CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que são Temperamentos?
A relação da teoria dos Temperamentos com o teste DISC
Quais são os 4 Tipos de Temperamento?
Como descobrir seu Tipo de Temperamento?
Como cada tipo de Temperamento se comporta em uma organização?
Como aproveitar o melhor de cada Temperamento em sua organização?
Descubra como está a sua Inteligência Emocional

Entenda os 4 Tipos de Temperamento e como aproveitá-los em sua organização!

Cada Tipo de Temperamento possui particularidades que torna cada pessoa única. Vamos entender como aproveitar o melhor deles nas organizações.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Entenda os 4 Tipos de Temperamento e como aproveitá-los em sua organização!

Você provavelmente já teve contato com pessoas que possuem temperamentos distintos, uma mais animada e que contagia o ambiente, outra mais estressada e que se irrita fácil, um líder nato e até mesmo uma mais quietinha.

Isso acontece porque cada indivíduo tem um temperamento. Conhecer qual é o seu e perceber qual é o dos outros pode te ajudar a construir relações mais saudáveis e, em uma organização, pode-se trabalhar o que há de melhor em cada um deles.

E aí? Ficou curioso para saber qual é o seu tipo de temperamento? Continue lendo este artigo que eu vou te ajudar a descobrir mais sobre o temperamento humano através dos seguintes tópicos:

  • O que são Temperamentos?
  • A relação da teoria dos Temperamentos com o teste DISC
  • Quais são os 4 Tipos de Temperamento?
  • Como descobrir seu Tipo de Temperamento?
  • Como cada Temperamento se comporta em uma organização?
  • Como aproveitar o melhor de cada Temperamento em sua organização?

Vamos lá!

O que são Temperamentos?

Os temperamentos são aspectos da nossa personalidade que caracterizam o nosso comportamento. Eles são relacionados com a forma de ver o mundo, os interesses, habilidades e valores de cada um.

Hipócrates (460 a 370 a.C), conhecido como pai da medicina, reconheceu os diferentes tipos de temperamento e apresentou uma teoria para explicá-los, defendendo a ideia de que fenômenos biológicos eram responsáveis pelos nossos comportamentos.

Apesar de Hipócrates ter dado início à essa teoria, foi Emmanuel Kant quem mais influenciou na disseminação desses conceitos na Europa trazendo boas descrições sobre os temperamentos.

Para trabalhar o nosso temperamento precisamos conhecê-lo e para isso é necessário o autoconhecimento, e entender que ele é uma característica que nos acompanha ao longo de toda vida.

Mas isso não significa que ele não pode ser trabalhado e moldado, para que alguns traços, que podem ser prejudiciais para nós e para as pessoas com quem convivemos, não tenham tanto destaque.

Segundo Daniel Goleman, autor do best seller Inteligência emocional, apesar de existirem pontos que determinam o temperamento de uma pessoa, são muitos os circuitos cerebrais da mente humana, e eles são maleáveis.

Tudo isso é possível através da inteligência emocional que é uma habilidade essencial para o nosso dia a dia.

Vamos conhecer quais são os 4 tipos de temperamento?

A relação da teoria dos Temperamentos com o teste DISC

Em um processo de recrutamento, é comum a utilização de ferramentas de mapeamento comportamental como o DISC, por exemplo. Por meio dessas ferramentas é possível conhecer o perfil do seu futuro colaborador.

As características relacionadas a cada perfil proposto pela metodologia DISC são relativas aos da teoria dos temperamentos.

Um paralelo entre os dois métodos nos levam a identificar que o perfil dominante é representado pelo colérico, o influente pelo sanguíneo, o estável pelo fleumático e o condescendente pelo melancólico.

Interessante, não é mesmo?

O Teste DISC, baseado na teoria desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marston, avalia o comportamento das pessoas em um certo ambiente.

A avaliação recebe o nome de DISC por afirmar que existem quatro traços básicos de comportamento nas pessoas: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Condescendência (C).

Vale lembrar que ninguém possui um só estilo e que nenhum é melhor ou pior que o outro. O importante é buscar o autoconhecimento para conquistar a vaga ideal para o seu perfil!

Faça o este DISC e descubra em que tipo de ambiente de trabalho você se encaixa!

Quer testar suas habilidades e descobrir o seu perfil profissional com o Teste DISC, feito especialmente para você? Então, não perca tempo e faça já o download!

O Teste DISC, baseado na teoria desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marstonavalia, avalia o comportamento das pessoas em um certo ambiente. A avaliação recebe o nome de DISC por afirmar que existem quatro traços básicos de comportamento nas pessoas: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Condescendência (C). Vale lembrar que ninguém possui um só estilo e que nenhum é melhor ou pior que o outro. O importante é buscar o autoconhecimento para conquistar a vaga ideal para o seu perfil! Faça o teste e descubra em que tipo de ambiente de trabalho você se encaixa!

Se interessou? Faça já o teste para um autoconhecimento profissional!

