O que significa FAQ?
Passo a passo para criar um FAQ
Como alcançar mais resultados?

O que significa FAQ? Aprenda o passo a passo para criar um na sua empresa!

Você ainda não sabe como funciona o FAQ? É hora de otimizar o sistema de atendimento da sua empresa, aprenda passo a passo como criar um!

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
O que significa FAQ? Aprenda o passo a passo para criar um na sua empresa!

Você sabe qual o segredo para fidelizar seus clientes? Um excelente atendimento ao cliente, que precisa contar com um FAQ!


O FAQ é a chave para responder seus clientes de forma rápida, prática e assertiva, prevendo suas principais dúvidas. Mas afinal, o que é um FAQ? Uma página de perguntas frequentes!

Criar um FAQ é importante porque muitos clientes ficam com as mesmas dúvidas na cabeça, e sobra para o time de atendimento ao cliente dar as mesmas respostas, todos os dias. Que ciclo cansativo, não?

Na tentativa de otimizar esse processo, criar um fórum de perguntas é a solução perfeita!

O problema é que encontramos muitos fóruns que não cumprem com sua principal função: dar respostas claras aos seus clientes. Assim, aprender como fazer um FAQ é o primeiro passo para se tornar um negócio de sucesso.

Se interessou pelo assunto? Então continue com a gente e fique por dentro de tudo sobre:

  • O que significa FAQ?
  • Passo a passo para criar um FAQ
  • Como alcançar mais resultados?

Vamos lá?

O que significa FAQ?

O significado de FAQ é "Frequently Asked Questions” e no português essa expressão recebe o nome de “Perguntas Frequentes”.

Você mesmo já deve ter consultado o tópico de perguntas frequentes antes de fechar uma compra pela internet. Não está lembrado? Confira aqui o FAQ da Voitto.

Normalmente nesses fóruns encontramos respostas sobre:

  • Como fazer devoluções 
  • Políticas de privacidade de dados
  • Como entrar em contato em caso de outras dúvidas

São dúvidas simples, mas muito recorrentes. Você concorda que seria um desperdício de tempo e produtividade contratar um time de atendimento para responder esse tipo de pergunta?

O foco de um FAQ é resolver o problema do cliente de forma rápida e sem complicações. Essa excelência no atendimento é super importante para garantir sucesso nas vendas da empresa, quer entender melhor?

O que o atendimento tem haver com técnica de vendas?

O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?

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Coloque a mão na massa e aprenda agora mesmo como criar um FAQ inteligente para a sua loja!

Passo a passo para criar um FAQ

Existem 5 passos simples para a sua empresa criar um FAQ de sucesso e responder (de verdade) as principais dúvidas dos seus clientes.

Por que tantos sites criam um FAQ do jeito errado? Muitas empresas trazem respostas sem objetividade e clareza, então, se você quer sair na frente da concorrência, aprenda a criar uma página de FAQ do jeito certo! Pronto para começar?

Identificar as dúvidas mais comuns

Imagem de uma lupa


O primeiro passo é identificar quais as dúvidas mais frequentes entre os seus clientes. Parece um trabalho simples, mas é fundamental fazer uma pesquisa para garantir assertividade nesta etapa.

  • Não faça suposições: um dos erros mais comuns é supor quais as perguntas mais relevantes, fuja desta armadilha!
  • Crie um diálogo com time de atendimento: ninguém mais capacitado para assumir essa tarefa do quem lida com os clientes todos os dias.

Faça um gerenciamento de dados, que tal anotar durante um mês quais as dúvidas mais frequentes entre seus usuários? Trabalhe com dados e traga as dúvidas certas para sua página de perguntas e respostas.

Escolha até 8 perguntas, lembre que estamos identificando as dúvidas mais comuns, tenha um pensamento enxuto e saiba definir prioridades. Trabalhar com objetividade é o segredo!

Formular as respostas para essas perguntas

O segundo passo é desenvolver respostas simples e claras para as perguntas mais frequentes. Aqui o ponto chave é identificar o tom de voz ideal para se comunicar com seus clientes.

  • Tom de voz é a linguagem com que a marca se comunica com seus clientes, por exemplo, se o seu público for jovem, usar uma linguagem descontraída pode ser uma boa opção!

Além disso, apostar em imagens ilustrativas e links de direcionamento são boas estratégias para melhorar a experiência do cliente.

Imagine oferecer atendimento por WhatsApp e já inserir um link de direcionamento para o número da empresa, muito prático, certo?

Organizar as dúvidas por relevância

Imagem de uma lista organizada


Você já notou que existe uma ordem para exibir as dúvidas na página de perguntas frequentes? De forma geral, as perguntas mais comuns vêm primeiro.

Em três etapas, o FAQ deve ser organizado seguindo a ordem:

  • Perguntas mais comuns
  • Perguntas específicas
  • Informações de contato para caso de mais dúvidas

Os clientes podem acessar de forma ainda mais rápida as perguntas de maior relevância, já que elas estarão no topo da lista. Da mesma forma, perguntas mais específicas devem ficar ao final do FAQ.

Caso o cliente não encontre as respostas que procurava, encontrará informações de contato no fim da lista, e aí sim o time de atendimento ao cliente entrará em ação.

Colocar a FAQ no ar

Com tudo pronto, é hora de divulgar sua página de perguntas frequentes! Sabe o que é mais legal? Você não precisa restringir sua FAQ a estar somente em um site.

As redes sociais são um canal de divulgação super válido e muito utilizado hoje em dia. A dica é dedicar um espaço em outras mídias, como nos destaques do Instagram, para esclarecer as dúvidas do seu cliente!

Atualizar o página de FAQ 

Imagem de um computador com um check verde na tela


A página de perguntas frequentes é um portal de atendimento que deve ser revisado com frequência para se manter relevante e responder da melhor forma aos seus clientes.

Sentindo que esse assunto é familiar? Esse é um dos princípios da melhoria contínua! Não existe nada bom o suficiente que não possa ser melhorado.

Garanta ainda mais resultados avançando para o próximo passo!

Como alcançar mais resultados?

O objetivo principal de todos os negócios é aumentar suas receitas. Contudo, alcançar essa meta significa aplicar estratégias muito mais complexas do que aumentar os preços ou escalar a produção. E, para alcançar esse objetivo, é preciso entender sobre marketing, estratégias de vendas, como liderar um time, enfim, é um estudo multidisciplinar!

Para que a palavra de ordem seja AUMENTAR, é fundamental entender e melhorar todo o processo que gerará esse resultado. Afinal, como diz George Samuel Glasom, autor de O Homem Mais Rico da Babilônia “O dinheiro é abundante para aqueles que entendem as simples leis que governam sua aquisição”.

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Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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