O que é uma pessoa multipotencial?
5 sinais de que você é uma pessoa multipotencial!
Quais as vantagens de ser uma pessoa multipotencial?
Invista em resultados para sua carreira!

Como saber se você é uma pessoa multipotencial? Confira os principais sinais!

Você tem interesses por áreas diferentes e não sabe como gerir isso? Saiba mais sobre o conceito de pessoas multipotenciais nesse artigo!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Como saber se você é uma pessoa multipotencial? Confira os principais sinais!

Tradicionalmente, a escolha de uma única profissão para ser seguida pelo resto da vida é algo que foi vivido pelos nossos ancestrais e passados de geração para geração.

Entretanto, um novo conceito vem rompendo essa ideia tradicional e transgredindo o campo profissional: a multipotencialidade. Você sabe o que é uma pessoa multipotencial? 

Se sua resposta for não, não se preocupe, pois, o objetivo desse artigo é justamente esclarecer possíveis dúvidas sobre esse assunto. Logo, acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é uma pessoa multipotencial? 
  • 5 sinais de que você é uma pessoa multipotencial! 
  • Quais as vantagens de ser uma pessoa multipotencial? 
  • Invista em resultados para sua carreira! 

Vamos à leitura?

O que é uma pessoa multipotencial? 

De forma objetiva, podemos definir uma pessoa multipotencial como alguém que consegue ter interesse em desenvolver habilidades e competências em áreas distintas. 

Esse conceito não é tão recente e também recebe outros nomes, tais como o termo de multipotencialidade, polímata ou pessoa renascentista. 

Além disso, a multipotencialidade é um termo que se refere a pessoas que tem algumas tendências como a transição de carreira para áreas distintas, atuação em diferentes setores ou até mesmo a inovação nas novas formas de atuação.

Logo, uma pessoa multipotencial rompe com a ideia de que nós temos que ser apenas uma coisa durante toda a nossa vida e abre para a possibilidade de ser várias coisas, explorando diversos potenciais.

Antes de continuar a leitura, se liga nessa dica!

Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil. Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.

Ao baixar nosso eBook, você terá um guia passo a passo e prático para conseguir ter boas ideias, melhorá-las e acelerá-las e também 10 passos práticos para tirar essas ideias do papel

Clique no Banner para baixar!

Muito interessante, não é mesmo?

Agora que você já sabe o conceito, que tal conferir quais são os sinais para poder identificar se você é ou não uma pessoa multipotencial? Veja isso e muito mais no próximo tópico! 

5 sinais de que você é uma pessoa multipotencial! 

Com o conceito de multipotencialidade assimilado, chegou o momento de identificar se você é ou não uma pessoa multipotencial. Para isso, conheça os principais sinais disso:

1. Começar muitos projetos e não finalizar todos

Apesar de soar como negativo esse hábito de começar vários projetos e não finalizar, essa é uma carcaterística recorrente de pessoas multipotenciais e demonstra algo interessante: a iniciativa de começar algo novo.

Dessa forma, pessoas multipotenciais estão sempre envolvidas em novos projetos de diferentes áreas e assim, desenvolvem diversas soft skills que fazem sua formação profissional ser única.

2. Ter curiosidade de aprender coisas novas 

Você se considera uma pessoa curiosa? A curiosidade é uma característica muito comum do nosso dia a dia e ela ajuda muito no processo de aprendizado, afinal, pessoas interessadas costumam conduzir melhor o processo de aprendizagem.

Logo, com as pessoas multipotenciais não seria diferente! Tais costumam ser muito curiosas para diversos assuntos, o que facilita no aprendizado de muitas coisas ao mesmo tempo.

3. Ter interesses distintos entre si

Na formação acadêmica, a divisão entre exatas, humanas e biológicas é algo bem tradicional. Mas, você conhece alguém que se encaixa em mais de uma dessas áreas? Essa é uma pessoa multipotencial.

Ter interesses em diversas áreasrevela que essa pessoa tem mais de um potencial para ser explorado e isso não pode ser negligenciado, afinal, as pessoas podem ser o que elas quiserem!

