Quantas vezes você já comprou um produto ou serviço e passou por dificuldades ao fazer o uso dele? Provavelmente, essa pergunta trouxe pelo menos uma situação como resposta. E é justamente por isso, que o suporte técnico passou a ser uma área tão importante nas organizações.
Com o avanço da tecnologia da informação (TI) no Brasil, as empresas passaram a fornecer aos seus clientes produtos e serviços mais complexos. Por isso, nem sempre a sua utilização é intuitiva. Nesse sentido, o suporte técnico ajuda na resolução desses problemas e fornece a melhor experiência para o usuário.
No entanto, a área passou a ser tão importante que atualmente também é disponibilizada para colaboradores. Assim, fica mais fácil de encontrar eventuais falhas no sistema e solucioná-las até mesmo com a gestão remota.
Quer conhecer mais sobre o suporte técnico e a sua importância para organizações? Confira!
● O que é suporte técnico?
● O que faz o suporte técnico?
● O que é necessário para ter um setor de suporte técnico?
● Como o suporte técnico impacta no meu negócio?
O suporte técnico é uma das áreas de auxílio mais importantes de uma empresa. Ela serve basicamente para ajudar colaboradores e clientes com eventuais dúvidas e problemas que podem surgir no dia a dia.
Atualmente, os analistas de suporte são cada vez mais importantes. Isso acontece por dois motivos principais:
● Auxílio interno: fornecendo resolução de problemas com agilidade e impactando na rapidez que os processos da organização voltarão a sua normalidade;
● Suporte externo: garantindo a melhor experiência possível para o cliente final já que o mesmo será respaldado de forma personalizada em caso de dúvidas e anormalidades.
Pensando nisso, o suporte técnico passa a ser essencial para qualquer organização, principalmente aquelas que trabalham diretamente com tecnologia.
Mas, o que faz o suporte técnico na prática? Descubra a seguir!
O suporte técnico é um trabalho que vem sendo consolidado há anos. Por isso, é comum e necessário que empresas dos mais diversos segmentos contem com um setor dedicado ao atendimento das demandas técnicas internas e externas.
No entanto, é na área de TI que o suporte técnico se mostrou mais fundamental. Afinal, é normalmente em softwares, conexões com a internet ou demais problemas de tecnologia da informação que os clientes e colaboradores mais precisam de ajuda.
Por isso, o suporte técnico na área de tecnologia pode executar funções como:
● Garantir o funcionamento de um software específico;
● Oferecer eventuais ajudas personalizadas para problemas internos e externos;
● Ter acesso remotamente aos computadores e máquinas dos usuários de TI para resolver falhas de sistema;
● Garantir que a política de privacidade está seguindo as normas de acesso à informação.
Além disso, você sabia que essa área também lida com o processamento de dados? Por isso, separamos um material incrível para você!
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Agora que você entendeu o quanto é importante o suporte técnico para dar agilidade na correção de erros e também garantir o funcionamento dos sistemas de uma organização, é hora de descobrir o que é preciso para oferecer esse serviço para colaboradores internos e clientes.
Muitas empresas começam a se deparar com problemas técnicos à medida em que elas crescem. Com isso, enxergam a necessidade de criar uma área de suporte para auxiliar na resolução deles. Mas é preciso que a criação seja de forma efetiva!
Para isso, primeiramente é necessário que os profissionais qualificados sejam contratados, como um técnico em informática. Também é importante pensar na forma em que as demandas irão chegar até o setor.
É muito comum que as empresas optem por criar um help desk. Esse é um canal via telefone, onde quem precisar pode ligar e conversar diretamente com analistas de suporte.
Outro caminho que pode agilizar o processo é a criação de um chatbot. Este consiste em um software capaz de responder perguntas de acordo com palavras-chave. Essa é uma otimização de processo que pode agilizar ainda mais o atendimento.
Se você ainda está na dúvida a respeito da necessidade e das vantagens de se ter um suporte técnico nas organizações, não deixe de conferir o próximo tópico.
O sucesso de um negócio pode ser consequência de diversos fatores. No entanto, é fácil notar que um deles está relacionado com a capacidade da organização de ser tecnológica e também ágil.
Pensando nisso, investir em um suporte técnico pode ser um diferencial. Em termos práticos, separamos uma lista de impactos positivos que essa área pode ter na continuidade e sucesso de um negócio.
Com a transformação digital nas empresas e a adoção do home office cada vez mais frequente, é importante que as empresas forneçam aos seus colaboradores agilidade na resolução de problemas operacionais.
Imagine uma organização que adotou o trabalho remoto e um funcionário morando em outro país verifica uma falha na sua máquina. Nesse cenário, não é viável que o computador seja trocado ou que ele vá para a assistência técnica presencial.
Nesse sentido, o suporte técnico pode entrar na máquina do colaborador e fazer ajustes necessários, independente da distância. Com cibersegurança e agilidade, fica mais rápido e fácil solucionar problemas e garantir a produtividade.
Apesar de não ser o primeiro pensamento de muitas empresas, o suporte técnico é um dos meios mais eficientes de fidelizar clientes. Isso acontece pelo fato de que os usuários buscam a solução rápida de suas demandas.
O profissional de informática com sua expertise pode auxiliar justamente nesse sentido. Fazendo com que os clientes sejam atendidos de maneira personalizada e eficaz.
Com o suporte técnico estruturado, é possível mapear as principais dores e falhas dos sistemas. Sendo assim, os profissionais de tecnologia da informação são capazes de direcionar os esforços para demandas que atinjam positivamente cada vez mais pessoas.
Em um caso prático, por exemplo, é possível mudar layouts para que fiquem mais intuitivos ou reformular programas para que ganhem mais agilidade e supram melhor as necessidades dos clientes internos e externos.
Para isso, as 6 disciplinas das tecnologias de negócio escalável podem ser utilizadas, levando em consideração que o esforço poderá impactar exponencialmente a melhora dos processos.
Para finalizar, esperamos que o conteúdo abordado neste artigo tenha sido proveitoso para você, e não se esqueça de acompanhar o Blog Voitto para turbinar o seu aprendizado e ainda ficar por dentro das notícias do momento.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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