Você sabe o que é sensemaking? Os mésons, principais responsáveis pela união de prótons e nêutrons dentro de um núcleo atômico, possuem um sétimo da massa de um próton. Hã!?
Calma! Você não está no artigo errado! A frase acima é bem diferente do que você esperava, não é mesmo?
Talvez seja mais fácil de compreender o contexto se ele for explicado de outra forma, saca só: os mésons, estudados pela física quântica, são partículas que possuem tamanhos muito pequenos, menores que um átomo.
Parece mais fácil de entender agora? Apesar de esse ramo da ciência ser extremamente complicado, é possível expressar conceitos técnicos e complexos como esse de uma maneira simples e de fácil entendimento.
É aí que entra o sensemaking que, em tradução literal, significa "fazer sentido".
Nesse artigo, vamos entender melhor seu conceito e sua importância para uma liderança de sucesso! Acompanhe os tópicos:
O sensemaking tem por definição fazer-se entender, criar um sentido, dar significado a coisas para que se possa compreender com maior facilidade uma situação ou um conceito.
O que está acontecendo lá fora? Como podemos entender e mapear esses acontecimentos? Podemos usá-los a nosso favor? Essas são as perguntas básicas que idealizam o conceito do sensemaking.
É ele que nos possibilita transformar a complexidade dos diversos assuntos emergentes no mundo, em uma situação que pode ser entendida de maneira mais simples.
Esse conceito, um tanto quanto filosófico, foi elaborado por Karl Weick. Ele implica que o sensemaking pode ser entendido simplesmente como forma de "dar sentido a alguma coisa", ou ainda, como o processo de "estruturar o desconhecido".
Como diz a pesquisadora do MIT, Deborah Ancona, “Às vezes, tentar explicar o desconhecido é a única maneira de saber o quanto você sabe sobre aquele assunto."
Estranho, não é mesmo? Porém, essa atividade nos permite entender, construir e organizar conceitos obscuros e complicados e, então, traduzi-los em uma forma mais simples.
Logo, é possível, através da prática desse exercício, tempo de trabalho e, assim, auxiliar a tomada de decisão acerca de algum problema dentro de uma organização.
O sensemaking torna-se necessário quando nosso conhecimento de mundo começa a ficar enigmático, isso é, quando há, de certa forma, uma dificuldade de se entender alguma coisa.
Atualmente, é massivo o número de informações que existem na Terra. Somado a isso, tem-se a imensa velocidade com que esses dados trafegam.
Dessa forma, a todo momento estão surgindo conceitos, ferramentas, metodologias e meios para se solucionar os mais diversos problemas. Uma organização que precisa desses conhecimentos pode e está sujeita a mudanças rápidas em seu ambiente.
Pois, para se manter no mercado contemporâneo, uma empresa precisa estar sempre buscando inovação, qualidade e diferenciais, devido à alta competitividade existente.
No mundo dos negócios, o sensemaking pode ser usado para aprender mais sobre as mudanças do mercado e nos hábitos dos clientes, e até mesmo sobre novas tecnologias.
Há um senso de urgência e de necessidade dentro do ser humano capaz de fazer com que o mesmo busque saber mais sobre algum determinado assunto quando esse lhe é de interesse.
Portanto, o sensemaking permite que uma empresa, por exemplo, compreenda com maior facilidade os riscos de se implementar um novo produto no mercado. E, ainda, pode auxiliar gestores a resolver problemas nunca antes vistos por eles.
O sensemaking é considerado uma das quatro habilidades-chave que um líder de sucesso precisa apresentar, juntamente com a capacidade de se relacionar, de ser visionário e de inovar.
Para que um líder seja capaz de se explicar e repassar informações de difícil compreensão, ou até mesmo adicionar mais conteúdo a conceitos já usados, buscando melhorar a eficiência da empresa, ele precisa transitar do complexo para o simples. Mas, como assim?
O conceito de sensemaking, como dito anteriormente, envolve “perguntar ao mundo” o que há de novo ou ainda, essencial. O universo atual permite acesso a um número gigantesco de informações.
Portanto, um líder irá se deparar com os mais diversos e variados dados. Porém, muitas vezes esses conteúdos são complexos e de difícil entendimento para sua equipe de trabalho e talvez até para o próprio.
