Como funciona o Home Office?
Como conciliar o Home Office com as demais atividades?
Como aumentar minha produtividade no Home Office?
Utilize a técnica Pomodoro para acabar com a procrastinação!
Como funciona o Método Pomodoro?
5 dicas para manter sua produtividade no home office
Coloque em prática seus conhecimentos sobre produtividade no home office

Veja algumas dicas para aumentar sua produtividade no home office

Aprenda a definir metas, conciliar o home office com outras atividades e implementar metodologias para ser mais produtivo, ganhando destaque e reconhecimento em sua organização.

Jheniffer Morais
Por: Jheniffer Morais
Veja algumas dicas para aumentar sua produtividade no home office

Manter a produtividade alta no home office pode ser um desafio para algumas pessoas. Por isso, separamos aqui alguns tópicos com dicas valiosas para que você possa entender como funciona o trabalho remoto, uma modalidade que ganha cada vez mais espaço no mercado. Confira!

  • Como funciona o home office?  
  • Como conciliar o home office com demais atividades?  
  • Como aumentar minha produtividade no home office? 
  • Utilize a Técnica Pomodoro para acabar com a procrastinação
  • Como funciona o método Pomodoro?
  • 5 dicas para manter sua produtividade no home office

Continue lendo nosso artigo para que você saiba o que é o home office, qual a melhor maneira para trabalhar nessa modalidade e dicas para aumentar sua produtividade!

Como funciona o Home Office?

O home office é uma modalidade de trabalho que está em alta, e promete vir para ficar. Mas você sabe o que é essa nova forma de trabalho que está sendo implementada em grande parte das empresas?


Home office, ou também escritório em casa, é um modelo de trabalho onde o colaborador, na maioria das vezes desempenha suas funções em sua própria residência, buscando que o trabalho na organização seja reproduzido, ainda que remotamente.


Com a pandemia da COVID-19, essa nova modalidade de trabalho ganhou ainda mais força no mercado, acelerando o que já seria uma tendência mundial e que agora, passa a ser rotina em diversas empresas.


No Brasil, o home office passou a ser adotado também por empresas de pequeno e médio porte, já que para elas, oferecer ao seu colaborador a possibilidade de trabalhar em casa, pode ser muito vantajoso na contenção de gastos em seu ambiente físico.


Separamos para você, um ebook com dicas para que você gerencie seu desempenho, e se prepare para o mercado de trabalho nessa nova tendência remota que se estabelece cada vez mais nas empresas.

Para adquirir gratuitamente e compartilhar com seus colegas ou liderados clique no botão abaixo:

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Como conciliar o Home Office com as demais atividades?

O home office oferece diversas maneiras de atuação, o que faz com que a adaptação para esse processo seja realizada de forma distinta em cada empresa. Por isso, é importante se atentar a modalidade utilizada em sua organização, para que as mudanças necessárias sejam implementadas com o objetivo de aumento de sua produtividade.


Existem ferramentas que auxiliam na rotina de trabalho e no desenvolvimento de suas atividades de forma planejada, um importante conceito quando  o assunto é conciliar as funções no trabalho remoto.

As distrações no teletrabalho influenciam no seu foco, por isso busque executar suas atividades em ambientes que não ofereçam interferências. Se você tem filhos, conciliar o home office pode ser um grande desafio. Procure, se possível, estabelecer seu horário de trabalho como um momento do dia mais reservado.

A comunicação é a chave do sucesso. Então, dialogue sobre a necessidade de um tempo para a realização de suas atividades, buscando sempre diferenciar o momento de trabalho e lazer.

Conciliar o home office com demais atividades que surjam ao longo de seu dia, requer também momentos de descanso. É essencial que você reserve um tempo do dia para si, se organizando para que as atividades de trabalho possam ser realizadas em um horário específico, e você possa desfrutar o resto de seu dia.

O planejamento é um importante requisito para que você consiga conciliar o seu dia. Se planeje com antecedência, organize  e cumpra todas as suas metas, para que sua motivação se mantenha alta.

