O que são os planejamentos estratégico, tático e operacional?
Diferenças entre os tipos de planejamento estratégico, tático e operacional
Ferramentas que auxiliam no planejamento estratégico, tático e operacional
Qual a importância de fazer o planejamento estratégico, tático e operacional?
Dica bônus!

Quais as diferenças entre planejamento estratégico, tático e operacional? Veja agora!

Entenda a importância do planejamento estratégico, tático e operacional, as diferenças entre eles e descubra ferramentas para auxiliá-los.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quais as diferenças entre planejamento estratégico, tático e operacional? Veja agora!

Assim como qualquer coisa que precisa ser feita na vida, o planejamento é fundamental em uma empresa.

Mas, no caso do meio empresarial, esse planejamento é um pouco diferente, pois é dividido em três blocos imprescindíveis em qualquer negócio: o planejamento estratégico, tático e operacional.

Seja uma empresa de pequeno ou grande porte, esse planejamento vai ser a chave para um bom desenvolvimento, para fidelizar mais clientes e para um crescimento saudável e organizado de acordo com as metas planejadas.

Esses fatores são fundamentais para atingir resultados exponenciais no mercado.

Então se você deseja saber como é feito, para que serve, por que fazer, quais os benefícios e como fazer um planejamento estratégico, tático e operacional, continue lendo este texto que iremos explicar tudo sobre esse assunto.

Nesse artigo você aprenderá mais sobre os seguintes tópicos:

  • O que são os planejamentos estratégico, tático e operacional?
  • Diferenças entre os tipos de planejamento estratégico, tático e operacional;
  • Ferramentas que auxiliam no planejamento estratégico, tático e operacional;
  • Qual a importância de fazer o planejamento estratégico, tático e operacional?

O que são os planejamentos estratégico, tático e operacional?

Se você caiu aqui de paraquedas e está perdido, vamos te ajudar. Antes de mais nada, vamos à algumas explicações sobre o planejamento estratégico, tático e operacional.

O planejamento estratégico, mais conhecido como PE, deve ser a base para qualquer empresa, e é dele que derivam outros dois blocos: o planejamento tático e o operacional.

A seguir vamos explicar um pouco sobre cada um e as principais diferenças entre eles.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é baseado nos principais pilares que toda e qualquer empresa deve ter: sua missão, sua visão e seus valores, e deve ser criado pensando num período a longo prazo.

Um ponto importante é que geralmente as maiores lideranças das organizações estão envolvidas na sua criação.

Por isso, é importante que, no momento em que for feita a sua criação, diversos fatores internos e externos sejam levados em conta. Como alguns exemplos de fatores a serem analisados temos a situação econômica atual e o ambiente externo.

Iremos citar nos próximos tópicos algumas ferramentas que podem ajudar bastante no seu processo de criação.

Planejamento tático

O planejamento tático está diretamente ligado ao planejamento estratégico, e seu papel é criar metas e objetivos para desenvolver processos ou condições favoráveis para a realização das metas presentes no PE.

Em outras palavras, é nele que são criados os planos de ação que devem ser realizados no planejamento operacional. Um detalhe importante é que o planejamento tático deve ser feito para um período de médio prazo.

Esse planejamento deve contemplar as ações a serem realizadas em cerca de 1 a 3 anos e envolver, além das maiores lideranças, outras áreas e departamentos da empresa, como os setores de gestão e, claro, o setor operacional.

Para que você consiga desenvolver melhor as metas e objetivos do seu negócio, preparamos um e-book totalmente gratuito sobre planejamento de metas. Confira!

Como traçar metas assertivas e eficientes?

Confira o eBook Introdução ao Planejamento de Metase aprenda a traçar metas para o crescimento da sua empresa!

Definir boas metas é um dos pilares de qualquer negócio bem-sucedido. A partir delas você poderá traçar o seu crescimento, para qual direção seguir e avaliar os resultados obtidos anteriormente pela sua empresa.

Por isso, a Voitto se juntou com o Blog Industrial Nomus e o IESPe para desenvolver o ebook “Introdução ao Planejamento de Metas” que irá tirar suas dúvidas e ensinar como montar as melhores metas para sua indústria.

