A Rappi é uma Startup colombiana que entrega produtos sob demanda de restaurantes, supermercados, farmácias, dentre outros.
Recentemente, a startup inaugurou uma nova modalidade de entrega, que foi denominada de dark stores.
Basicamente, sãogalpões espalhados por algumas cidades brasileiras e destinados a uma escolha rápida de embalagens, tendo como objetivo entregar produtos de conveniência em até 10 minutos.
Então, se você quer entender como as entregas podem acontecer tão rápido, e como a Rappi está administrando seu estoque, permaneça conosco, porque vamos conversar a respeito dos seguintes tópicos:
As Dark Stores são galpões espalhados pelo país destinados a uma escolha rápida de embalagens, visando entregas ágeis.
A Rappi possui, atualmente, 26 desses galpões, que estão localizados em Campinas, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. E esse número tende a aumentar para 100 até o final do ano.
A startup colombiana começou a atuar nessa categoria após a compra de outra startup chamada Avocado, enquanto procurava soluções para melhorar a experiência do usuário.
Para Mariam Topeshashvili, cofundadora da Avocado e, hoje, diretora de dark stores do Rappi:
“As fabricantes tinham problemas nos marketplaces comuns de entregas de mercados, porque não conseguiam integrar em tempo real seus estoques nem avaliar a satisfação dos clientes”.
As categorias atendidas pelas Dark Stores são os produtos de conveniência e aqueles denominados premium, por serem dificilmente encontrados em lojas comuns.
Ainda segundo Mariam, a seleção dos produtos teve como base o consumo dos usuários e o que eles procuram, mas não encontram. Atualmente são bebidas geladas, patês, produtos de limpeza, queijo brie, pães, saladas, sorvetes, entre outros.
Para pedir uma entrega rápida pelo Rappi basta instalar seu aplicativo e clicar no botão “Turbo”. A grande sacada é que você receba a sobremesa antes mesmo de finalizar o prato, por exemplo.
Você também pode receber um componente esquecido de sua receita rapidamente, sem a necessidade de desistir do preparo.
O início das entregas em 10 minutos foi em fevereiro e, desde então, vem crescendo cerca de 50% semanalmente.
Segundo Miriam, o processo de seleção dos produtos e empacotamento levam cerca de dois minutos e meio e, como as dark stores estão localizadas próximas dos pontos de entrega, conseguem cumprir o prazo estipulado.
Os estoques das Dark Stores precisam ser otimizados e com baixo valor, vindos de contratos com varejistas parceiros que querem entregas de dez minutos.
Esses estoques, segundo Mariam, possuem investimentos em bens de capital bem menores do que quando se quer montar um supermercado, por exemplo.
E, esse valor fica ainda melhor pelo fato de que não precisam de pontos de venda com alta visibilidade, estacionamentos, fachadas, etc. Além do fato que o gasto com funcionários também é mínimo, por necessitarem apenas de alguns selecionadores.
Com locais possuindo pé direito alto, ainda conseguem também otimizar espaços de estoque colocando os pallets.
É importante considerar que os produtos são comprados apenas sob demanda e quando verificam que o prazo de pagamento é satisfatório.
E você? Já experimentou comprar produtos que cheguem em até 10 minutos na sua casa?
Nos acompanhe em nossa plataforma e redes sociais para ficar por dentro dos principais conteúdos dos mundo dos negócios, capacitações e atualidades!
Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!