Quais as vantagens do Supply Chain?
Como funciona o Supply Chain nas empresas?
Evite desperdícios e aumente a sua produtividade!

Entenda o que é Supply Chain e como ele é capaz de integrar todas as etapas de um processo produtivo

Aprenda o que é supply chain, como funciona na prática e quais vantagens ele pode trazer para as empresas.

Técia Carvalho
Por: Técia Carvalho
Entenda o que é Supply Chain e como ele é capaz de integrar todas as etapas de um processo produtivo

Com consumidores cada vez mais exigentes, as empresas estão desenvolvendo métodos para satisfazer as demandas do modo mais rápido possível. Nesse contexto, temos o Supply Chain: uma maneira de integrar todo o processo logístico e dar mais eficiência produtiva à companhia.

Além disso, ele pode ser um recurso importante para momentos de crise, por evitar o desabastecimento e a interrupção da produção.

Para que você entenda bem esse conceito, vamos ver os seguintes tópicos:

  • O que é Supply Chain?
  • Quais as vantagens do Supply Chain?
  • Qual a relação entre Logística e Supply Chain?
  • Como funciona o Supply Chain nas empresas? 
  • Principais elementos do Supply Chain ?
  • O que é Supply Chain Management (SCM)?

Vamos lá!

O que é Supply Chain?  

Supply Chain, ou "cadeia de suprimentos" em português, é uma rede de interações que abrange todos os agentes envolvidos na prestação de um serviço ou produção de um item, desde os fornecedores da matéria prima até os próprios clientes.

O que é Supply Chain?


Por isso é chamada de "cadeia": pois envolve a troca de informações e de suprimentos (seja matéria prima, peças, serviços ou o próprio produto) de ponta a ponta da produção, interligando todos os integrantes do processo.

Confira nossa dica de ouro!

A sua empresa não está tendo uma boa performance quando se trata da área de entregas e logística?

Para que uma empresa tenha um desempenho satisfatório, faz-se o uso contínuo dos sistemas de controles internos. São estes que proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecido sejam atingidos.

Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenha meios de controlá-lo, variando de acordo com a complexidade do mesmo.

Para te ajudar nesta tarefa, queremos oferecer nossa planilha de Controle de Entregas Logísticas! Está esperando o que? Baixe agora clicando no botão abaixo!

Planilha de controle de entregas logísticas

Agora, vamos entender as vantagens do Supply Chain.

Quais as vantagens do Supply Chain?

Uma boa gestão de Supply Chain traz uma série de benefícios. Entre eles, podemos citar:

1. Melhora na comunicação

Toda grande empresa tem uma boa comunicação. O Supply Chain contribui para isso através da integração, porque, facilita as interações e trocas, o que também ajuda a resolver os problemas de maneira mais ágil.

2. Menos riscos

Os processos se tornam mais seguros e confiáveis. Por exemplo, será bem mais difícil faltar material para a produção ou faltarem produtos nas prateleiras quando uma cadeia de suprimentos é bem organizada.

3. Menos gargalos no processo

Como há uma unificação de processos, há mais eficiência nas operações. Isso se dá por causa da melhor sintonia entre os agentes, contribuindo para evitar atrasos ou desentendimentos.

4. Mais lucro

A empresa tem maior economia de recursos e menos desperdícios, e como consequência disso, mais lucro. Também há um enxugamento de procedimentos, eliminando as operações desnecessárias.

5. Melhora da satisfação do cliente

Essa é a finalidade principal do Supply Chain. Com o suprimento das demandas dos consumidores, a empresa se torna mais conhecida e respeitada, sendo possível fidelizar e reter clientes, além de atrair novos.

Qual a relação entre Supply Chain e Logística?

Os conceitos de Supply Chain e Logística trabalham de maneira interligada. Logística é a organização operacional de um processo, principalmente sob o aspecto de transporte e armazenamento.

Por isso, a logística está presente em todas as etapas do Supply Chain. Desde a compra de material, passando pelos processos que ocorrem dentro da fábrica (a chamada Logística Empresarial), acabando na entrega ao consumidor final.

Vamos ver algumas características em comum das duas:

  • Planejamento;
  • Gerenciamento logístico;
  • Organização de processos;
  • Finalidade de suprir a demanda dos clientes.