Não perca tempo e baixe o seu agora!

Introdução ao Planejamento de Metas

Planejamento operacional

No planejamento operacional é necessário que sejam definidas as principais operações a serem realizadas para que todos os objetivos do planejamento estratégico sejam cumpridos.

Ele envolve basicamente todos os setores e departamentos da empresa, sendo elaborado para um curto prazo, de 3 a 6 meses.

É importante lembrar que os três planejamentos devem sempre estar muito bem alinhados para que os objetivos da empresa sejam alcançados, o que é essencial para a excelência operacional de toda a organização, permitindo que a empresa cresça cada vez mais de maneira saudável e estruturada.

Diferenças entre os tipos de planejamento estratégico, tático e operacional

Existem dois pontos principais que mais diferenciam os três planejamentos: o prazo de execução e as equipes envolvidas na criação.

O mais importante de tudo é que os três planejamentos devem ser feitos de maneira interdependente, a fim de trazer os melhores resultados e de estabelecer a prática da melhoria contínua na empresa.

No planejamento estratégico, o prazo costuma ser de 5 a 10 anos, envolvendo as principais lideranças da empresa; no tático, o prazo é de 1 a 3 anos e, além das principais lideranças, também envolve outros setores da empresa; já o planejamento operacional tem prazo de 3 a 6 meses e envolve todos os departamentos.

Ferramentas que auxiliam no planejamento estratégico, tático e operacional

É possível perceber que o planejamento estratégico, tático e operacional de uma empresa não é uma tarefa fácil de ser feita.

Portanto, existem algumas ferramentas e métodos que podem ajudar na árdua tarefa de definir e alcançar os objetivos estratégicos da organização, para que isso ocorra de forma saudável:

● O canvas é uma das ferramentas mais utilizadas na elaboração de um plano de negócios e pode ajudar muito na elaboração do seu planejamento;

● A análise SWOT tem como objetivo auxiliar a empresa na tomada de decisões. Também é possível fazer essa análise pelo Excel, o que facilita muito a vida de quem tem uma empresa e deseja organizá-la melhor;

● O lean manufacturing ajuda na diminuição de desperdício das empresas, sendo muito útil quando utilizado na elaboração do planejamento estratégico, tático e operacional;

● O método de análise e solução de problemas auxilia as empresa a melhorarem seu desempenho por meio da resolução de problemas;

● O planejamento agregado ajuda as empresas na tomada de decisão com relação à sua produção.

Utilizando essas principais ferramentas, fica mais fácil a elaboração do planejamento estratégico, tático e operacional de qualquer organização.

Qual a importância de fazer o planejamento estratégico, tático e operacional?

Para alcançar o verdadeiro sucesso, uma empresa precisa ter bem definidos os seus objetivos, sabendo o que realmente importa para a organização.

Além disso, deve estruturar uma série de estratégias capazes de facilitar que as metas estabelecidas sejam cumpridas. Somente assim é possível se diferenciar e atingir resultados exponenciais no mercado.

O planejamento estratégico, tático e operacional vai ser o fator decisivo para esse sucesso. Tendo isso bem planejado, é possível avaliar o mercado e assim estabelecer ações eficazes para atingir a meta da organização.

É importante destacar que essa meta deve ser bem definida, mas ao mesmo tempo adaptável, para que se encaixe com a realidade e as mudanças ocorridas com o passar do tempo.

Um bom planejamento estratégico, tático e operacional é capaz de ajudar qualquer empresa a melhorar seus resultados, a economizar tempo entre as suas operações e ainda auxiliar no seu crescimento saudável.

Dica bônus!

Você sabe o que é um planejamento estratégico? Ele se refere a um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado.

Provavelmente você já ouviu falar bastante sobre isso, não é mesmo? Porém, sabemos que nem sempre é fácil gerenciar todo esse planejamento, então, pensando nisso criamos um planilha que pode te ajudar!

Faça o download agora da nossa planilha de planejamento estratégico completamente gratuita e veja como ela possibilita uma sinergia entre todas as áreas da organização.


Clique no botão e faça o download

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

planejamento e controle da producao

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Planejamento E Controle Da Produção

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.