Como aumentar minha produtividade no Home Office?

A alta produtividade no home office é um fator de destaque nas organizações. Saber que o colaborador está interessado e produzindo de forma otimizada, é um grande incentivo para que ele seja reconhecido pelo seu desempenho.

Realize suas tarefas da maneira mais correta possível e busque sempre formas de implementar conhecimentos e ferramentas interessantes, que possam otimizar seu tempo e funções. Você será reconhecido por isso.

1. Otimize seu espaço de trabalho 

É muito comum que ao trabalhar em home office algumas pessoas realizem suas atividades em ambientes com interferência direta de outros moradores ou mesmo trabalhem em locais inadequados, como camas e sofás.

Apesar de aparentar um conforto maior, trabalhar dessa forma pode prejudicar seu desempenho durante a execução de suas tarefas, já que ao ficar deitado, as chances de combater a procrastinação diminuem consideravelmente e afetam a qualidade de seu trabalho.

Estabeleça limites de relação com outras pessoas de sua casa durante seu horário de trabalho e busque ambientes mais restritos. Isso fará com que seu foco aumente e você possa alcançar suas metas de forma mais rápida, e executando-as com maior qualidade.

2. Continue estudando 

Estar sempre atualizado com informações e ferramentas que possam otimizar suas tarefas é um grande diferencial dentro de uma organização. Trabalhar em home office oferece diversas oportunidades de descobrir novas formas de aprimorar suas tarefas, em diversas áreas profissionais.

Não estar defasado em sua carreira demonstra interesse na execução de seu trabalho. Por isso, busque cursos profissionalizantes que aprimorem seu conhecimento e aumentem seu desempenho profissional.

3. Busque equilíbrio 

Estar equilibrado e saber separar sua vida pessoal e profissional é uma grande influência para não ficar sobrecarregado. Encontrar maneiras de conciliar metas pessoais e de trabalho eleva o foco e auxilia no processo de realização de suas atividades.

4. Defina suas tarefas 

Aumentar a produtividade no home office não requer atrelar para si, mais funções e responsabilidades que possam interferir na qualidade de seu trabalho. Ser um ótimo profissional é também saber quais são os limites estabelecidos na execução de suas tarefas, funções e metas.

Profissionais que tomam para si mais responsabilidades do que o que são capazes, podem apresentar grande dificuldade em executá-las, na qualidade do serviço oferecido e na entrega dentro do prazo estabelecido.

5. Se comunique com sua equipe 

Se comunicar com os demais integrantes é necessário para que você fique por dentro das metas traçadas. Oferecer ajuda para colegas também é sinônimo de aumento em sua produtividade e um grande diferencial para a demonstração de conhecimento.

6. Crie uma rotina 

Trabalhar com rotinas preestabelecidas aprimoram a forma com que as atividades serão executadas ao longo do dia. Organizar a gestão do tempo e definir com antecedência suas atividades levarão a uma execução com precisão no tempo dedicado a cada uma delas.

Criar uma rotina de trabalho e pessoal com definição de horário, ferramentas de otimização de tempo, controle e programação de atividades desenvolve benefícios para sua saúde, desempenho e qualidade de vida no home office.

7. Implemente recompensas 

Trabalhar com a implementação de recompensas durante seu tempo de trabalho é uma ótima maneira de influência para a execução de tarefas. Existem diversas formas de se recompensar quando uma atividade for concluída, busque a que mais fizer sentido para você.

Pausas estabelecidas em comum acordo dentro do tempo de trabalho, aquisições de serviços ou produtos e momentos para relaxar são ótimas recompensas para o final de uma entrega ou realização de atividades no trabalho.

Utilize a técnica Pomodoro para acabar com a procrastinação!

A Técnica ou Método Pomodoro idealizada e desenvolvida por Francesco Cirillo no início da década de 80, auxilia no processo de otimização e gestão do tempo. A vasta gama de aplicação do Método Pomodoro em áreas de estudo e profissionais, faz dele uma ferramenta valiosa para buscar aprimorar suas atividades.