Agora, vamos observar as principais diferenças:

  • A logística é orientada a processos, enquanto o Supply Chain é voltado aos agentes que os executam;
  • A logística é linear, e o Supply Chain é uma rede;
  • O Supply Chain tem a ver com a estratégia das relações comerciais, já a logística é mais operacional.

Como funciona o Supply Chain nas empresas? 

O Supply Chain, de maneira aplicada, envolve uma comunicação permanente entre todos os agentes envolvidos no processo. Vamos observar um passo a passo genérico de como um Supply Chain funciona:

  1. O cliente dá um feedback qualquer para o lojista
  2. Se o feedback está relacionado ao frete, ele repassa para a transportadora. Se é relacionado ao processo de produção, ele comunica à fábrica
  3. Dependendo da informação, a fábrica altera sua produção interna ou necessita de uma mudança na matéria prima
  4. Então, a fábrica transmite essa demanda ao fornecedor, para supri-la de maneira mais adequada.

Você percebe como existem fluxos de informações entre os integrantes do processo? Porém, se um dos agentes não está em sintonia com o restante da cadeia, esse feedback pode se perder, gerando no consumidor uma sensação de falta de atendimento.

Por isso, as empresas têm profissionais ou setores específicos para garantir que esse sistema funcione de maneira integrada. Isso envolve um controle e aperfeiçoamento de todas as etapas do processo: aquisição de matéria prima, transporte, armazenamento, frete, etc.

Uma boa gestão da cadeia de suprimentos trabalha para estabelecer uma comunicação em tempo real, ininterrupta e clara com todos os envolvidos, resolvendo as demandas rapidamente.

Principais elementos do Supply Chain

Agora que você já sabe a definição, as vantagens e como é na prática, vamos ver alguns elementos importantes.

Planejamento e Integração

Essa é o pilar fundamental do Supply Chain. Toda a sua estratégia é baseada no mapeamento, organização e integração dos processos, os simplificando e eliminando procedimentos desnecessários.

Compras e Fornecimento

É de igual importância definir estrategicamente os fornecedores, fazendo negócios com aqueles que estão alinhados com a cadeia logística. É necessário estar bem abastecido com materiais de qualidade e no tempo necessário.

Operações de Produção

Para o Supply Chain, também é fundamental o método de produção da empresa. Ou seja, se é utilizado o just-in-time ou se a produção é feita para abastecer estoque. Esse fator influencia todo o fluxo de materiais.

Controle de Estoque

gestão de estoques. Informações relacionadas a ela, como quais materiais são mais requisitados ou em quais períodos há maior demanda, são vitais para o funcionamento eficaz dos processos.

Distribuição

É um elemento muito importante, pois diz respeito ao alcance do produto. A ideia é torná-lo disponível ao cliente, e por isso envolve questões como agilidade no frete e especialização dos distribuidores.

O que é Supply Chain Management (SCM)?

Por sua vez, o Supply Chain Management (gerenciamento da cadeia de suprimentos) é a gestão dos processos logísticos que existem em todas as etapas de um produto ou serviço, desde a obtenção da matéria prima até a entrega ao cliente.

Ele pode ser entendido como uma evolução da logística integrada, por aperfeiçoar esse conceito e estender a unificação das operações a agentes externos, como distribuidores, fornecedores, clientes e outros.

O principal objetivo de um bom gerenciamento é melhorar as interações comerciais e controlar o fluxo de produção, de modo a entregar o produto ao consumidor final da maneira mais eficiente e rápida possível, satisfazendo as necessidades do cliente.

Para fazer isso, algumas empresas capacitam os responsáveis de cada setor para otimizar os processos ou contratam profissionais específicos, como o gerente de Supply Chain.

Evite desperdícios e aumente a sua produtividade! 

Nós da Voitto preparamos um presente especial e gratuito para você! Baixe agora nosso Ebook Lean Manufacturing de A a Z, e aprenda tudo sobre essa poderosa ferramenta focada em redução de desperdícios.

Com esse ebook você aprenderá quais são os tipos de desperdícios existentes, quais as métricas Lean, quais as ferramentas de melhoria, como adotar o Lean Manufacturing na sua empresa e muito mais!

Gostou? Clique logo abaixo para fazer o download!

Ebook do Lean Manufacturing de A a Z

Técia Carvalho

Técia Carvalho

Grad. em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do GET Economia, onde desenvolve pesquisa e artigos sobre Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Local. Certificação em White Belt Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e em Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Entregas Logisticas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.