O que são Soft Savings?
Invista em você!
Qual é a diferença entre um Soft Saving e um Hard Saving?
Porque se preocupar com Soft Savings?
Aprenda mais!

Entenda o que são Soft Savings, os chamados ganhos indiretos na metodoloia Lean Six Sigma

Aprenda como classificar assertivamente os ganhos de projetos Lean Seis Sigma, além disso, descubra as diferenças entre Soft e Hard Savings!

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
Entenda o que são Soft Savings, os chamados ganhos indiretos na metodoloia Lean Six Sigma

Como você provavelmente já sabe, o Lean Six Sigma é uma metodologia altamente quantitativa, que busca, através da melhoria contínua, reduzir custos e obter ganhos financeiros. Isso é possível através da redução da variabilidade de processos e do número de desperdícios.

Para alcançar bons resultados, é fundamental que a escolha do projeto Lean Six Sigma seja feita de forma correta. Desse modo, é importante que o projeto esteja adaptado à realidade da empresa e alinhado com o seu planejamento estratégico.

Um dos principais pontos ao realizar essa escolha é analisar a capacidade do projeto de gerar ganhos financeiros relevantes. Afinal, o investimento e esforço que serão demandados devem valer a pena, não é mesmo?

Mas que ganhos são esses? Será que são apenas aqueles que observamos claramente ao comparar o "antes e depois" dos relatórios financeiros?

A resposta para essa pergunta, o conceito de Soft Savings e o que o diferencia de um Hard Saving, você encontra aqui neste artigo!

O que são Soft Savings?

Soft savings


Soft Savings são os ganhos intangíveis ou indiretos de um projeto Lean Six Sigma.

Esse conceito engloba o que será obtido pela empresa no longo prazo.

A classificação de um Soft Saving pode ser feita em duas categorias diferentes:

Soft Saving Intangível

São ganhos de difícil quantificação, como melhora da satisfação no trabalho e, por parte do cliente, redução dos prazos de entrega, aumento da confiança no trabalho e otimização da imagem da empresa perante o mercado.

Apesar de intangíveis, são de extrema importância pois afetam o bottom line, ou seja, o resultado final do projeto.

Veja bem, prazos de entrega mais curtos ajudam nas vendas, mas também reduzem o custo dos clientes que ligam para verificar seus pedidos. Assim como maior confiança significa que os gerentes gastam menos tempo justificando as coisas para os funcionários e garantindo que as coisas estão sendo feitas devidamente. Entende? Os benefícios são claros, mas quanto em lucro eles resultam é difícil saber.

Soft Saving com valor não fixo

O segundo tipo de Soft Saving é aquele que, provavelmente, resultará em uma economia quantificável. Porém, como depende de tantas projeções e estimativas, um valor fixo não pode ser estipulado.

Considere a instalação de um dispositivo de segurança em uma máquina da linha de produção. Haverá economias intangíveis devido ao aumento da satisfação no trabalho que os funcionários experimentarão ao sentir que a organização se preocupa com eles.

Por outro lado, há também uma economia potencial em custos médicos ou jurídicos se um funcionário ficou ferido. Mas, como há uma série de fatores que podem influenciar nesses custos, é difícil dizer ao certo qual será o seu valor.

Invista em você!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Qual é a diferença entre um Soft Saving e um Hard Saving?

Um Hard Saving, ao contrário de um Soft Saving, é um ganho imediato que se observa com a implementação de um projeto Lean Six Sigma. Apresenta-se como um benefício direto facilmente identificável ao analisar um relatório financeiro ou o EBITDA, por exemplo.

Geralmente, é o que mais recebe importância pelas empresas por se manifestar no curto prazo.

Apesar disso, os Soft Savings podem ser igualmente relevantes ou até mais. Dessa forma, ambos os ganhos devem ser considerados na implementação da metodologia Lean Six Sigma.

Exemplos de Hard Savings:

  • Redução no custo unitário de operação
  • Redução no custo unitário de produção
  • Redução no custo de transação
  • Redução de mão de obra
  • Redução de retrabalho
  • Aumento de volume expedido no lote

Porque se preocupar com Soft Savings?

Ao implementar a metodologia DMAIC no Lean Six Sigma, sabemos a importância da etapa de controle. Afinal, não adianta garantir resultados incríveis com o projeto se eles não serão mantidos! É nessa etapa que será analisado se a mudança foi realmente benéfica para a empresa.

Uma das formas de verificar a positividade do impacto é analisando-se os Hard Savings e Soft Savings.

E, o mais importante, pensar no longo prazo pode trazer resultados muito mais expressivos. Muitas vezes, as empresas buscam o ganho imediato e não querem investir no caminho mais demorado. Entretanto, os Soft Savings podem acarretar resultados ainda melhores e duradouros.

Aprenda mais!

Já pensou em ter acesso a um Kit Completo sobre Lean Seis Sigma, a metodologia que revolucionou a indústria mundial?

Então adquira os conhecimentos necessários sobre a qualidade, as ferramentas Lean e a redução de desperdícios com 4 E-books totalmente gratuitos!

Incrível, né? Além disso, o kit também conta com 2 Webséries e 1 Workshop com 3 aulas sobre o método passo a passo!

Está esperando o que para começar a sua jornada de conquista dos melhores cargos no mercado de trabalho?

Clique na imagem e aproveite já!

Kit completo do Lean Seis Sigma

Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.