O que era a Teoria Malthusiana?
Qual era o objetivo da Teoria Malthusiana?
Qual era o embasamento da Teoria?
Por que a Teoria Malthusiana não deu certo?
Quais eram as principais críticas à Teoria Malthusiana?
Invista em você!

Como era a Teoria Malthusiana? Conheça mais sobre esse conceito econômico!

Entenda qual é conceito que a Teoria Malthusiana defendia, e como ela fazia parte de um conceito econômico e demográfico!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Como era a Teoria Malthusiana? Conheça mais sobre esse conceito econômico!

Você já ouviu falar da Teoria Malthusiana? Esse conceito foi criado no início do século XIX até o século XX, e foi baseado em uma preocupação com o crescimento desordenado da população e a adoção de medidas de controle político.

E para sustentar essa Teoria, foram criados e publicados alguns estudos, a fim de levantar esses dados, especulações, e conceitos sobre o tema abordado, com base nos conceitos demográficos e econômicos.

De início, a teoria acabou atraindo uma atenção com relação nos problemas levantados, e a partir dela foram elaboradas por exemplo, a teoria neomalthusiana, e a teoria reformista, que confrontavam a teoria malthusiana.

Mas você sabe como tudo isso começou? Sabe qual o conceito e as características que acompanham a Teoria Malthusiana? Já parou para estudar ou analisar o porque essa teoria não teve tanto sucesso?

Bom, para te ajudar nisso, nesse artigo discutiremos mais acerca do tema, e abordaremos os seguintes conceitos:

  • O que era a Teoria Malthusiana?
  • Qual era o objetivo da Teoria Malthusiana?
  • Qual era o embasamento da Teoria Malthusiana?
  • Por que a Teoria Malthusiana não deu certo?
  • Quais eram as principais críticas à Teoria Malthusiana?
  • Invista em você!

Vamos começar nossa leitura?

O que era a Teoria Malthusiana?

A Teoria Malthusiana, ou também chamada de Malthusianismo, foi um conceito criado e difundido no ano de 1798, pelo economista britânico Thomas Robert Malthus, que era considerado o “pai da demografia”.

Ela abordado, que a população cresceria muito rápido e teria esse ritmo definido em progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16… ), por outro lado a produção de alimentos  não manteria esse ritmo, e faria uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4…).

Malthus acreditava que a população sofreria uma catástrofe e enfrentaria sérios problemas com relação à produção de alimentos, consumo, e aquisição. Segundo ele, em duzentos anos a população seria 28 vezes maior do que a quantidade de alimento.

Mas antes de continuarmos nossa leitura, separamos uma dica pra você

O mundo atual emite uma quantidade gigantesca de informação, nos impossibilitando de acompanhar e entender tudo. Já parou para imaginar quantos erros de pensamento ou de interpretação do nosso subconsciente aconteceram?

Saiba os tipos de vieses cognitivos e como podem influenciar na sua vida profissional, aprendendo a controlá-los. É só baixar nosso eBook que você irá saber os elementos fundamentais! Bora começar?

Então, baixe agora o eBook gratuito com Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los!

Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los

Mas então qual era o objetivo da teoria malthusiana? Continue a leitura para descobrir!

Qual era o objetivo da Teoria Malthusiana?

O principal objetivo a qual a teoria malthusiana se embasava era aplicado a solução  para a necessidade da falta de alimentos que era prevista para toda população,  além de levar em conta também a questão do crescimento descontrolado.

Existiam alguns requisitos que foram estudados e levantados por Malthus para quê, de alguma forma fosse possível obter a atenção para este problema,  e o apoio para a difusão dessa ideia dele e adoção das ações que ele considerava necessárias.

Afinal, Malthus considerava o crescimento da população muito mais rápido do que o crescimento da produção de alimentos, e para ele isso seria um grande problema para as próximas gerações e quem mais sofreria seria os países subdesenvolvidos.

