A definição de coprodução é o ato de dividir a produção de um produto com outras pessoas, porém esse termo também inclui a venda e divulgação do mesmo, sendo que cada um dos coprodutores são especializados em uma dessas áreas de atuação.
No geral, essa ação ocorre pela falta de conhecimento de uma pessoa em determinada área, no caso Marketing Digital, gerando a necessidade de uma sociedade ou terceirização da atividade.
Para entender melhor a coprodução, acompanhe o artigo pelos seguintes tópicos:
Coprodução é quando existe a necessidade de uma parceria com outras pessoas, no sentido de uma sociedade, para o desenvolvimento, venda e divulgação de um produto.
Por exemplo, um especialista cria um produto, geralmente digital, porém não tem conhecimento de como realizar de maneira efetiva a divulgação, ou seja, o marketing desse produto digital para sua venda.
Portanto, é necessária a criação de uma espécie de sociedade, que pode ter limite de tempo estabelecido ou não, com um profissional que tenha conhecimento na área de Marketing Digital e negócios online.
Uma possibilidade também é a contratação de uma empresa qualificada para tal.
De toda maneira, essa parceria de pessoas com o objetivo de desenvolvimento, venda e divulgação de um produto define uma coprodução. E vale ressaltar que ambos sócios são considerados coprodutores.
O pagamento entre os coprodutores será repartido de acordo com as funções e no geral, essa parte é um acordo estabelecido antes mesmo da sociedade, podendo variar muito os valores recebidos.
Porém de maneira geral, os profissionais que trabalham como coprodutores com conhecimento na parte do marketing digital, são muito bem pagos e bastante procurados.
O coprodutor trabalha principalmente com o lançamento do produto na internet, utilizando as estratégias que melhor se encaixam como SEO, e-mail marketing, entre outros. Após a implementação, sua função também engloba o gerenciamento de tráfego.
Agora que você já entendeu o que é a coprodução, está na hora de ver o por que ela é tão importante e como pode gerar diversas vantagens para seu empreendimento! Veja no próximo tópico!
A coprodução possui diversas vantagens individuais, mas quando estão juntas geram um bom retorno financeiro, além da venda de produtos de alta qualidade para o consumidor. Abaixo estão 4 vantagens:
Com a coprodução as atividades são realizadas de maneira mais assertiva, pois é feita a parceria entre profissionais de alta qualidade para cada área, sendo todos eles extremamente qualificados para desenvolver suas funções.
O especialista não precisa gastar tempo com os estudos de Marketing Digital, até porque demora para se especializar em uma nova área e a qualidade do conteúdo pode ser baixa.
Portanto, poupa-se tempo realizando essa sociedade, gerando os resultados de forma mais rápida e assertiva.
A divisão de tarefas está associada aos dois tópicos anteriores, pois tanto o especialista, quanto a equipe de marketing digital ganham mais tempo para focar apenas em sua área, dando foco apenas para um mesmo nicho de ações, gerando um trabalho de melhor qualidade.
A coprodução é realizada por meio de um acordo direto entre o especialista e a pessoa ou empresa contratada para a divulgação, sendo assim as regras são definidas por eles, não existe um tipo de contrato engessado. Podem definir as regras conforme as necessidades de ambos.
O primeiro passo para se tornar um coprodutor é se especializar em bons cursos, pois é a base da coprodução, a sociedade de profissionais qualificados para poupar tempo e dinheiro.
Portanto, para ser um bom coprodutor de Marketing Digital é necessário uma boa especialização e muito estudo na área de SEOe todas suas ferramentas e métricas, além de cursos para criação de conteúdo, como também copywriting e gatilhos mentais para venda.
Outro fator importante é a análise crítica de dados e certo conhecimento de aplicativos de criação de imagens e vídeos, como também a criação de um design para a empresa.
Após a especialização nos campos do Marketing Digital, é necessário iniciar o estudo do mercado, para você se aproximar de um nicho e de seus possíveis sócios de negócio, pois é necessário saber sobre o que irá escrever e vender.
Além de conhecer muito bem o produto e seu parceiro, é necessário conhecer ferramentas e aplicativos que irão te auxiliar em todo o processo, não somente ferramentas utilizadas no marketing digital, mas também para a gestão e organização do negócio e comunicação entre a equipe.
Alguns aplicativos simples do dia-a-dia podem auxiliar, como o Trello, com seu modelo de cartões Kanban ou Whatsapp e Discord, que permitem rápida resposta e criação de grupos para organizar setores e informações.
Organização é a chave, por isso, separamos 3 ferramentas poderosas que irão te ajudar nessa jornada!
Utilize o modelo que mais for de encontro com sua personalidade e conteúdos criados.
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Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
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