O que é WCM?
Qual o principal objetivo do WCM?
Quantos pilares tem o WCM?
Como aplicar o WCM?
Sistema de auditoria WCM
Quais são as certificações WCM?
Como se capacitar em WCM?

Aprenda o que é a metodologia World Class Manufacturing, seus princípios e técnicas!

Descubra o que é o WCM (World Class Manufacturing), quais são seus pilares e como iniciar a implementação dessa metodologia dentro de uma empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é a metodologia World Class Manufacturing, seus princípios e técnicas!

O WCM (World Class Manufacturing) é uma metodologia de gestão e produção que visa alcançar altos padrões de desempenho e eficiência em um ambiente industrial.

O WCM é baseado em princípios como melhoria contínua e eliminação de desperdícios e envolve todos os colaboradores para alcançar a maximização da produtividade e realizar entregas de produtos de alta qualidade aos clientes.

Ao longo da história, podemos conferir a evolução dos métodos e técnicas de gestão, principalmente após a Revolução Industrial, no século XVIII. Em busca da excelência e da geração máxima de valor, passamos por modelos como o Taylorismo e o Fordismo até chegar no Lean Manufacturing.

Você provavelmente já conhece a história por trás do surgimento da filosofia Lean, principalmente se você acompanha nosso blog de forma regular. Contudo, onde entra o World Class Manufacturing nessa história?

Se deseja saber a resposta para essa pergunta e ainda mais sobre WCM, continue lendo este artigo.

  • O que é WCM?
  • Qual o principal objetivo do WCM?
  • Quantos pilares tem o WCM?
  • Como aplicar o WCM?
  •  Sistema de auditoria WCM;
  • Quais são as certificações WCM?

O que é WCM?

O WCM, ou World Class Manufacturing, é um conjunto de princípios e técnicas de gestão. Fundamentado em alguns pilares que serão posteriormente apresentados, essa metodologia foca nas melhores práticas para uma gestão com zero desperdício. Se isso soa familiar, é porque o WCM compartilha de inúmeras semelhanças com a filosofia Lean.

Em meados da década de 80, quando a Toyota se destacava cada vez mais das outras empresas pelo seu Sistema Toyota de Produção (de onde o Lean Manufacturing se originou), as empresas ocidentais precisavam achar uma maneira de se tornarem competitivas.

Assim, foi surgindo o conceito de “classe mundial”, ou seja, competir pela primazia e liderança de mercado. Foi uma questão de tempo até surgir a Manufatura de Classe Mundial, tendo sido aplicado de forma sistemática e bem sucedida pela FIAT no ano de 2009, salvando a Chrysler da falência.

O WCM pode ser, dessa forma, visto como uma adaptação do Lean Manufacturing voltado a atender algumas características culturais do ocidente, como a ansiedade por resultados mais imediatos.

Qual o principal objetivo do WCM?

O principal objetivo do WCM é alcançar a excelência operacional em todas as áreas da produção e da gestão industrial. Essa abordagem busca atingir níveis superiores de eficiência, qualidade e competitividade e foca em: melhoria contínua, eliminação de desperdícios, envolvimento dos colaboradores e qualidade total.

Quantos pilares tem o WCM? 

O World Class Manufacturing é fundamentado em 10 pilares técnicos e 10 pilares gerenciais. São esses pilares que direcionam toda a metodologia.

Na base, estão os 10 pilares gerenciais:

  • Envolvimento e comprometimento da alta administração;
  • Definir os objetivos de forma clara;
  • Mapear todo o caminho para o WCM;
  • Alocar profissionais altamente qualificados;
  • Comprometimento de toda a organização;
  • Focar em melhoria contínua para obter competência organizacional;
  • Tempo e finanças;
  • Nível de expansão;
  • Nível de detalhes;
  • Motivação dos operadores.

Depois, estão os 10 pilares técnicos, que são:

  • Segurança;
  • Desdobramento dos custos;
  • Melhoria focada;
  • Manutenção autônoma e organização do ambiente de trabalho;
  • Manutenção planejada;
  • Controle de qualidade;
  • Logística e atendimento ao consumidor;
  • Gestão preventiva dos equipamentos;
  • Desenvolvimento das pessoas envolvidas;
  • Atenção ao meio ambiente.

Como é possível perceber, o World Class Manufacturing sofre forte influência do Sistema Toyota de Produção, da mesma forma que o Lean Manufacturing.

Como aplicar o WCM?

Ao olhar para esses 20 pilares apresentados, surge a questão: como vou colocar isso em prática? Afinal de contas, uma empresa é composta de diversos setores diferentes e implantar o WCM em todos é um grande desafio.

Esse desafio se dá pelo fato de que não basta colocar em prática as ferramentas e técnicas envolvidas no WCM, pois se fizermos isso, teremos uma otimização mal feita, que dependerá sempre de alguém supervisionando e impulsionando a equipe a seguir os padrões estabelecidos.

