Muitas empresas ainda se enganam quando pensam que a venda, por si só, já garante o sucesso do cliente. Porém, sem um pós-venda eficiente, a satisfação do cliente irá por água abaixo.
Você sabe o que é o processo de pós-venda e como estruturar ele de forma eficiente?
É o que você vai descobrir nesse artigo, por meio dos tópicos abaixo:
O pós-venda é o processo que sucede à venda de um produto ou serviço. Trata-se de uma etapa muito estratégica para a empresa e para o sucesso do cliente, já que é nesse momento que ele saberá sobre a sua satisfação com a compra.
Dessa forma, o pós-venda representa todas as ações destinadas ao relacionamento duradouro com o cliente, focado no atendimento de suas necessidades e, consequentemente, na sua fidelização.
Assim, o pós-venda é muito envolvido nas áreas de Marketing e Vendas, que são setores de grande relevância para auxiliarem no relacionamento com o cliente.
Falando nessas duas áreas de grande importância, já pensou em estudar sobre indicadores de marketing digital, fazer uma pesquisa de mercado e uma pesquisa de satisfação?
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Agora que você já baixou o nosso kit, você vai conferir qual é a importância do pós-venda para uma organização!
Vamos lá?
Como você viu, o pós-venda proporciona muitas ações e benefícios, tanto ao consumidor, quanto à empresa. Assim, a importância de implementar um pós-venda eficiente na organização está no relacionamento, respeito e atendimento ao cliente.
Sobretudo, o fator mais importante do pós-venda é a possibilidade de fidelização e do sucesso do cliente, levando à recorrência de compras e, consequentemente, ao aumento do faturamento e da reputação da empresa.
Agora que você já sabe o que é o pós-venda, de fato, e qual é a importância de sua implementação em uma empresa, você vai conferir algumas informações sobre como estruturar ações de pós-venda.
Aqui separamos para você 5 dicas de como ter um pós-venda de sucesso. São elas:
Vamos falar sobre cada uma dessas dicas, então pegue um papel e uma caneta e comece suas anotações!
É importante ter e saber gerir um banco de dados dos clientes novos e antigos da empresa. Dessa forma, é essencial que esses dados estejam atualizados e que o canal de comunicação com o cliente seja aberto.
O follow up serve para, além de lembrar ao cliente que você existe, manter um relacionamento duradouro e quem, sabe fidelizá-lo.
Esse relacionamento pode acontecer por meio de redes sociais, e-mails informativos ou ligações. O importante é não deixar a relação esfriar!
Ps: não vale só fazer o follow-up no fim do mês para bater a meta, ok?
Juntamente com o histórico de clientes, é fundamental coletar feedbacks e observações dos clientes. Assim, você coletará as suas preferências e poderá oferecer produtos ou serviços no futuro de forma assertiva!
Além disso, fazer a pesquisa de satisfação é essencial para saber como anda o NPS da sua empresa.
Você se lembra da história de conhecer o banco de clientes para saber oferecer produtos e serviços assertivos que sejam do interesse deles? É agora que você precisará pensar sobre isso!
Seja por meio do histórico de compras ou de algum feedback, elabore uma estratégia para atender à necessidades do consumidor. Isso mostrará para ele que você se importa e está atento aos seus anseios.
Por último, mas não menos importante, saiba presentear o seu cliente! Aqui vale de tudo: seja uma caneca, uma caneta, ou até um vale presente/desconto para a próxima compra.
O importante é mostrar ao consumidor que ele é importante e essencial para a sua empresa. Após isso, é até provável que você consiga conquistar novos clientes!
Agora que você entendeu o que é o pós-venda e como essa área pode fazer com que a sua empresa alcance resultados, conheça o nosso programa de Formação Empreendedora, para estruturar seu negócio baseado na experiência de empreendedores experientes!
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Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.
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