Para pessoas que buscam não procrastinar ou organizar e gerir de uma melhor forma seu tempo, iniciar a aplicação dessa técnica pode ser muito vantajoso, gerando resultados satisfatórios.

Como funciona o Método Pomodoro? 

Para iniciar o desenvolvimento dessa técnica você precisará de poucos e simples recursos. Uma caneta, papel e um relógio são suficientes para otimizar seu tempo com esse método. Confira!


A aplicação do Método Pomodoro é simples e dura cerca de duas horas. O primeiro passo consiste na realização de uma atividade por 25 minutos, sem intervalos. Após o tempo estipulado, realize uma pausa de cinco minutos, buscando não exercer durante esse tempo atividades que demandem esforços.


O mesmo ciclo será repetido até que o tempo de duas horas seja completo. Assim, você totalizará, ao final, 30 minutos de intervalos durante o tempo estabelecido. É importante se atentar ao fato de que o intervalo deve ser respeitado, ainda que a atividade executada não seja concluída.


Os benefícios do Método Pomodoro e  técnicas de Timeboxing são voltados para a otimização do tempo, realização de tarefas sem interrupções e o estímulo por meio de recompensas, como o intervalo durante as duas horas.

5 dicas para manter sua produtividade no home office

Aumentar a produtividade no home office é uma grande meta para o profissional que deseja se destacar em sua organização. Mas você sabe como manter sua produtividade? Desenvolver métodos e técnicas que mensuram seu desempenho são uma ótima forma de controlar seu desenvolvimento.


Por isso, veja algumas dicas que podem ajudar a verificar sua produtividade:

Feedbacks

O feedback e avaliações de desempenho analisam os impactos das mudanças realizadas profissionalmente.

Então, seja receptivo, e sempre que possível, contate supervisores e colegas perguntando sobre suas atividades e entregas ou aprimorações que possam ser realizadas. Assim, você demonstrará interesse e melhoria contínua de suas funções.

 Use a tecnologia a seu favor

A partir das diversas ferramentas que podem auxiliar seu trabalho, busque analisar resultados e outras métricas que demonstram seu desempenho. Com isso, será possível analisar e modificar o que for necessário para aprimorar seu resultado, mantendo sua produtividade alta no home office.

Cumpra suas metas

Aprender  como definir metas e traçar objetivos corretamente é essencial para o alcance do sucesso profissional. Não deixe que elas sejam adiadas ou que sofram interferências de forma avulsa, gerando um esforço e preparação inválidos.

Mantenha o foco e objetivo em gerar resultados a partir de processos claros e concisos.

Pesquisas de satisfação

Se você é líder de uma equipe, manter seus colaboradores ativos e produzindo em alta quantidade no home office pode ser um desafio.

Entender como pensam e as opiniões de seus colaboradores é essencial para que toda a equipe apresente resultados claros e concisos, facilitando a implementação de novas técnicas e  modelos que levarão a um aumento na produtividade.

Seja adepto a mudanças 

Analise os resultados de sua adaptação e se atente às mudanças que possam ser realizadas. Ferramentas que não apresentam viabilidade de implementação ou falhas devem ser aprimoradas ou substituídas.

No home office, as possibilidades de ferramentas que influenciam em seu desempenho se tornam rapidamente obsoletas, necessitando muitas vezes de atualizações ou substituições.

Coloque em prática seus conhecimentos sobre produtividade no home office

Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Jheniffer Morais

Jheniffer Morais

Grad. em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui formação no Curso Técnico em Administração pela instituição do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Brasil. Possui certificação White Belt em Lean Seis Sigma, Copywriting e Revisão de Conteúdo para Web. Dentro do Grupo Voitto, atua como especialista em Otimizações na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Tem como missão permanente o impacto positivo no ambiente ao seu redor, por meio do fornecimento de conteúdos de qualidade.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Home Office De Alta Performance

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.