o Power Query permite a conexão com uma infinidade delas, como:
Depois, é realizada a transformação de dados.
Existem muitas funções pré definidas incluídas no Power Query que podem ser acessadas pela interface gráfica do editor.
Dispõem-se, então, as opções mais simples, como remover uma coluna, filtrar linhas ou criar um cabeçalho - e outras avançadas, como mesclar, acrescentar e agrupar.
Além dessas configurações de tabela, também podemos alterar características da modelagem da informação, como a exibição ou o tipo de dado.
A etapa de combinar informações quer dizer realizar a conexão de duas ou mais fontes de dados com conteúdo correlato, formatá-las e transformá-las em uma consulta única, que poderemos utilizar depois.
Por último, podemos criar relatórios com tabelas dinâmicas, ou criar painéis para compartilhar os dados.
As consultas podem ser compartilhadas e reutilizadas em diferentes projetos, ou entre diferentes softwares que possuem integração com o Power Query.
Exemplos desse compartilhamento são o Excel, em que podemos criar uma conexão de dados do Office para compartilhar com outros usuários, e o Power BI para desktop, onde podemos criar um modelo de Power BI para ser compartilhado.
Existem outros produtos que possuem esses recursos de compartilhamento de consultas. Essa integração pode ser verificada na documentação do software.
Naturalmente, o Power Query é um suplemento do Excel.
Assim, você consegue utilizar o Power Query no Excel, desde a versão 2013.
Dessa forma, se faz necessário que você verifique a versão do seu Excel. Entretanto, ele pode ser utilizado em em alguns outros serviços e produtos, como:
O grande destaque é a integração com o Power BI. Utilizando o Power BI Desktop, o Power Query já vem incluído com todas as suas funcionalidades.
Power Query, Power Pivot e Power View são componentes do Microsoft Excel que oferecem recursos avançados para manipulação e análise de dados. Cada um desses componentes desempenha funções específicas e complementares.
Veja abaixo a diferença entre eles:
O Power Query é uma ferramenta de preparação e transformação de dados.
Ele permite importar dados de várias fontes, como bancos de dados, arquivos CSV e sites, e realizar a limpeza, filtragem e transformação desses dados antes de carregá-los em uma planilha do Excel.
O Power Query facilita a obtenção de dados de diferentes fontes e a formatação dos dados de acordo com as necessidades do usuário.
O Power Pivot é uma ferramenta de modelagem de dados e criação de relações.
Ele permite a criação de modelos de dados avançados, onde é possível combinar várias tabelas em um único modelo, criar relações entre essas tabelas e realizar cálculos complexos usando fórmulas e funções DAX (Data Analysis Expressions).
O Power Pivot é ideal para lidar com grandes volumes de dados e realizar análises sofisticadas.
O Power View é uma ferramenta de visualização de dados interativa. Ele permite criar relatórios e painéis interativos, onde é possível explorar os dados usando gráficos, tabelas dinâmicas e outros elementos visuais.
O Power View facilita a criação de apresentações visuais de dados de maneira intuitiva e interativa.
Juntos, esses componentes fornecem uma poderosa capacidade de manipulação e análise de dados no Excel.
Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!
A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.
Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?
É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!