Durante a pandemia a saúde mental foi mais debatida do que nunca! Apenas entre maio e julho de 2020, 80% das famílias brasileiras apresentaram sintomas de ansiedade e 68% foram diagnosticadas com depressão.
Estes resultados foram obtidos a partir de um estudo feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e são alarmantes.
Da mesma maneira, de acordo com a Workana, que é uma plataforma de contratação online, o home office e o distanciamento social causou distúrbios psicológicos em cerca de 40% das pessoas analisadas em suas pesquisas.
Foi pensando nisso que a Amazon, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, desenvolveu um programa com o objetivo de ajudar seus colaboradores e seus respectivos familiares a combaterem as doenças mentais.
Então, neste artigo vamos entender um pouco mais sobre esse programa e outras iniciativas da Amazon atuando com o mesmo objetivo, por meio dos seguintes tópicos:
Preparado(a)? Então vamos lá!
O cotidiano de uma empresa nem sempre é fácil e existem situações no meio corporativo que prejudicam a saúde mental dos funcionários.
Dentre elas, podemos citar: jornadas de trabalho exaustivas, falta de flexibilidade, estímulo excessivo à competitividade, falta de comunicação, má gestão e a lista vai longe.
Então, é muito importante que as organizações busquem identificar esses gaps nos seus setores, para evitar doenças como burnout, estresse, além de muitos outros malefícios para seus times.
Quando medidas preventivas e tratamentos que atuam diretamente na saúde mental dos funcionários são realizados, é possível observar a diminuição na taxa de turnover, o aumento do rendimento das equipes, a diminuição de ansiedade e diversos outros benefícios.
Mas, como as empresas podem promover estratégias nesse sentido?
Algumas das principais estratégias adotadas pelas companhias para cuidar da saúde mental de seus funcionários estão baseadas em bonificações, acompanhamento com profissionais da área, momentos de relaxamento e outras.
Agora, vamos entender o que a Amazon tem feito para promover esses momentos para seus colaboradores?
A Amazon desenvolveu um programa personalizado para contribuir com qualidade de vida tanto de seus funcionários quanto dos familiares dos mesmos.
A iniciativa está inserida no Programa de Assistência ao Funcionário (EAF) e conta com serviços que incluem suportes através de chats ou telefones, sessões de conversas, aconselhamentos e consultoria financeira e jurídica.
Além disso, a companhia organiza palestras recorrentes a respeito de desenvolvimento pessoal e profissional, grupos de apoio em casos acidentes e até de prevenção ao suicídio.
E, para os funcionários acionarem o programa não há momento específico para isso, visto que ele está disponível 24h por dia e durante 7 dias na semana.
A companhia também inspeciona o resultado dos impactos dessas iniciativas com feedbacks seguidos de melhorias, de acordo com o retorno obtido.
Não é a primeira vez que a Amazon atua com programas de apoio à saúde mental de seus funcionários.
Historicamente, a gigante do varejo possui episódios desagradáveis envolvendo problemas de trabalho excessivo por parte dos colaboradores.
Inclusive, a empresa reconheceu este problema e afirma estar buscando soluções para que sejam solucionados.
Recentemente, uma de suas ações envolveu a criação de cabines de relaxamento para serem utilizadas individualmente durante o expediente.
Nelas, os funcionários têm acesso a meditações guiadas e contato com cenas e sons calmantes, parte de um programa que foi chamado de WorkingWell.
A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.
Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.
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Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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