Mas se a ideia de Malthus era ajudar as próximas gerações e contribuir para um bom desenvolvimento populacional,  porque a ideia fracassou e não conseguiu se construir e criar força? Continue a leitura para entender!

Qual era o embasamento da Teoria?

Malthus chegou a propor em sua obra, o que ele chamou de “sujeição moral”, que  a população deveria evitar esse descontrole através medidas que ele considerava essencial para contornar e evitar essa situação prevista por ele.

E essas medidas reuniam itens como: a realização de um casamento tardio, a restrição e diminuição do número de filhos que poderiam ser gerados em cada família, privação dos seus desejos sexuais, e diminuição de políticas assistencialistas.

Ele defendia que a população mais pobre não deveria receber nenhum subsídio, para que dessa forma seus problemas não fossem amenizados e isso impactaria diretamente no controle da natalidade, e essa ideia foi altamente criticada.

A teoria era embasada por diversos conceitos e práticas preconceituosas sobre a sociedade, e essa visão foi altamente discutida e criticada pela população, afetando a adoção das ideias.

E quais itens contribuíram para a não realização dessa teoria? Veja a seguir.

Por que a Teoria Malthusiana não deu certo?

A população de fato cresceu de maneira continuada, no entanto após esse cenário pós revolução industrial, sabemos que todos os âmbitos sociais também acompanharam esse desenvolvimento, em diversas formas e fatores.

Hoje vivemos em um ambiente que há cerca de cem anos atrás não era previsto nem tão pouco imaginável, e para a nossa felicidade, o cenário que Thomas Malthus previu não se verificou muito por conta disso.

Podemos concluir que um dos grandes fatores que influenciaram também a não verificação da teoria foi o fato de que, Malthus não tinha como prever fenômenos e recursos que impactam nesse “equilíbrio”.

E esses recursos como por exemplo: tecnologia, reservas de energia fóssil, globalização, recursos naturais descobertos… têm influenciado em como nós vivemos hoje, e como nós conseguimos desviar desse efeito previsto por ele.

Mesmo com a não concretização da teoria, inúmeros estudiosos continuaram estudando essa relação do crescimento exponencial das pessoas, e ainda, diversos estudos e publicações se originaram a partir dessa ideia.

Continue a leitura para descobrir quais foram as principais críticas a essa teoria!

Quais eram as principais críticas à Teoria Malthusiana?

Sabemos que as críticas acompanham toda e qualquer teoria, não é mesmo? E com a Teoria de Malthus não seria diferente! E isso se deu também, pelo fato dela não ter se aplicado à realidade e não ter se concretizado.

Alguns estudiosos alegam que a teoria populacional Malthusiana acreditava apenas que toda humanidade, era fadada ao fracasso, por isso a repercussão da sua teoria não foi bem aceita e teve uma repercussão muito negativa.

Além desses fatores, existem também muita influencia das questões econômicas, políticas e itens sociais, pois com a evolução dos meios de produção, houve um aumento expressivo da produção agrícola, evitando o desabastecimento alimentar.

O controle da natalidade também pode ser possível graças à existência de métodos contraceptivos, que influenciam totalmente nas taxas de natalidade atualmente, e vem impactando no controle do aumento da população.

Além disso, a explosão demográfica que aconteceu nos países desenvolvidos foi marcada por um desenvolvimento positivo da economia, e alterando a participação dessa população na qualidade de produção, e consumos de bens e serviços!

E por fim, graças a todas evoluções que vivenciamos hoje, esse evento não se realizou, e contrariou uma das teorias mais discutidas no passado!

Gostou de aprender mais sobre a como o Malthusianismo é fundamentado?  Não deixe de aprender mais com o Blog Voitto, para finalizar temos uma dica para você!

Invista em você!

Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?

Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.

Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.

Além disso, no nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança!

5 práticas exemplares de Liderança, baixe agora!

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

[Teste] Qual seu nível de pensamento crítico?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Qual Seu Nível De Pensamento Crítico?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.