O que é uma gestão ágil de projetos?
Porque utilizar o Scrum?
4 principais certificações no universo Agile Scrum!
Para quem e porque fazer o curso de Fundamentos Scrum para a Gestão Ágil de Projetos?

Veja como e porque fazer uma certificação em Fundamentos Scrum e qualifique sua gestão ágil!

Sempre sonhou em ter uma certificação Agile Scrum, a formação mais completa e valorizada? Então sua hora é agora! Saiba como gerar projetos ágeis de qualidade e elevá-los a outro patamar

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Veja como e porque fazer uma certificação em Fundamentos Scrum e qualifique sua gestão ágil!

Para uma liderança no mundo VUCA, é preciso conhecer e utilizar as metodologias ágeis. Diante disso, temos no mercado, o framework Scrum, uma das metodologias mais famosas e mais utilizadas. Também há outras, como o DSDM e o Extreme Programming.

De acordo com a 14th Annual State of Agile Report, o Scrum tem sido o método escolhido por 58% das organizações, isso acontece porque esse framework possui uma gestão ágil, simples e iterativa. Quer saber mais, como funciona esse método ágil aplicado em projetos? Então, vamos lá!

Por meio dos tópicos abaixo, você entenderá os motivos do Scrum ser a melhor escolha para gerenciar seus projetos e como se tornar um Agile Scrum Foundation pela Exin:

  • O que é gestão ágil de projetos?
  • Porque utilizar o Scrum para a gestão de projetos?
  • Para quem e porque fazer o curso Fundamentos Scrum para a gestão ágil de projetos?
  • 4 principais certificações do universo Scrum! 

O que é uma gestão ágil de projetos?

Gestão ágil é a prática de utilizar os métodos ágeis para a gestão de projetos. Sua função é orientar os projetos e os processos, com o objetivo de que eles aconteçam de forma segura, rápida e eficiente.

O que difere a gestão ágil da gestão tradicional é o modelo de execução dos processos e das etapas. Uma gestão ágil possui todos os seus valores, princípios e práticas baseados no manifesto ágil.

Esse documento estabelece quais são as premissas para uma gestão ágil de um projeto. O nosso foco, nesse artigo, é abordar como funciona e qual a importância da metodologia ágil, o scrum, para a gestão de projetos de forma ágil.

Pensando nisso, o curso de Introdução ao Agile Scrum é um preparatório para quem deseja conhecer quais são os papéis e os eventos dessa metodologia.

Presente para você!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Garanta seu curso e entenda os motivos de se escolher o scrum para o gerenciamento de projetos.

Porque utilizar o Scrum?

Como já falamos, dentre as metodologias ágeis que existem no mercado, o Scrum tem sido a que melhor se adapta. Por esse motivo é que tem sido a metodologia mais aplicada nas organizações.

Esse método possibilita a otimização dos processos de desenvolvimento e/ou de manutenção de qualquer tipo de projeto, desde os mais simples até os mais complexos.

1. Qualidade e agilidade nas entregas

O Scrum é uma metodologia embasada em uma abordagem iterativa e incremental, para a gerar entregas de valor com frequência. Isso acontece por meio do que chamamos de eventos e de artefatos.

As sprints, que é um artefato, em que ocorrem as etapas do desenvolvimento do projeto. Desse modo, o Product Owner, é responsável por direcionar o projeto e averiguar se está tudo de acordo com as necessidades do cliente.

Sendo assim, ao final de cada sprint, ele avalia o que foi produzido, apresenta ao cliente e recolhe os feedbacks.

Esse processo faz com que as entregas aconteçam de forma mais ágil e com valor agregado, ou seja, com qualidade, de acordo com o que o cliente necessita.

2. Aumento da produtividade

Quando falamos de aumento da produtividade da equipe, se diz respeito à autonomia com que a equipe possui dentro de um projeto. Já que as equipes scrum possuem um autogerenciamento e uma adaptabilidade.

Assim a motivação do time é potencializada, fazendo com que tenham maior facilidade e menor impedimento no processo de trabalho.

3. Reduz os desperdícios no projeto

O gerenciamento de um projeto scrum preza pela simplicidade e a qualidade só ocorre porque o team scrum sempre se preocupa em fazer o projeto exatamente como o cliente pediu.

Por consequência, há uma maior produtividade, pois a equipe possui apenas um foco e por isso utiliza somente as ferramentas necessárias para a execução, o que ocasiona um menor desperdício.

O desperdício não é somente de materiais ou de dinheiro, mas também de tempo. Isso porque o time centraliza suas energias em apenas um objetivo de cada vez.

4 principais certificações no universo Agile Scrum! 

Veja agora alguns métodos tradicionais de certificação Scrum para elevar o seus negócios a outro patamar, com eficácia e qualidade!

1. Agile Scrum Foundation (ASF) do EXIN:

Essa certificação é oferecida por um dos mais famosos institutos de exames de TI no mundo, o EXIN. É uma certificação ideal para quem quer iniciar nas gestões de Agile Scrum e ter um currículo abrangente e rico.

Ademais, o conhecimento adquirido dessa certificação é bem maior por englobar várias práticas ágeis no currículo que não estão documentadas no Scrum Guide.

2. Certified Scrum Master (CSM) da Scrum Alliance: 

A certificação CSM é uma das certificações mais famosas, é preciso realizá-la presencialmente e é uma prova considerada de nível fácil.

3. Professional Scrum Master (PSM I):

É uma certificação para comprovar o conhecimento do candidato em Agile Scrum, com exames precisos e profissionais. O principal objetivo dessa certificação é avaliar o conhecimento do Scrum Guide.

4. Scrum Fundamental Certified (SFC) da ScrumStudy:  

Essa certificação é gratuita e é conhecida por ser de nível fácil, com objetivo principal focar na autoa-valiação do candidato, isto é, um ponto de partida para avaliar seu nível de conhecimento a respeito dos Fundamentos Scrum.

Para quem e porque fazer o curso de Fundamentos Scrum para a Gestão Ágil de Projetos?

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.