4. Perder o interesse por algo que poderia ser duradouro 

Você já começou algo que poderia durar por muito tempo mas perdeu o interesse de dar continuidade no meio do processo?

Essa é uma das características mais marcantes de pessoas multipotenciais!

Isso acontece porque a pessoa deixa de se sentir estimulada por aquilo e passa a ter novos interesses que poderiam ser mais interessantes explorar.

5. Ter dificuldades de escolha da carreira

É bem provável que alguém já tenha sido questionado sobre o que você queria ser quando crescesse, certo? Nessa pergunta, não são dadas muitas opções de carreira e espera-se uma resposta singular para ela.

Apesar disso, muitas pessoas tem dificuldades em serem asssertivos nessa resposta, justamente por terem dúvidas em qual carreira seguir e dificuldades em tomar essa decisão.

Além disso, as pessoas multipotenciais costumam estar em dúvidas entre duas carreiras totalmente distintas, o que faz com que a decisão seja ainda mais difícil que o habitual.

E você, com quantos desses sinais de multipotencialidade você se identifica? 

Por fim, não deixe de continuar a leitura desse artigo para descobrir quais são as principais vantagens de ser uma pessoa multipotencial, confira!

Quais as vantagens de ser uma pessoa multipotencial? 

Se você é uma pessoa multipotencial ou quer se tornar uma, com certeza conhecer as vantagens disso será um incentivo. Por isso, listamos as principais, veja: 

Desenvolvimento de habilidades e competências 

Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais a procura de profissionais que tenham habilidades que vão além do conhecimento técnico. 

Por isso, ser uma pessoa multipotencial é uma ótima oportunidade para desenvolver competências em diferentes áreas e assim, se tornar um profissional diferenciado e que consequentemente se destaca no mercado de trabalho.

Estimulação em encarar desafios 

Os desafios sempre surgem, isso é fato! Mas, muitas pessoas acabam desistindo de tentar por medo de não conseguir encarar esses desafios.

Diante disso, uma pessoa multipotencial é estimulada a encarar esses desafios e superá-los, visto que, sua principal motivação é guiada pelos novos interesses e isso estimula a minimizar o medo de mudar.

Aumento da flexibilidade e adaptação 

Toda mudança traz uma necessidade de adaptação e para uma pessoa multipotencial, não seria diferente. Com isso, ela adquire muita flexibilidade para lidar com as mudanças, o que é muito importante!

Desenvolvimento do autoconhecimento

O autoconhecimento é uma habilidade muito relevante tanto para o crescimento pessoal quanto para o profissional. Por isso, desenvolvê-lo é necessário, principalmente para uma pessoa multipotencial.

Isso porque, ao entender melhor seus interesses e alinha-los com seus objetivos, a multipotencialidade é evidenciada de maneira positiva e se torna uma aliada para o crescimento da pessoa.

Destaque no recrutamento de empresas 

Muitas empresas estão privilegiando habilidades e experiências na contratação, o que não evidencia a formação profissional em primeiro plano mais.

Dessa forma, pessoas multipotenciais tem a tendência de se destacar em processos seletivos, o que é uma vantagem muito interessante.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para sempre estar por dentro de todos conhecimento de mais alto nível para te agregar.

E não acaba por aqui, confira esta super dica final! 

Invista em resultados para sua carreira! 

Inscreva-se agora no curso de Criatividade e Resolução de Problemas e inove sua carreira!

Você tem algum problema que não consegue resolver? Você acredita não ter o dom da criatividade? Com a criatividade aliada à resolução de problemas você é capaz de identificar um problema e gerar soluções inovadoras, mudando a forma de olhar para as situações em qualquer âmbito.

Este treinamento conta com os passos fundamentais para identificação de um problema e construção de soluções, tanto no cotidiano quanto no trabalho, apresentando ferramentas como Brainstorming Reverso, Design Thinking, Design Sprint e Lean Inception de forma prática e dinâmica.

Se você deseja inovar na resolução de qualquer problema, essa capacitação é para você! 

criatividade e resolucao de problemas

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

[KIT] Calendario e Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendario E Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.