ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Teste de Perfil?
Como funciona o Teste de  Perfil comportamental?
Teste Perfil Comportamental (Teste dos Bichos)
Método DISC
Eneagrama
Descubra seus pontos fortes
Teste Comportamental x Teste de Temperamento
Importância do Teste de Perfil profissional nas empresas
Seja um destaque nos processos seletivos!

Entenda o que é Teste de perfil e o que ele diz sobre você enquanto profissional

Você sabe o que é o Teste de Perfil? Confira os mais diversos tipos e veja como eles podem influenciar nos processos seletivos que você participa!

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Entenda o que é Teste de perfil e o que ele diz sobre você enquanto profissional

O teste de perfil é uma ferramenta que avalia as características de um indivíduo para entender e prever suas ações futuras de acordo com determinadas situações.

Esse tipo de teste é comumente utilizado pelos recrutadores para identificar e selecionar pessoas com os traços e comportamentos mais condizentes com o perfil da empresa.

Conhecer os tipos de perfil e em qual você se encaixa é essencial para sua carreira e vida pessoal. Entretanto, você sabe como agrupar suas características e identificar seus pontos fortes os que precisam melhorar?

É aí que os testes de perfil entram! Existem vários tipos que funcionam para analisar diversos atributos. Você vai conhecer os mais utilizados nos processos seletivos das empresas para ficar ainda mais com as situações e linguagens abordadas.

Além disso, disponibilizamos o DISC, um teste que a equipe de Recursos Humanos aqui da Voitto utiliza para selecionar os melhores candidatos.

Antes de começarmos, pegue papel e caneta para anotar o seu resultado nos testes e confira os tópicos do nosso artigo:

  • O que é Teste de Perfil?
  • Como funciona o Teste de Perfil comportamental?
  • Teste de Perfil Comportamental (Teste dos Bichos);
  • Método DISC;
  • Eneagrama;
  • Descubra Seus Pontos Fortes;
  • Teste Comportamental x Teste de Temperamento;
  • Importância do Teste de Perfil profissional nas empresas.

Vamos lá?

O que é Teste de Perfil?

O teste de perfil comportamental é um método de analise das principais características de um indivíduo para entender como funcionam suas ações, desejos, execução de atividades, relações interpessoais, entre outros.

Esse teste é importante porque auxilia o indivíduo no processo de autoconhecimento, já que com os pontos fortes e fracos em mas, ele pode criar um plano de desenvolvimento pessoal.

Além disso, essa ferramenta  é amplamente utilizada no meio empresarial para selecionar candidatos ideais para o perfil da empresa durante as etapas do processo seletivo. Afinal, é através dele que os recrutadores poderão imaginar como aquele profissional agirá diante dos desafios do dia a dia de trabalho.

Como funciona o Teste de  Perfil comportamental?

O funcionamento dos testes de perfil comportamental é bem simples.

A grande maioria deles são realizados através de formulários que mapeiam automaticamente as características pessoais do indivíduo a partir de padrões pré-estabelecidos.

Nesse processo, avalia-se como a pessoa se comporta frente às adversidades, nível de liderança, inteligência emocional, autoestima, trabalho em equipe, comunicação, entre outras habilidades.

Teste Perfil Comportamental (Teste dos Bichos)

O Teste de Perfil Comportamental dos Bichos analisa em qual perfil o candidato se encaixa de acordo com a classificação Gato (Comunicador), Tubarão (Executor), Águia (Idealizador) e Lobo (Organizador).

Realizando o teste com respostas sinceras e que melhor demonstram suas habituais ações, fica mais fácil para a empresaidentificar se o candidato se identifica com a vaga oferecida.

Perfil Gato (Comunicador)

Brincalhão, carismático e carinhoso, o perfil comportamental gato representa os profissionais que preferem trabalhar em equipe, com muita colaboração e de forma harmônica. No geral, são pessoas fáceis de lidar, extrovertidas e persuasivas.

Porém, necessitam de atenção e aceitação da equipe, além do reconhecimento de seus superiores.

Perfil Tubarão (Executor)

Determinado e focado, não é à toa que o tubarão está no topo da cadeia alimentar. O perfil comportamental Tubarão compreende as pessoas que são mais ligadas ao desafio, múltiplas funções e foco no resultado.

