O que é Yellow Belt?
O que é o Lean Seis Sigma?
Qual é a função de um Yellow Belt?
O que é o curso Yellow Belt?
3 vantagens de se tornar Yellow Belt
Como se certificar como Yellow Belt?
Aprenda todos os segredos do Lean Seis Sigma!

Aprenda o que é Yellow Belt e como ele atua na implementação de projetos Lean Seis Sigma

Saiba para quem a certificação Yellow Belt é indicada e como funciona o treinamento que dá o suporte para a implementação dos projetos Seis Sigma.

Jamille Rocha
Por: Jamille Rocha
Aprenda o que é Yellow Belt e como ele atua na implementação de projetos Lean Seis Sigma

O Yellow Belt é um profissional que visa melhorar a eficiência e qualidade dos processos organizacionais.

A aplicação da metodologia Lean Seis Sigma nas organizações traz benefícios na produtividade e na lucratividade. Por isso, a demanda por profissionais capacitados nessa metodologia, como os Yellow Belts, tem se tornado cada vez maior para compor os colaboradores da empresa.

E, se você não sabe como esse profissional se encaixa dentro da implementação dos projetos Lean Seis Sigma e como você pode se tornar um, você está no lugar certo!

Você poderá esclarecer as suas dúvidas sobre o que é o profissional Yellow Belt neste artigo, através dos seguintes tópicos abordados neste artigo:

  • O que é Yellow Belt?
  • O que é o Lean Seis Sigma?
  • Qual é a função de um Yellow Belt
  • O que é o curso Yellow Belt?
  • 3 vantagens de se tornar Yellow Belt.
  • Como se certificar como Yellow Belt?

Vamos lá?

O que é Yellow Belt?

O Yellow Belt é um profissional capacitado com base na aplicação da metodologia Lean Seis Sigma que cumpre um papel operacional no programa, auxiliando os Green Belts e Black Belts na implementação de projetos de melhoria dentro das organizações.

Este profissional é treinado para utilizar as ferramentas da metodologia Seis Sigma por meio de uma visão de projeto e não só de suporte.

Ainda não conhece a metodologia Lean Seis Sigma? Então, acompanhe o próximo tópico para entender melhor sobre ela e compreender melhor as funções de um Yellow Belt!

O que é o Lean Seis Sigma?

O Lean Seis Sigma é uma metodologia que une a filosofia Lean Manufacturing com o método Seis Sigma.

Os conceitos e ferramentas do Lean Manufacturing trabalham na redução de 8 desperdícios, enquanto o Seis Sigma tem como objetivo diminuir a variabilidade dos processos através de análises estatísticas.

Seis Sigma x Lean Manufacturing

Dessa forma, quando desenvolvidas em conjunto, essas duas filosofias são capazes de gerar um grande impacto em produtividade dentro das organizações, por meio de projetos de melhoria visando o aumento da lucratividade.

Agora que você já está alinhado com a metodologia base da formação dos Yellow Belts, vamos ver quais são as responsabilidades de cada Belt dentro da implementação de projetos Seis Sigma.

Qual é a função de um Yellow Belt?

Como dito anteriormente, o profissional Yellow Belt auxilia na implementação dos projetos Lean Six Sigma de melhoria contínua desenvolvidos pelo Green Belt e Black Belt.

Além destes, temos os profissionais White Belts, que executam uma função operacional, e Master Black Belts, que respondem diretamente a alta administração da empresa.

Na imagem abaixo, você pode visualizar como é estruturada essa divisão de tarefas:

divisao de tarefas

A partir da imagem acima podemos, de forma simplificada, formalizar as tarefas de cada um desses profissionais:

  • Acionistas e Sponsor: participam da aprovação dos projetos, reuniões, eventos de sustentação do programa e da facilitação e viabilização de recursos financeiros e humanos;
  • Champion: são geralmente diretores das organizações e tem como responsabilidade apoiar os projetos e remover barreiras;
  • Master Black Belt: profissionais ligados à gestão e tem cargo efetivo na hierarquia da empresa. O Master Black Belt dedica todo seu tempo a implementação do programa Seis Sigma na organização, principalmente na mentoria de projetos;
  • Black Belt: também dedica 100% do seu tempo ao programa, mas atua na execução e mentoria de projetos que visam a melhoria de processos. Este profissional responde diretamente ou indiretamente ao Master Black Belt;
  • Green Belt: dedicam de 20% a 30% do seu tempo a projetos de melhoria contínua dentro da empresa;
  • Yellow Belt: profissional treinado nos fundamentos Seis Sigma voltado para projetos. Este profissional trabalha no nível operacional e pode dar suporte aos Black Belts e Green Belts;
  • White Belt: treinado nos fundamentos do Seis Sigma e possui função operacional.