Dessa forma, para atingir seu objetivo, ele precisa tomar decisões a respeito desses novos conhecimentos obtidos. Então, a partir disso, deve trabalhá-los organizando, categorizando e classificando-os de maneira adequada.
Consequentemente, após realizados esses procedimentos, o complexo se transforma em simples e com maior nível de entendimento. Assim, é possível facilitar o trabalho de seu time, que compreende melhor o que precisa fazer.
Se for pensar assim, dá pra entender o sensemaking como aquela expressão, “conteúdo mastigado”. No entanto, ele vai muito além disso! Além de se fazer entender de forma simples, ele possibilita um maior conhecimento de ambiente.
Ser um líder é uma tarefa nada fácil. Saber o que fazer e qual rumo tomar, visando garantir o sucesso de um negócio, contornando todos os obstáculos que aparecem, é uma tarefa muito complicada.
Portanto, o líder precisa ser disciplinado e ter muita competência. Mas isso não será suficiente para o mundo moderno! Eles precisam compreender o que está acontecendo ao seu redor, dentro e fora da companhia!
Esse conhecimento de mundo, provido pelo sensemaking, permite guiar o empreendimento com maior facilidade já que proporciona identificar pontos extremamente importantes para seu sucesso.
As habilidades de liderança acontecem de forma simultânea. Um líder está sempre se relacionando com sua equipe de funcionários, claro, para fazer um sensemaking efetivo ele precisa fazer isso.
Dessa forma, trabalhando juntos, a equipe é capaz de criar relações fortes que podem estimular trocas de ideias de maneira mais natural. Assim, a capacidade criativa do grupo é motivada por visões diferentes que muitas vezes podem levar à inovação.
Quando um profissional é contratado para executar um cargo de liderança dentro de uma empresaque ele nunca trabalhou, o Sensemaking também pode ajudar. Dessa forma, ele consegue levantar e estruturar maneiras para se engajar ao grupo mais facilmente.
Como você percebeu, apesar de ser usado para simplificar as coisas, o conceito de sensemaking é, por si só, bastante complexo e filosófico. Irônico, não? É como se precisássemos usar o sensemaking para explicar o próprio sensemaking.
Para simplificar sua aplicação, o conceito pode ser dividido em três elementos principais: exploração do ambiente, contextualização do sistema e aprendizado e atuação sobre o sistema.
Dessa forma, para se fazer um sensemaking efetivo existem diversas dicas relacionadas a cada um desses elementos:
Busque os mais diversos tipos de informações possíveis. Desde dados mais exatos, como histórico financeiro da empresa, até dados mais subjetivos, através de conversas com funcionários.
Envolva mais pessoas para auxiliar na criação de um sentido para uma situação. Essa interação auxilia o processo de se fazer entender através de feedbacks, por exemplo.
Vá além do pensamento genérico! Tente entender todas as variações de cada uma das situações específicas que são de interesse para seu negócio.
Por fim, aprenda com aqueles que estão mais próximos da linha de frente, isto é, saiba o que os consumidores querem comprar e quais são as novas tecnologias. É preciso ser capaz de observar as atuais tendências do mercado.
Não use um framework já existente para cobrir uma nova situação-problema em sua empresa. Baseado no entendimento dessa situação, elabore um novo!
Após estabelecido o framework use de imagens e metáforas para descrever os elementos vitais para a solução do problema e então organize e distribua as demandas para os colaboradores.
Se você não tem certeza sobre como um sistema funciona, tente algo novo. Antes de aplicar uma ação sobre o sistema, trabalhe as pequenas parcelas do mesmo, aprenda com essas experiências.
Enquanto você está testando coisas novas, cuidado com o impacto que elas podem causar no seu ambiente de trabalho! Entenda bem o sistema para poder melhorá-lo.
Você quer se destacar como líder e inspirar sua equipe a alcançar resultados extraordinários?
A liderança não é apenas sobre comandar, é sobre inspirar e guiar outros rumo ao sucesso. Por isso, adquira o nosso material, o e-book “5 práticas exemplares de Liderança”, e mergulhe nas lições essenciais de líderes exemplares!
Conheça as práticas compartilhadas pelas pessoas que são consideradas exemplos de liderança e também saiba como desenvolvê-las.
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!