Executam suas funções de forma organizada, com rapidez e qualidade. Contudo, sendo bastantes autossuficientes, o trabalho em grupo pode ser um empecilho.

Perfil Águia (Idealizador)

A Águia enxerga longe, possui uma visão privilegiada e vasta. Sendo assim, o profissional com perfil comportamental águia sempre trará soluções e práticas inovadoras para a empresa. Costuma ter uma boa visão geral da situação, usando sua intuição e sua criatividadepara fazer a diferença no mercado.

É importante lembrá-lo a todo momento que, apesar de novas ideias serem uma boa opção, as atividades do dia precisam ser feitas e é preciso foco para executá-las.

Perfil Lobo (Organizador)

O lobo tem como características de personalidade ser fiel à sua matilha, meticuloso e organizado. Assim, a pessoa que se encaixa na personalidade Lobo costuma ser metódica e organizada. Realiza suas tarefas de forma planejada, definindo regras e com responsabilidade.

Todavia, devido a tantos planejamentos, as mudanças e os riscos não costumam ser bem-vindos.

Método DISC

O Teste DISC é um método para avaliar o comportamento de certa pessoa em determinado lugar. Ele não leva em consideração a personalidade, mas sim como cada um age nas situações apresentadas pelo teste.

Na avaliação, a pessoa classifica as respostas de 1 a 4, sendo 4 a resposta com maior identificação e 1 a que menos se identifica. Os perfis são segmentados em Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Dominância

A predominância ou alta pontuação no fator "D" apresenta pessoas ativas ao lidar com problemas e desafios. Descritas como egocêntricas, diretas, ousadas, dominadoras, exigentes, enérgicas e determinadas.

Porém, com baixas pontuações “D” encontram-se pessoas discretas, conservadoras, pacíficas, precavidas, realistas e modestas.

Influência

No caso de pessoas com altos índices de "I", temos um perfil que envolve características como persuasão, entusiasmo, comunicação e otimismo. Costumam ser emocionais e gostam de influenciar através de conversas.

Observa-se que pessoas com baixos níveis de “I” influenciam com fatos e de forma direta, sem longas conversas. São descritos como reflexivos, seletivos, factuais, recatados, desconfiados, pessimistas.

Estabilidade

Nesse perfil, a alta pontuação em "S"  representa pessoas pacientes, confiáveis, leais, gentis, previsíveis e calmas. Preferem um ritmo constante, padrões, segurança e não gostam de mudanças súbitas.

A contraponto, baixas pontuações em "S" apontam gosto por variedades e mudanças. No geral, podem ser descritos como móveis, alertas, inquietos, impetuosos, espontâneos, impacientes e até mesmo impulsivos.

Conformidade

Pessoas que apresentam uma predominância no nível de "C" tendem a aderir regras, regulamentos e padrões. Gostam de atuar com qualidade e fazer certo desde a primeira vez. São descritas como disciplinadas, cautelosas, sistemáticas, precisas, analíticas, perfeccionistas e lógicas.

Porém, a baixa pontuação em "C" aponta que a pessoa gosta de desafiar regras e busca independência. São descritos como independentes, obstinados, voluntariosos, teimosos, rebeldes, arbitrários e indiferentes a detalhes.

Teste: saiba qual é o seu perfil profissional!

Curioso para saber qual é o seu perfil profissional?

Com o nosso “Teste DISC: Descubra seu perfil profissional, você pode se autoconhecer, examinar suas características e trabalhar ainda mais os pontos fortes!

Conquiste a vaga ideal para o seu perfil profissional. É simples: clique no botão abaixo para acessar:

Teste DISC: descubra agora qual é o seu perfil profissional.

Eneagrama

Outro Teste de Perfil muito utilizado é o Eneagrama. Ele leva em consideração a personalidade da pessoa, e subdivide suas características em 9 tipos.

São eles: (1) Perfeccionista, (2) Prestativo, (3) Bem-sucedido, (4) Individualista, (5) Observador, (6) Questionador, (7) Sonhador, (8) Confrontador e (9) Pacifista. Porém, encontram-se algumas diferenciações nas nomenclaturas, dependendo do teste.

