
É provável que você já tenha escutado o termo commodities, pois ele é frequentemente falado em notícias relacionadas à economia e à bolsa de valores. Mas, você sabe o que esse termo significa?
As commodities são produtos padronizados que são destinados à comercialização em larga escala, sendo assim muito importantes tanto para a economia nacional de um país quanto a internacional.
Mas, não é só isso! Para entender mais sobre esse conceito e suas principais implicações, não deixe de acompanhar os seguintes tópicos:
Vamos à leitura?
O termo “commodity” pode ser traduzido como mercadoria, ou seja, a commodity é a representação de um tipo de mercadoria que tem um padrão de comercialização e é feito em larga escala.
Vale ressaltar que as commodities não se referem à negociação de qualquer tipo de mercadoria, pois, são especialmente relacionadas aos produtos básicos que vão servir como insumo ou matéria prima para a industrialização.
Além disso, uma commodity não tem um preço fixo, mas sim, um preço variável que é definido de acordo com a oferta e procura daquela matéria prima pela manufatura.
Assim, esse termo é muito associado à economia, pois suas oscilações de valores têm impactos diretos na mesma, devido à influência que a negociação dos produtores tem no dia a dia de todos os consumidores.
Muito interessante, não é mesmo? Agora que você já sabe o conceito de commodities, que tal entender sobre seus principais tipos? Confira mais sobre isso no próximo tópico!
Para ampliar o conceito de commodities, é interessante entender que elas podem ser classificadas de acordo com seu tipo. Por isso, conheça as principais formas de classificação de commodities:
Como o próprio nome já indica, se refere às commodities que têm origem na agricultura, tais podem ser representadas pela soja, milho e açúcar, por exemplo.
Dessa forma, esses produtos são comercializados em sua forma bruta para que posteriormente sejam industrializados. Para o Brasil, as commodities agrícolas são muito relevantes para a economia.
As commodities ambientais dizem respeito aos produtos que são oriundos dos recursos naturais disponíveis, tais como água e energia, por exemplo. Logo, são insumos usados em larga escala na indústria.
As commodities minerais podem ser representadas pela comercialização em grande proporção de recursos como o petróleo, o gás natural e o minério de ferro. Ou seja, de qualquer produto oriundo da mineração.
As commodities financeiras foram criadas para padronizar a comercialização de algumas moedas e alguns títuloscriados pelos governos. Por isso é comum a associação desse conceito com a bolsa de valores.
Diante disso, é possível investir em commodities por meio de moedas como real, euro ou dólar, por exemplo, e ainda, comercializar títulos governamentais, como é o caso do Tesouro Direto no Brasil.
Inclusive, você sabe quais são as principais commodities brasileiras? No próximo tópico, conheça quais são elas e suas principais informações!
É muito importante entender e acompanhar o desenvolvimento das commodities, pois as suas determinações de preço têm impactos consideráveis no nosso dia a dia, tais que conversaremos sobre posteriormente.
Além disso, para quem deseja investir em commodities no mercado futuro, saber quais são as principais mercadorias do país e qual o seu histórico de oscilações é essencial.
O Brasil é um país com uma agricultura muito desenvolvida e com ampla disposição de recursos naturais, o que faz com que ele se destaque como um dos maiores exportadores de commodities do mundo.
Por isso, de acordo com os dados de exportação brasileira dos últimos anos, as principais commodities brasileiras são:
Diante dessas informações sobre o mercado de commodities, podemos notar que no Brasil as agrícolas e minerais são a grande maioria, o que é reflexo do que foi citado anteriormente.
Agora que você já tem um conhecimento mais amplo sobre esse assunto, chegou o aguardado momento de entender mais sobre os seus principais impactos. Para isso, confira o tópico a seguir!
Sendo uma das maiores potências de exportação de commodities, o Brasil tem alguns aspectos da sua economia fortemente associados a essa negociação, tais como o preço das mercadorias internas.
Isso porque, os produtores exportam de acordo com a demanda, e é isso que determina os preços das commodities e o lucro que eles conseguiram obter com essa venda.
Diante disso, para equilibrar os lucros quando as demandas não estão favoráveis externamente, as commodities podem ser estocadas ou comercializadas internamente.
Por outro lado, a oscilação dos preços é um fator que interfere muito nas decisões dos investidores da bolsa em commodities, pois exige um estudo muito mais detalhado das tendências do mercado para evitar prejuízos por parte do investidor.
E então, gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre por dentro de todos os conceitos que mais agregam os seus conhecimentos.
Com o kit de ferramentas Gestão de Projetos, você receberá 3 templates de slides e 2 planilhas para monitorar o desempenho dos seus projetos através de KPI's, além de organizar e gerenciar seu tempo de forma eficiente. Dentre elas estão um Cronograma e uma Planilha de Acompanhamento de projetos!
Para ter acesso gratuito a essas ferramentas basta clicar no botão abaixo!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!