Todos eles atuam para melhorar a gestão da qualidadee para cada um destes profissionais existe um treinamento adequado.

Enquanto os Green Belts, Black Belts e Master Blacks Belts precisam realizar projetos práticos para obtenção da certificação em especialista, os profissionais White Belts e Yellow Belts podem ser treinados por meio dos seus respectivos cursos de certificação.

A seguir, vamos falar um pouco sobre o curso de Yellow BeltYellow Belt.

O que é o curso Yellow Belt?

O curso Yellow Belt é um treinamento focado na metodologia Seis Sigma, no Lean Manufacturing e na aplicação do método DMAIC e suas ferramentas.

Como exemplo, no treinamento de Yellow Belt que oferecemos, o curso aborda as métricas adotadas no Seis Sigma, noções de estatística, metodologia 5Se as fases de Definição, Medição, Análise e Controle.

Além das respectivas ferramentas associadas a cada uma das etapas, como:

No curso, você é treinado a entender a aplicação das ferramentas citadas e realizar as análises estatísticas necessárias com o objetivo de auxiliar no nível operacional os responsáveis pela implementação dos projetos.

Assim, o treinamento é indicado para profissionais que ocupam cargos de analistas, assistentes, auxiliares e outros cargos do nível operacional da empresa.

3 vantagens de se tornar Yellow Belt

Quais são as vantagens que você terá ao se qualificar como Yellow Belt? Preparamos uma lista com as principais vantagens para que você possa enxergar melhor suas oportunidades com a realização desse treinamento:

1. Empregabilidade

Ser capaz de atuar na solução de problemas é o que as empresas têm procurado para auxiliá-las a melhorar os seus resultados. Então,

a certificação Yellow Belt pode melhorar suas oportunidades de carreira, tornando você mais competitivo no mercado de trabalho.

2. Credibilidade

O Seis Sigma é aplicado mundialmente em grandes empresas, o que traz credibilidade aos profissionais capacitados nessa área e permite que você compreenda os conceitos e as ferramentas utilizadas nesse sistema de gestão da qualidade.

3. Maiores salários

Capacitar-se como Yellow Belt pode abrir portas para posições de maior responsabilidade e remuneração em empresas que valorizam a metodologia Lean Six Sigma. Logo, profissionais dessa área tendem a receber maiores salários e promoções.

Como se certificar como Yellow Belt?

A aplicação da metodologia Lean Seis Sigma nas organizações tem como objetivo aumentar a lucratividade por meio das medidas já citadas aqui, por isso uma certificação nesta área é um diferencial no mercado de trabalho.

Então, para você aprender a utilizar as ferramentas e técnicas dessa metodologia e se tornar um profissional capacitado nessa área, você pode realizar o nosso treinamento de Yellow Belt em Lean Seis Sigma!

Além do que eu já falei que você pode encontrar no curso, ainda temos atividades práticas e Cases para assimilar melhor o conteúdo ver sua aplicação.

E, com todo o conteúdo recomendado pela ASQ, alinhado com a ISO 10353, é o único curso online acreditado pela Six Sigma Brasil. Também somos acreditados internacionalmente pelo Council for Six Sigma Certification.

Aprenda todos os segredos do Lean Seis Sigma!

Você quer levar a eficiência e a qualidade dos processos da sua empresa para um novo patamar?

Confira o nosso material gratuito “Guia Definitivo Lean Seis Sigma” para aprender tudo sobre uma das metodologias mais poderosas para transformar negócios.

Aprenda os conceitos essenciais do Lean Seis Sigma, desde a sua origem até os princípios-chave que o tornam tão eficaz na melhoria contínua de processos.

Faça o download gratuito clicando na imagem abaixo!

E-book Guia Definitivo Lean Seis Sigma

Jamille Rocha

Jamille Rocha

Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.

O que é e como funciona o Lean Seis Sigma?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que é E Como Funciona O Lean Seis Sigma?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.