Uma das estratégias de marketing mais comuns é fazer o uso de elementos visuais como forma de comunicação com o leitor. Com eles, é mais fácil atrair e cativar sua atenção, e por isso, estar atento a otimização de conteúdo visual também é muito importante.
Assim, ao otimizar o conteúdo visual de seu site, a experiência do usuáriose torna melhor, bem como o seu posicionamento em um mecanismo de busca, o que gera crescimento orgânico, que é o maior objetivo de qualquer site.
Por isso, é necessário entender mais sobre a utilização de conteúdos visuais e sobre as melhores práticas para otimizar esses conteúdos. Portanto, se você deseja adquirir esse aprendizado, continue a leitura nos seguintes tópicos:
Vamos lá:
São diversas as razões pelas quais o uso de recursos visuais em sites e blogs impulsionam uma estratégia de SEO, por isso, vamos apresentar aqui as mais relevantes. São elas:
É difícil conseguir manter sua persona focada por mais do que alguns segundos em um conteúdo que é composto somente por texto, e é nisso que entram os recursos visuais, pois capturam a atenção do leitor mais rapidamente.
Além disso, eles possuem a capacidade de compartilhar uma enorme quantidade de informações em um tempo de processamento pequeno de quem está visualizando.
Por exemplo:
Assim, além de captarem a atenção, também são mais eficientes em reter a atenção do leitor do que parágrafos em um texto, e ainda podem fazer com que esse conteúdo seja memorizado mais facilmente.
Ao oferecer essa experiência para os visitantes de um site, é possível ver impactos na estratégia de SEO.
Quando o conteúdo visual de um site segue um padrão, ele passa a ser parte de sua identidade visual, e leva a marca a ser ainda mais identificável para o público.
No caso da Voitto, nossa marca conta com as cores: laranja, preto e branco, e os nossos elementos visuais são facilmente reconhecidos por conta disso. É o caso da seguinte imagem:
Mas vale ressaltar que isso não quer dizer que a logodo site/empresa deve ir em todo o conteúdo existente, mas sim que tenha uma linguagem visual única, própria de sua marca.
Assim, se tornar mais identificável ajuda no fortalecimento da marca, e consequentemente impulsiona o SEO.
Atualmente, são diversas as plataformas que oferecem modelos de recursos visuais prontos e, melhor ainda, personalizáveis, o que permite a criação de uma identidade visual original e que se adequa melhor a sua marca.
Dessa maneira, com essa personalização, os visitantes passam a ter uma melhor percepção de seu site, bem como os envolve com ele por mais tempo.
Quando uma página conta com recursos visuais, se torna muito mais atraente para o usuário, e por consequência, é muito mais compartilhada.
Associando isso às mídias sociais, que são ainda mais focadas no conteúdo visual, é bem provável que os usuários compartilhem seu conteúdo em suas próprias contas, o que aumenta ainda mais o tráfego no seu site.
Existe ainda outra tática que faz com o tráfego para o seu site aumente, é o chamado tráfego pago!
Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.
Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.
Pensando nisso, desenvolvemos para o seu uso a Planilha de Performance de Adwords, de forma a facilitar o seu controle sobre esses anúncios.
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A parte mais proveitosa de apostar na utilização de um conteúdo visual é que é possível aproveitar conteúdos já publicados transformando-os em elementos visuais.
Por exemplo, o texto em um blog pode ser transformado em um infográfico, que ainda pode ser dividido em outras imagens e compartilhado nas redes sociais.
Utilizamos dessa estratégia dentro do nosso Blog, a partir de um artigo do Ciclo PDCA, pudemos criar uma imagem chamativa e mais dinâmica!
Ou ainda, esses elementos podem acompanhar um outro artigo, trazendo informações (como é o caso de dados) de algum artigo anterior e deixando seu texto mais dinâmico, pois esses dados acabam se tornando mais atraentes.
Por fim, se essas razões ainda não te convenceram, basta que você passe a agregar um conteúdo visual ao site, e então utilize suas ferramentas de análise de SEO para examiná-lo, que você observará uma diferença efetiva, contando com melhores resultados.
Agora que você entende a importância dessa utilização, vamos te explicar as melhores práticas para realizar a otimização de conteúdo visual no próximo tópico!
Ao otimizar um conteúdo visual, é essencial pensar que todos os elementos existentes devem possuir uma ótima qualidade, e isso vai além de imagens bonitas.
Ou seja, é preciso pensar na informação que esses elementos trazem, pois ela precisa ser em forma de conceitos resumidos e que possuem uma leitura fácil, de maneira que facilite a absorção do conteúdo pelo leitor.
Outro fator que deve pesar na hora da otimização do conteúdo visual é o desempenho das imagens. Ou seja, é preciso utilizar imagens que não deixarão seu site mais lento.
Assim, é importante preocupar-se com o tempo de carregamento dessas imagens, e esse tempo está diretamente relacionado com o tamanho da imagem.
Se o elemento visual for muito pesado, as outras estratégias de otimização não irão valer de nada.
Por isso, deve-se focar em ter imagens leves, e assim, o tempo de carregamento delas será menor, e o desempenho das páginas não será prejudicado.
É fundamental preencher a alt text de forma curta, que conte com a principal palavra-chave do conteúdo da página, ou ainda as suas possíveis variações.
Se atente também para o nome de arquivo das imagens, que também deve constar com essa palavra-chave, e se possível, fazer o uso de hifens para separá-las, além de não incluir mais do que 4 palavras-chave em sua descrição.
Como já comentamos, a possibilidade de compartilhar um conteúdo faz com que o tráfego para um site aumente. Mas além disso, se os elementos visuais forem compartilháveis, isso também reforça a autoridade do site.
Além do mais, lembre-se de divulgar esse conteúdo, já que, se ele é compartilhável, você também deve efetuar essa divulgação.
Chegamos então ao fim deste artigo, mas o seu aprendizado não precisa acabar aqui. Com o Blog Voitto, você pode aprender sobre diversos assuntos do Marketing Digital e do Marketing de Conteúdo, bem como sobre diferentes estratégias de SEO! Sendo assim, não deixe de verificá-los!
Mas antes, tenho algo para você. Acredito que se você chegou até aqui, tem interesse em ver o seu site/blog/negócio crescer ainda mais, não é mesmo? Como deve saber, nada melhor para isso do que a aplicação de boas técnicas de marketing.
Por isso, te pergunto: você sente que tem conhecimento suficiente para realizar essa aplicação e consequente fazer o seu negócio crescer? Se não, a Voitto tem a solução para o seu problema! Veja o próximo tópico.
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Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!
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