Teste DISC descubra qual é o seu perfil profissional

Quais são os 4 Tipos de Temperamento?

Antes de começar a explicar cada um deles, é importante falar que não necessariamente temos apenas um temperamento. Podemos ter traços de outros, mas, geralmente, um deles impera em nossa personalidade.

Outra coisa importante é: não fique apontando o temperamento de outra pessoa e não use isso como forma de menosprezar ou recriminar alguém.

Os temperamentos podem ser trabalhados em cada um de nós com uma boa dose de autoconhecimento.

Agora sim, estamos prontos para aprender quais são os 4 tipos de temperamento e levar você a conhecer o seu! Vamos lá!

1. Sanguíneo

A pessoa que tem o temperamento sanguíneo é caracterizada por ser mais extrovertida e otimista.

São pessoas alegres, esperançosas, calorosas, amáveis e simpáticas. De modo geral são explosivas, instáveis emocionalmente, impulsivas e até egoístas.

Sabe aquele seu amigo que tem uma certa dificuldade de ficar quieto? Que está sempre fazendo uma piada ou que te interrompe sempre que você está falando? Então, essas são características de um sanguíneo.

2. Colérico

Pessoas com temperamento colérico são mais explosivas e agressivas do que as demais.

São pessoas dominadoras, ambiciosas, determinadas, impulsivas, comandam e lideram e são bons planejadores. Em algumas situações são intolerantes, egocêntricos e impacientes.

3. Fleumático

Sabe aquela pessoa que faz de tudo para evitar um conflito? Então, essa é uma das características de um fleumático.

São pessoas dóceis, pacíficas, sonhadoras, positivas e disciplinadas. Geralmente essas pessoas são confiáveis e equilibradas.

4. Melancólico

O temperamento mais profundo é o melancólico. Os melancólicos são sensíveis em suas emoções, são pessoas detalhistas, que gostam de ficar mais quietinhas.

Possuem dificuldade de expor as suas emoções e sentimentos, são fiéis e desconfiados. São pessoas leais, sensíveis e dedicadas.

Na imagem abaixo podemos observar os quatro tipos de temperamentos com as qualidades e pontos de melhoria. Lembrando que todas essas características não são regras.

A imagem apresenta um círculo com as principais qualidades e pontos de melhoria dos temperamentos.

Os temperamentos precisam ser aceitos e podem ser trabalhados para que cada um exerça a função que melhor se adeque a ele.

Conhecer o temperamento dos colaboradores de uma empresa é essencial para que o sistema organizacional funcione em harmonia, tornando o ambiente de trabalho agradável a todos.

Os profissionais de recursos humanos, na maioria das empresas, são responsáveis por identificar as características de cada profissional em um processo seletivo, por exemplo, e integrá-los a uma equipe.

Embora cada um possua uma característica, como vimos na descrição de cada temperamento, com traços de personalidade distintos e, muita das vezes, conflitantes é possível fazer com que essas pessoas interajam de forma harmônica.

Como descobrir seu Tipo de Temperamento?

Se você chegou até aqui, provavelmente deve estar se perguntando qual o seu tipo de temperamento. E por isso, trouxe possíveis soluções que podem te ajudar!

Existem diversos meios de descobrir seu temperamento ou quais são os temperamentos predominantes em você. Vamos entender algumas formas:

  • Autoanálise:  Após ler e estudar sobre cada tipo, você pode realizar uma autoanálise. Mas veja bem, ela precisa ser realista e verdadeira;
  • Ajuda profissional: Uma outra forma possível de obter seu tipo de temperamento, é contando com ajuda de algum profissional, como um psicólogo por exemplo;
  • Testes online: Existem hoje, vários testes capazes de te fornecer respostas. Como por exemplo o teste proposto pelo site Educamais.

Agora que você já entendeu mais sobre os tipos de temperamento e descobriu qual o seu, vamos entender como cada um se comporta em uma organização?

Como cada tipo de Temperamento se comporta em uma organização?

Os coléricos geralmente ocupam posições de liderança, são realizadores e bons estrategistas e são motivados pelo desafio.

As pessoas sanguíneas são extrovertidas e gostam de fazer amizade com várias pessoas. No ambiente de trabalho realizam várias tarefas ao mesmo tempo, são inovadores e adaptáveis.

A pessoa com um temperamento fleumático é um profissional que segue uma rotina, traz resultados sólidos e consistentes. É preciso criar espaço para os fleumáticos falarem, gostam de reuniões e tarefas programadas.

Bons projetistas e avaliadores são características do temperamento melancólico. São capazes de superar desafios e como líderes identificam inconsistências e são tolerantes com os erros.

Agora que já sabemos as características de cada profissional, fica um questionamento: Como eu descubro o tipo de temperamento de uma pessoa sem conhecê-la?

Como aproveitar o melhor de cada Temperamento em sua organização?

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional.

Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, tenho uma dica para você...

Descubra como está a sua Inteligência Emocional

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.