É necessário que seja feita uma mudança na cultura da empresa, no modo de pensar de todos, sem exceção. Começando pela alta gerência, e não pela base operacional, como se costuma fazer erroneamente em muitas empresas ocidentais.

Feito essa imersão na filosofia de não gerar desperdícios, é hora de implantar o WCM. Mas como já foi dito, fazer isso em toda a organização de uma vez é um grande desafio. Por isso, é melhor escolher uma área modelo para uma primeira estruturação da metodologia.

Para isso, geralmente se escolhe a área que apresenta o pior rendimento, pois é a que oferece maior oportunidade de melhoria. Assim, seguindo os pilares, deve-se alocar profissionais altamente qualificados para essa área, que aplicarão os métodos e princípios do WCM.

Dessa forma, por estarmos lidando com apenas uma área da empresa, é possível ter um controle maior sobre o processo, garantindo o resultado esperado.

Então, depois de aplicar o WCM para uma área, podemos aplicar para o resto da empresa, levando as lições aprendidas, sabendo assim com maior precisão o que deve e não deve ser feito.

Sistema de auditoria WCM

O WCM possui um sistema de auditoria que mede o nível de implementação do programa em uma empresa, unindo todos os sistemas e programas de uma organização em uma unidade completa.

Na avaliação é quantificado o nível de expansão, profundidade e maturidade de todos os pilares do WCM e com base no nível de desenvolvimento do sistema, a organização recebe uma certificação, que possui três níveis de desempenho.

A seguir, comentaremos sobre cada um deles.

Fábrica de nível bronze

1. Possui bases bem implementadas, como o 5S, manutenção autônoma e gerenciamento visual;

2. O nível bronze exige algumas técnicas de estratégia, então, uma empresa que está nesse nível, possui excelência de negócio na área de atuação;

3. No sistema de gestão, uma empresa de nível bronze pelo WCM foca apenas nos pilares prioritários para o seu negócio.

Fábrica de nível prata

1. O nível de excelência agora é expandido para todos os setores da empresa, não mais apenas em áreas estratégicas;

2. Alcance de um nível de excelência mundial na área de atuação;

3. Nesse nível a empresa implementa todos os pilares do WCM.

Fábrica de nível ouro 

Estado da arte - esse é um nível utópico para muitas organizações, pois exige uma dedicação muito alta em melhoria de processos.

Porém, existem empresas que conseguiram atingir o nível ouro e hoje são referência na implementação da gestão integrada e redução dos custos. Um exemplo é a fábrica da Iveco em Madri, que foi a primeira montadora a conquistar o nível ouro WCM em 2017.

Quais são as certificações WCM?

Além das certificações que podem ser conquistadas pela empresa, o programa possui certificações pessoais, que servem como motivação para qualificar um profissional que tem o conhecimento dos métodos e ferramentas do programa.

As certificações possuem categorias iguais ao do Seis Sigma, porém as suas funções são um pouco diferentes, pois consideram o conhecimento das ferramentas WCM. São elas:

  • White Belt (WB): profissionais que demonstram o entendimento da teoria, das ferramentas WCM. Ele é um membro ativo do time e é treinado com as principais ferramentas básicas do programa, como Kaizen e 5 porquês. Além disso, o profissional precisa saber aplicá-las de forma autônoma;
  • Yellow Belt (YB): esse profissional precisa liderar e implementar um projeto com sucesso seguindo um roteiro específico que combate perdas e demonstre conhecimento teórico do WCM
  • Green Belt (GB): o profissional Green Belt deve realizar atividades semelhantes aos do White e Yellow, porém com maiores responsabilidades e em projetos mais complexos. Além disso, ele pode treinar, auxiliar e liderar times WCM a utilizar metodologias, ferramentas e sistemas; 
  • Black Belt (BB): é o profissional que possui certificado Green Belt em quatro pilares WCM. E, por possuir essa certificação, um Black Belt pode treinar, auxiliar, liderar e certificar novos GB;
  • Master Black Belt (MBB): Além de ter as mesmas funções das certificações citadas acima, o Master Black Belt gerencia locais onde Black Belts atuam. Esse profissional também deve possuir experiência superior a dois anos na implementação de um programa WCM. Além disso, ele precisa ter dois pilares adicionais aos de um Black Belt.

Como se capacitar em WCM? 

O WCM é uma filosofia de gestão que visa aprimorar a produtividade, a eficiência e a qualidade dos processos industriais. É um conjunto de práticas reconhecidas e utilizadas pelas principais empresas do mundo para se destacarem no mercado global.

Capacite-se com a Voitto! Tenha uma visão geral dos pilares, fundamentos e métodos de otimização e descubra como ter excelência na produção com nosso curso gratuito!

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Fundamentos de World Class Manufacturing!

Curso Fundamentos em WCM

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

As 7 Ferramentas do WCM - Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

7 Ferramentas Wcm Para Solucao De Problemas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.