A mudança é um comportamento necessário para se adaptar aos diferentes contextos e conseguir lidar bem com as adversidades impostas. Pensando sobre essas situações que podem surgir no ambiente corporativo, criou-se a Teoria da Mudança.
Você já ouviu falar dessa teoria? Desde a década de 90 ela vem sendo disseminada e mostrando-se eficaz no direcionamento de estratégias de negócios a fim de garantir que os objetivos sejam alcançados.
Quer saber mais sobre esse conteúdo? Não deixe de investir na leitura desse artigo, para aumentar sua compreensão sobre os seguintes tópicos desse assunto:
Vamos à leitura?
De forma objetiva, a Teoria da Mudança é uma metodologia de planejamento e gestão que visa direcionar as estratégias de adaptação de uma empresa ao contexto em que ela se insere.
Diante disso, é usado um mapa de boa Teoria da Mudança em que são sintetizadas todas as principais determinações adquiridas com o uso da metodologia, fazendo com que o direcionamento seja mais assertivo.
Além disso, a Teoria da Mudança vem sendo cada vez mais adotada por empreendedores e gestores, pois essa estruturação das mudanças pretendidas é uma estratégia poderosa para gerar impacto positivo.
Além disso, essa ferramenta permite a complementação com o uso de outras metodologias, o que amplifica a resolubilidade e competência em seus segmentos de planejamento, gestão, monitoramento e avaliação.
Muito interessante, não é mesmo? Para entender como essa metodologia surgiu e foi desenvolvida, não deixe de conferir o tópico seguinte!
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Quais os principais questionamentos que você faria hoje acerca do seu negócio sobre pontos de melhoria? Sua infraestrutura poderia ser melhor? Sua equipe precisa ser complementada? Seu produto precisa ser mais atrativo?
Responder essas perguntas não é tão difícil quanto parece e foi baseado nessa reflexão sobre o que precisa ser melhorado para que os resultados a curto prazo e longo prazo tenham uma melhoria significativa é que surgiu a Teoria da Mudança.
Em meados de 1900, os debates promovidos pela Aspen Institute davam insights poderosos aos membros, que mais tarde deu origem ao chamado RoundTable on Community Change, que teve grande contribuição de Carol Weiss.
Tal, foi a principal formuladora do conceito da Teoria de Mudança, que começaria a sair dos papéis e ser implementada apenas a partir de 1990.
Diante disso, o conceito foi se disseminando pelo mundo corporativo e seu impacto aumentou, fazendo com que até hoje ele seja amplamente utilizado por diversos negócios de sucesso.
Vale ressaltar ainda, que esse conceito foi adotado por diversos projetos de iniciativa social, tais que a transformação social gerou muitos negócios de impacto social, evidenciando que a mudança pode criar um modelo de negócio com resultados e impactos positivos.
Logo, não deixe de conferir o tópico a seguir para entender quais são os principais aspectos do funcionamento da Teoria da Mudança.
A princípio, a Teoria da Mudança visa esclarecer o contexto em que seu negócio está inserido e onde se é pretendido chegar, ou seja, quais mudanças se pretende realizar para mudar de contexto.
Diante disso, é necessário mapear quais são as características atuais e identificar com detalhes o contexto de atuação. Para isso, pode-se fazer tanto uma análise quantitativa quanto qualitativa.
Além disso, é importante analisar suposições e hipóteses que possam envolver o processo de mudanças, afinal, todo cenário desconhecido é imprevisível e por isso, deve-se preparar mecanismos para lidar com as adversidades.
Dessa forma, será possível direcionar as ações e novas ferramentas de maneira mais clara e concisa, reduzindo os gastos desnecessários e aumentando a eficácia do processo.
Após entender tantos aspectos interessantes sobre a Teoria da Mudança, chegou o momento de assimilar quais são as formas mais eficazes de aplicar essa metodologia. Por isso, confira essas dicas:
Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho acaba servindo e isso é justamente o que a Teoria da Mudança pretende evitar.
Por isso, tenha uma visão clara do cenário atual e do que deseja ser alcançado, estabelecendo um direcionamento eficiente para que esse processo de transição seja viabilizado.
O impacto do público alvo é o que vai determinar se seu negócio vai ter sucesso ou fracasso, afinal, é necessário fidelizar clientes e estabelecer um reconhecimento de marca para crescer no mundo corporativo.
Dessa forma, toda atenção que puder ser voltada para o mapeamento de público-alvo, a delimitação de uma persona e aspectos relacionados a esse assunto são produtivas para seu negócio.
Para estabelecer as ações que precisam ser feitas para chegar ao novo cenário favorável, é fundamental ter as metas e objetivos bem delimitados, ou seja, quais serão os possíveis resultados.
Assim, use a base de dados do seu negócio para mensurar e estabelecer o desempenho que se pretende alcançar com a aplicação da Teoria da Mudança em cada um dos seus principais indicadores.
Com as metas e objetivos definidos, chegou o momento de falar sobre plano de ação! Afinal, é necessário estabelecer mecanismos de mudança para sobreviver ao processo de adaptação e criar expectativas realistas.
Dessa forma, reflita e estabeleça sobre como é possível agir para melhorar os indicadores da sua empresa: quais investimentos podem ser feitos? Quais gastos podem ser otimizados? Quais recursos podem ser acrescentados?
Por fim, chegou o momento de esquematizar todo esse processo de Teoria de Mudança, o que pode ser feito através de um diagrama!
Nesse diagrama, você deve garantir que as principais informações personalizadas do seu negócio estão contidas, tais como:
Para a elaboração do diagrama, o uso de ferramentas online pode ajudar. Diante disso, os problemas da sua empresa poderão ser superados de forma mais direcionada e a mudança se estabelecerá com assertividade.
A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.
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Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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