Descubra seus pontos fortes

Esse teste de personalidade é um dos mais famosos no ramo empresarial e Recursos Humanos, por ser proveniente do livro com o mesmo nome, escrito por Marcus Buckingham e Donald O. Clifton.

A metodologia utilizada pelo instituto Gallup busca entender e destacar os pontos fortes dos profissionais, para que suas habilidades sejam melhor aproveitadas e que os pontos de melhoria possam ser trabalhados.

No caso desse teste, é necessário comprar o livro Descubra seus pontos fortes. Porém, é um bom investimento para potencializar suas atividades e se destacar entre os demais.

Teste Comportamental x Teste de Temperamento

Apesar de não ser tão utilizado nas seleções de empresas, também temos como avaliação pessoal o Teste de Temperamento. Ele deriva da Teoria Humoral, que segmenta os quatro humores/perfis psicológicos em Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico.

Quer saber mais sobre as particularidades de cada um desses humores, leia nosso artigo Os 4 tipos de temperamento, suas características e como aproveitá-las em sua organização!

A teoria foi adaptada e aperfeiçoada por outros pesquisadores ao longo dos anos, ganhando outros nomes e divisões. A exemplo, temos a Tipologia Myers-Briggs (MBTI), que classifica as ações (Extrovertido e Introvertido - E/I), as funções (Sensoriais e Intuitivos - S/N; Racionalistas e Sentimentais - T/F) e o estilo de vida (Julgadores e Perceptivos - J/P).

Assim, um bom Teste de Perfil mescla essas avaliações. De acordo com o site 9Types, temos a relação entre a Tipologia Myers-Briggs e o Teste de Perfil Comportamental (DISC):

  • ISTJ: C muito elevado, D e S moderados, I muito baixo
  • ISFJ: S elevado e C elevado, D e I baixos
  • ISTP: S, D e C moderados, I baixo
  • ISFP: S muito elevado, I e C moderados, D muito baixo
  • INTJ: D e C muito elevados, S baixo, I muito baixo
  • INTP: S, D e C moderados, I baixo
  • INFJ: S, C e I moderados, D baixo
  • INFP: S e I elevados, C e D baixos
  • ESTJ: D e C elevados, I e S baixos
  • ESFJ: I, S e C moderados, D baixo
  • ESTP: D elevado, I moderado, C e S baixos
  • ESFP: I elevado, S moderado, C e D baixos
  • ENTJ: D muito elevado, I e C moderados, S muito baixo
  • ENFJ: I e D elevados, C e S baixos
  • ENTP: D e I elevados, C e S baixos
  • ENFP: I muito elevado, D e S moderados, C muito baixo

Não deixe de fazer o  teste de perfil utilizando a Tipologia Myers-Briggs, viu?

Importância do Teste de Perfil profissional nas empresas

Os cargos de uma empresa  podem requerer perfis diferentes de acordo com a cultura organizacional e do que ela espera do profissional.

Sendo assim, não se almeja prever o futuro, determinando que certa pessoa será a melhor opção entre as demais e que nunca trará problemas. Entretanto, o Teste de Perfil Comportamental tenta selecionar o candidato de forma mais refinada e alinhada ao comportamento que se encaixa com a vaga, trazendo resultados mais precisos.

Com ele, também é possível fazer o direcionamento de cargos, para que não se perca um grande profissional, com excelente currículo, por alocá-lo em uma vaga inadequada.

Seja um destaque nos processos seletivos!

Responda rápido: você tem confiança ao participar de um processo seletivo?

Sabe construir um bom currículo, possui um bom pitch e tem boas respostas para as mais variadas perguntas dos recrutadores?

Se esses questionamentos geraram incertezas, saiba que você não está sozinho. Segundo uma pesquisa realizada pela Nube, mais de 40% das pessoas não sabem identificar se estão ou não agradando o recrutador.

Com o nosso curso de Como ter Sucesso em um Processo Seletivo você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes, montar um currículo atrativo, gerar confiança para o entrevistador e aumentar as suas chances de contratação.

Acesse o treinamento de forma gratuita com o cupom BLOG100 e acelere o seu conhecimento! Clique no botão abaixo para saber mais:

Curso Como ter Sucesso em um Processo Seletivo

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Teste Ikigai - Descubra seu propósito de Vida, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Ikigai Descubra Seu Propósito De Vida Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.