O que é RCM?
O RCM e o FMEA
Como implementar o RCM?
Aprenda como eliminar desperdícios e aumentar a produtividade!

Entenda o que é RCM e aprenda como usá-lo para ter confiabilidade em suas manutenções!

Aprenda o que é RCM e como implementar essa estratégia de manutenção na sua companhia para garantir a segurança e confiabilidade de seus produtos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é RCM e aprenda como usá-lo para ter confiabilidade em suas manutenções!

O RCM, sigla inglesa para Manutenção Centrada na Confiabilidade, foca na confiabilidade e segurança dos equipamentos e ativos da empresa. Ou seja, através desse tipo de manutenção procura-se manter máquinas e softwares dentro dos parâmetros em que eles foram designados.

Em uma época onde os processos produtivos são cada vez mais de alto desempenho e envolvem grande valor financeiro para as indústrias, a confiabilidade de que esses processos vão desempenhar o que foram projetados para fazer é essencial.

E é por isso que existe o RCM! Se você ficou curioso para saber mais sobre esse assunto tão importante para as empresas nos dias atuais, então continue lendo esse artigo! Nele você aprenderá:

  • O que é RCM?
  • O RCM e o FMEA;
  • Como implementar o RCM?

Vamos lá?

O que é RCM?

O RCM (Reliability-centered Maintenance), Manutenção Centrada na Confiabilidade em português, é uma estratégia de manutenção focada em garantir a segurança e confiabilidade dos ativos de uma empresa.

Quando dizemos que um equipamento é confiável, significa que ele provavelmente se manterá dentro do que foi planejado, mantendo a diferença entre planejado e realizado o mínimo possível.

Dessa forma, essa metodologia elabora planos de manutenção com as melhores técnicas e define qual o melhor tipo de manutenção para cada situação. Com isso, o RCM mantém o sistema dentro da sua função.

O RCM e o FMEA

Um ponto chave dentro do RCM é o uso da ferramenta FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos). Por que essa ferramenta é importante para essa estratégia de manutenção? Bem, como o nome diz, usando essa ferramenta buscaremos encontrar qual foi a falha e qual a consequência dessa falha.

O uso do FMEA é bem lógico, pois se quero montar um sistema que se mantenha dentro do esperado, preciso descobrir o porquê da falha e ter ocorrido e entender qual foi o efeito gerado por ela.

Se você quer aprender mais sobre como reduzir desperdícios nas empresas e conhecer outras ferramentas para te auxiliar como o FMEA, indicamos para você uma jornada à metodologia Lean.

Quer aprender mais sobre a ferramenta FMEA?

Como você lida com falhas dentro de sua empresa?

É comum errar, todos nós erramos, mas como iremos lidar com as consequências desses erros que ocorrem nos processos da empresa vai ditar se você irá economizar ou perder tempo e dinheiro.

Para te ajudar com isso, nós estamos disponibilizando de forma gratuita o eBook FMEA - Análise de Modo e Efeito de Falhapara que você aprenda sobre o funcionamento e como aplicar a ferramenta FMEA dentro de sua empresa!

Não perca tempo, é só clicar na imagem!

Ebook FMEA - Análise de Modo e Efeito de Falha.

Como implementar o RCM?

Para implementar a Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM), devemos responder a 7 perguntas, basicamente. Essas perguntas são:

  • Quais são suas funções e padrão de desempenho dos seus ativos na situação atual de operação?
  • De que forma o sistema pode falhar na realização dessas funções?
  • O que causa a falha?
  • O que acontece quando ocorre uma falha?
  • Quais os possíveis efeitos da falha?
  • O que pode ser feito para prevenir que essa falha ocorra?
  • O que fazer se não houver medida preventiva para a falha?

Depois de respondidas essas perguntas, precisamos seguir alguns passos para colocar o RCM em prática de forma bem sucedida. Esses passos são:

1. Selecionar a área para aplicar o RCM

O primeiro passo é selecionar qual área e quais equipamentos ativos farão parte dessa estratégia de manutenção. Devem ser definidos os responsáveis e alocar os recursos necessários para essa implementação.

2. Definir funções e parâmetros

Nesse passo, o gestor deve estipular quais são os parâmetros que os ativos devem seguir. Ou seja, o que o ativo deve satisfazer para ser considerado confiável. Baseado em critérios técnicos ou mesmo na opção desse gestor, será definido o critério de confiabilidade.

Outro ponto a ser definido é a função do ativo, podendo ser primária, no caso de ser uma função chave do item, ou secundária, no caso de ser uma função a mais que o item pode desempenhar.

3. Determinar quais são as falhas funcionais

Nesse passo, devem ser determinadas as falhas funcionais, que são aquelas que prejudicam o funcionamento do equipamento. Essas falhas devem ser classificadas em totais e parciais.

Em uma falha funcional total, há a completa interrupção do funcionamento da máquina, enquanto na parcial, o equipamento opera com uma capacidade reduzida, fora do seu rendimento máximo.

4. Usar o FMEA

Como foi dito mais acima, o FMEA é usado para determinar quais são os modos de falha, suas causas e seus efeitos. E é exatamente isso que é feito nesse passo.

5. Escolher qual será o tipo de manutenção utilizada

Após utilizarmos o FMEA e definirmos todas as características das falhas, podemos decidir qual será o tipo de manutenção a ser realizada em cada ativo da organização.

Para isso, podemos usar o sistema de classificação ABC para equipamentos, em que A representa os mais importantes, B os de importância moderada e C os equipamentos que não impactam de forma tão significativa no processo produtivo.

Com essa classificação feita, geralmente os tipos a serem utilizados são:

6. Implementar o plano de manutenção

Após todos os passos anteriores serem realizados, deve-se elaborar o plano de manutenção, com seu devido cronograma.

7. Focar em melhoria contínua

Não basta corrigir, é necessário manter certo. Para isso, deve-se revisar periodicamente a estratégia de manutenção adotada. Adotando a melhoria contínua, garantimos que a qualidade será sempre alta e que estamos adotando as melhores estratégias.


Quer aprender mais sobre RCM? Então assista esse vídeo:

Aprenda como eliminar desperdícios e aumentar a produtividade!

Você conhece a A Manutenção Produtiva Total (TPM)? Ela é uma ferramenta Lean que busca reduzir desperdícios e aumentar a produtividade.

Se você quer aprender como:

  • Aumentar a produtividade de sua empresa; 
  • Evitar perdas com custos de produção;
  • Reduzir os defeitos dos equipamentos. 

Então a TPM é a ferramenta que vai solucionar seus problemas!

Com o curso de Manutenção Produtiva Total (TPM) da Voitto você vai aprender como implementar a TPM de forma detalhada, além de conhecer seus benefícios e ferramentas. Imperdível não é?

Comece hoje mesmo a se capacitar! É só clicar na imagem abaixo.

Curso de Manutenção Produtiva Total (TPM).

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manutenção Produtiva Total

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.