O que é segmentação de mercado?
Para que serve a segmentação de mercado?
Como analisar a segmentação de mercado no Excel?
Veja o funcionamento da planilha na videoaula abaixo
Passo a passo para realizar a avaliação de segmentação de mercado
Quer saber mais sobre Excel?

Aprenda como fazer uma análise de segmentação de mercado de maneira simples no Excel

Aprenda como avaliar a segmentação de mercado no Excel para concentrar esforços de marketing de forma correta, trazendo assim grandes resultados para seu negócio.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como fazer uma análise de segmentação de mercado de maneira simples no Excel

Para que uma empresa saiba onde aplicar seus esforços ao promover seus produtos ou serviços, é muito importante que ela saiba muito bem se comunicar de forma específica com os diferentes tipos de clientes que ela possui. Nesse ponto, a avaliação de segmentação de mercado tem papel essencial.

Mas você sabe o que é uma segmentação de mercado? Sabe como avaliá-la?

Nesse artigo você vai ver tudo isso e ainda poderá baixar uma planilha gratuita para te ajudar nessa tarefa!

Vamos aprender?

O que é segmentação de mercado?

Segmentar o mercado é dividi-lo em grupos de consumidores potenciais, mesmo antes da intenção de compra.

As pessoas não agem, não compram e não pagam da mesma forma. Há uma dispersão regional e cultural que estabelece várias fatias de mercado a serem abastecidas por projetos específicos de produtos e serviços.

Neste entendimento, não se pode tratar os consumidores da mesma forma, pois cada segmento possui preferências específicas que podem diferenciar das demais. Escolher um público-alvo é um dos primeiros passos na estratégia de marketing de uma empresa, no trabalho de identificar alvos de mercado.

Para que serve a segmentação de mercado?

A segmentação de mercado objetiva concentrar esforços de marketing para que seu produto atinja de forma adequada o seu público, satisfazendo da melhor forma possível a demanda.  Quem consegue encontrar e atingir corretamente o seu nicho de mercado, pode vencer seus concorrentes por meio do pioneirismo e adequação de seus produtos.

Como analisar a segmentação de mercado no Excel?

Para que você possa entender o comportamento de nichos específicos do seu negócio, é importante que seja feita uma boa análise. Com a nossa planilha do Excel, essa análise se tornará muito simples!

Portanto, para te ajudar com essa tarefa, oferecemos para você nossa Planilha de Avaliação de Segmentação de Mercado que pode ser totalmente adaptável ao seu negócio para você começar a colocar os conhecimentos que vão ser adquiridos e realizar uma segmentação de mercado de forma fácil!

Está esperando o que? Baixa logo a planilha!

Entender melhor o seu segmento de mercado é um passo essencial para saber onde atuar e como fazer suas ações de marca se tornarem mais eficientes.

Pensando nisso é que criamos para você a nossa planilha Avaliação de Segmentação do Mercado, para que você consiga identificar onde dedicar seus recursos e conseguir uma boa estratégia de marketing.

Não perca tempo! Clique no botão abaixo e faça o download agora mesmo!

planilha avaliação de segmentação de mercado


Agora que você já tem sua planilha em mãos, que tal assistir nossa videoaula para aprender como usá-la?

Veja o funcionamento da planilha na videoaula abaixo

Passo a passo para realizar a avaliação de segmentação de mercado

Na aba “Início” estão as informações iniciais. Clique sobre o botão que desejado para realizar a avaliação. Utilize-os para navegar entre as páginas.

Clicando em “Pessoa Física” você será levado ao cadastramento da avaliação de segmentação de mercado do cliente Pessoa Física. O procedimento é o mesmo para Pessoa Jurídica.

Avaliação de segmentação de mercado

1. Preenchimento de dados

Ao clicar sobre o botão “Pessoa Física” você será levado para a seguinte aba:

Avaliação de segmentação de mercado


A avaliação é feita preenchendo-se os espaços coloridos (cor rosa). Após o seu preenchimento, você terá como resultado um gráfico gerado com a pontuação e considerações importantes sobre a avaliação desse segmento. Os procedimentos são os mesmos para Pessoa Jurídica.

2. Resultados

Após ser realizada a avaliação de segmentação de mercado, são gerados dois tipos de informação:

  • Gráfico com a Pontuação

Nota na segmentação de mercado


Com base nas respostas, um sistema de pesos confere a pontuação uma a uma. O resultado é a geração de uma nota com base naquela avaliação. Quanto maior a nota, melhor é o desempenho do cliente no mercado em questão. A nota vai de 0 a 100.

  • Considerações

Por fim, a planilha fornece considerações finais em relação a análise realizada, de forma a orientar quais serão as melhores medidas a serem tomadas.

Considerações na segmentação de mercado


Fácil, né?

Quer saber mais sobre Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Avaliacao De Segmentacao De Mercado

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.