O que é gestão de conflitos?
Quais os pontos positivos da existência de conflitos?
Os pontos negativos da existência dos conflitos
Como fazer a gestão de conflitos?
Quer mais dicas para aprender a resolver conflitos?

Aprenda a importância do porquê fazer a gestão de conflitos na sua equipe e revolucione sua empresa!

A gestão de conflitos é essencial dentro de qualquer equipe. Descubra por que é importante aprender e como fazer uma gestão de conflitos eficiente para evitar atritos dentro de equipes.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Aprenda a importância do porquê fazer a gestão de conflitos na sua equipe e revolucione sua empresa!

Os conflitos fazem parte de todos os tipos de relações sociais e podem ser até saudáveis. No entanto, quando estamos no contexto empresarial, relações conflituosas podem comprometer significativamente o propósito da empresa.

Dessa forma, é importante que não só o gestor, CEO ou líder, mas também todos os integrantes da equipe aprendam as técnicas essenciais para fazer uma boa gestão de conflitos.

Quer entender melhor o porquê disso? Então, continue a leitura, pois você encontrará no artigo:

  • O que é a gestão de conflitos?
  • Quais os pontos positivos da existência de conflitos?
  • E quais os pontos negativos?
  • Quais as estratégias para gerenciar um conflito?

Nesse artigo, você descobrirá o porquê de aprender a gestão de conflitos e ainda ganhará uma dica valiosa para colocar essa gestão em prática. Preparado? Então, siga a leitura!

O que é gestão de conflitos?

A gestão de conflitos é o conjunto de estratégias para garantir um ambiente de trabalho harmonioso, confortável e produtivo.

Essas estratégias são importantes não só quando uma discussão ou desentendimento acontecem. Elas podem ser usadas como medida na prevenção de problemas entre duas ou mais pessoas no trabalho.

Você já ouviu a expressão "tem um elefante na sala"?

Ela diz respeito à situações nas quais existe um certo problema incomodando, porém as pessoas não comentam. Esse tipo de situação é a mais comum no dia a dia de uma empresa e é a que causa mais danos para o time.

Os gestores e líderes devem ser as primeiras pessoas dispostas a aprender, identificar e lidar com o elefante. Eles precisam tomar ações para impedir que um problema torne-se o foco da equipe.

Agir dessa maneira se constitui como uma boa prática de um líder. Quer descobrir outras práticas? Então confira abaixo!


Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?

Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.

Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.

Além disso, no nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.

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Apesar dos conflitos representarem uma ameaça para o ambiente de trabalho, há situações nas quais é necessário que eles aconteçam, para que a equipe possa resolver um impedimento, deixar algum ponto mais claro e para que o time possa crescer.

Por isso, as habilidades em gestão de conflitos são importantes, pois incentivam a resolução dos problemas

Quais os pontos positivos da existência de conflitos?

Você pode encarar os conflitos como uma oportunidade de crescimento para aumentar a performance da equipe. Eles podem ser os combustíveis das ações transformadoras dentro de uma empresa.

Os principais pontos positivos dos conflitos são:

  • Otimizar do nível de maturidade da equipe
  • Incentivar ao debate de ideias
  • Revelar interesses e opiniões diferentes
  • Explorar as personalidades dos colaboradores
  • Estabelecer limites e regras de modo mais claro
  • Comprovar a coesão da equipe.

Esses benefícios só podem ser alcançados se o mediador entender como fazer uma boa gestão de conflitos. Caso contrário, os conflitos tornam-se ameaças e impedimentos comprometedores. Veja, a seguir, os pontos negativos que a falta de gestão de conflitos pode trazer!

Os pontos negativos da existência dos conflitos

Quando conflitos não são gerenciados da forma correta, eles podem desencadear problemas como:

Como praticar uma boa gestão de conflitos para impedir que algum desses pontos negativos aconteça? Descubra no próximo tópico!

Como fazer a gestão de conflitos?

As principais ações para fazer uma boa gestão de conflitos são:

1. Facilite a comunicação

Você lembra do tal elefante? As pessoas não falam que ele está na sala, porque, provavelmente, não consideram o ambiente de trabalho como um espaço aberto para expressão individual.

2. Identifique a raiz do problema

Na maioria dos casos, problemas e situações conflituosas tendem a se repetir, justamente porque os gestores atuam apenas nas consequências e não nas causas. Então, para evitar o retorno de conflitos, sempre busque entender o motivo e o contexto que provocou o surgimento dos problemas.

3. Busque a solução ganha-ganha

Há situações nas quais a resolução do conflito gera o favorecimento de apenas uma das partes. É interessante sempre tentar resolver os problemas, buscando formas de a equipe sentir que a solução trouxe melhoria para o time como um todo.

Quer mais dicas para aprender a resolver conflitos?

Você já se perguntou como lida com a Gestão no Conflitos no seu ambiente de trabalho? Bem, atualmente, é comum percebermos que existem atritos entre as pessoas de uma mesma equipe, o que interfere no desempenho de todos.

Portanto, saber lidar com situações adversas é essencial para a construção de uma boa imagem profissional.


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Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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