Dica de ouro!
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha:
Quer aprender mais sobre Excel?

Veja como fazer uma Planilha de contas a receber no Excel

Aprenda a gerenciar e controlar suas contas a receber de forma fácil e ágil e contribua para uma eficiente gestão financeira na sua empresa!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja como fazer uma Planilha de contas a receber no Excel

Para uma eficiente gestão financeira na empresa é necessário implantar alguns controles gerenciais, que forneçam um sistema gerador de informações que possibilite a efetivação do planejamento de suas atividades e controle de seus resultados. O controle das Contas a Receber fornece informações para tomada de decisões sobre um dos ativos mais importantes que a empresa dispõe, os créditos a receber originários de vendas a prazo.

Nossa planilha foi desenvolvida para você que está cansado de usar ferramentas complexas e de difícil preenchimento. Ela é prática e fácil de usar e este manual irá te ajudar a dominá-la para que você possa controlar melhor suas contas a receber.

Dica de ouro!

Você tem deseja ter um melhor controle das suas entradas e ainda saber quanto cobrar de cada cliente? Com a nossa Planilha de Contas a Receber você terá uma ferramenta fácil e automática para calcular, e ainda como organizar suas contas a receber.

Com esta planilha, você contará com espaços para registrar suas principais receitas e previsões, além de gerar gráficos para facilitar ainda mais a interpretação, análise e controle das informações.

Incrível não é mesmo? Faça o seu download gratuitamente clicando no botão abaixo!

planilha contas a receber

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha:

Entenda como usar a Planilha de Contas a Receber

A planilha de contas a receber é dividida em 4 abas que são navegáveis pelo menu inicial:

Planilha de Contas a Receber

Plano de Contas a Receber

Esta aba precisa ser customizada antes de utilizarmos a planilha, mas para isso precisamos entender os conceitos de Conta e Plano de Contas:

  1. Conta: é um nome técnico que identifica os elementos patrimoniais (bens, direitos e obrigações) e os elementos do resultado (receita e despesas).
  2. Plano de Contas: é a classificação da natureza das receitas ou das despesas de uma empresa. Permite uma organização para análise e tomada de decisão. De maneira bem simples, é uma lista que divide as principais contas da empresa em grupos e subgrupos.

É importante que você estabeleça os níveis de detalhamento de acordo com a realidade da sua empresa, mas com cuidado para não detalhar demais e acabar dificultando o trabalho de registro das receitas e das despesas.

No caso dessa planilha, só utilizaremos itens de receitas.

Esta aba é uma estrutura inicial, caso você ainda não tenha um plano de contas pronto. Ela está dividida em:

Receitas Diretas

  • Receitas de Produtos
  • Receitas de Serviços

Receitas Indiretas

  • Receitas não-operacionais

Para cada subgrupo dessa estrutura, você precisa preencher com as contas relativas àquele grupo que de fato existem na sua empresa.

Plano de contas


Esta aba consiste em duas colunas. A primeira coluna é bem simples. Para cada conta que existe, para fins contábeis, é importante que exista um número de referência para a mesma. Assim, basta seguir o padrão da planilha. Na segunda coluna você vai adicionar as contas de acordo com os subgrupos que estiver preenchendo. Para preenchê-la é preciso conhecer bem sua empresa.

Controle de Contas a Receber

Nesta aba serão inseridas todas as receitas da empresa. Esta aba funciona da seguinte forma:

No topo da planilha de contas a receber há botões que facilitarão a navegação na planilha através dos meses.

Controle


No espaço para cada mês, existem 6 colunas que devem ser preenchidas, cada uma com uma função específica:

1. Data de Vencimento: onde você coloca o dia referente ao vencimento da conta que você terá que receber.

2. Número de Referência: aqui você entra com o número de referência da conta que está na aba "Plano de Contas a Receber".

3. Item: o item a ser recebido já aparecerá automaticamente após inserir o número de referência, pois o item da conta já foi inserido na aba "Plano de Contas a Receber".

4. Valor: onde se coloca o valor a ser recebido referente ao item.

5. Status: Indica se o valor foi recebido ou não. Esse item é essencial para a análise do Fluxo de Caixa.

6. Situação: Essa coluna também não precisa ser preenchida. Caso o prazo que você preencheu no item 1 (Data de Vencimento) já tiver passado e o status estiver como "não recebido", você receberá a informação de que essa conta está vencida. Caso faltem 7 dias ou menos, você é avisado que o prazo está próximo. Se o pagamento for efetuado e mudar o status para recebido, ela se altera também.

DRE

Com as abas "Plano de Contas a Receber" e "Controle de Contas a Receber", a aba DRE já será preenchida automaticamente. No entanto, caso seja adicionada alguma linha no Plano de Contas, também é preciso adicionar uma linha nesta aba. Também é importante não esquecer de "puxar" as fórmulas para as linhas adicionadas, para que os números apresentados sejam os corretos.

Nesta aba você poderá acompanhar o total de contas a serem recebidas mês a mês de cada critério.

DRE

Fluxo de Gastos e Gráfico

No fluxo de gastos você terá uma resposta fidedigna de quanto já recebeu de fato, diferente da DRE que você tem a informação das contas a serem recebidas dos meses.

Esta tabela será preenchida automaticamente após o preenchimento completo da aba "Controle de Contas a Receber". Todos os itens que estiverem marcados, na coluna "status", como recebidos, são automaticamente puxados para essa aba:

Análise


A linha "Receitas Recebidas" mostra o valor das contas JÁ RECEBIDAS no mês. A linha "Acumulado" mostra o valor total recebido até aquele mês, desde Janeiro. Por fim, a linha "Variações das Receitas" exibe a variação entre o mês e o mês anterior das despesas pagas.

Abaixo, temos exibidos os valores totais das Contas a Receber e Total de Contas Recebidas no ano. No exemplo abaixo, vemos que a empresa não recebeu todas as receitas que deveria.

Total das contas recebidas


Os gráficos abaixo discriminam esses valores mês a mês, a fim de facilitar o controle das contas:

Total de contas a receber

Total recebido no ano


Os próximos gráficos em pizza mostram a divisão das receitas. No primeiro, por receitas diretas e indiretas e, no segundo, divisão por tipo de receitas.

Quer aprender mais sobre Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

E aí, gostou do nosso artigo? Então compartilha com os amigos e deixe seu feedback  nos comentários. Sua opinião é muito importante para nós!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui para fazer o download da planilha!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Contas A Receber

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.