Quando conhecemos algum serviço novo, tendemos a ter uma certa desconfiança, não é mesmo?
Foi isso que aconteceu com a Uber. Mas os seus preços atrativos, seus carros novos com ar condicionado e os motoristas super educados fizeram com que a empresa logo caísse nas graças do mundo todo.
Você quer saber mais sobre essa empresa e se inspirar para criar sua própria startup de sucesso? Continue conosco neste artigo. Nele você verá:
A Uber é uma empresa americana, que presta serviços eletrônicos na área de transporte urbano privado em todo o mundo.
É um serviço que se assemelha ao táxi, porém com algumas diferenças que conquistaram o público muito rápido. Uma delas, é o preço que muitas vezes é bem menor. Outra, são os carros que precisam ser novos e com ar condicionado e há ainda a exigência quanto a qualidade do atendimento do motorista.
Além disso, no quesito segurança, ao fazer uma viagem pela Uber, você pode compartilhar seu trajeto com algum contato de confiança, e essa pessoa poderá ir acompanhando toda a sua viagem até que chegue ao seu destino.
Todos esses fatores fizeram dessa startup um fenômeno mundial. Neste artigo, vamos te contar como a Uber se tornou tudo o que ela representa hoje e quais foram as dificuldades encontradas no caminho.
Mas antes de seguir, se você gosta de histórias de sucessos de grandes empresas, precisa estar atualizado com as tendências de mercado e estudar muito!
Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.
Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!
Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.
Muitas vezes, grandes ideias surgem de alguma necessidade. Algum produto que você precisa e não existe, ou algo que já exista mas precisa ser melhorado. Com a Uber não foi diferente.
O ano era 2009, os fundadores da empresa, Travis Kalanick e Garret Camp, haviam acabado de vender suas companhias.
A RedSwoosh, uma empresa de compartilhamento de arquivos, foi vendida por Travis Kalanick por 20 milhões de dólares. Enquanto Garret Camp, vendeu o site de buscas StumbleUpon por 75 milhões de dólares. Eles tinham acabado de ficar milionários.
Travis e Garret estavam em Paris para um evento de empreendedorismo e tecnologia. A noite estava muito fria e nevava. Os amigos não conseguiam encontrar um táxi e então pensaram em um serviço, no qual se poderia pedir um carro particular pelo celular.
Quando voltaram para São Francisco, na Califórnia, fundaram a Uber em março de 2009.
O aplicativo foi oficialmente lançado em Julho de 2010, com versões disponíveis para Android e iOS. O objetivo inicial era que fosse um serviço que ofertasse carros luxuosos, como os que estão nas figuras abaixo:
A primeira dificuldade, de muitas que seriam encontradas pela frente, foi quebrar a resistência dos motoristas que já realizavam esse trabalho para hotéis da região. Os primeiros a aceitar foram os brasileiros, presentes em grande número naquela região dos Estados Unidos.
Por incrível que pareça, um fator que colocou a Uber sob os holofotes da mídia, tornando a marca conhecida, foi justamente a implicância da secretaria de transportes de São Francisco com a empresa.
Pois é, a briga do governo com a empresa foi o "tiro saindo pela culatra" e a Uber, chamando a atenção de investidores anjo, passou a receber investimentos milionários.
Nessa época, a corrida na Uber chegava a custar 5 vezes a mais que uma corrida de táxi. Mas como o serviço era voltado para carros luxuosos, os clientes estavam dispostos a pagar.
A Uber continuou se expandindo por outras cidades dos Estados Unidos e depois para o exterior e continuou encontrando problemas com taxistas e governos, mas não se deixou intimidar.
No ano de 2012, foi criado o UberX, em que qualquer proprietário de automóvel pode se cadastrar como motorista e partir daí a startup deslanchou de forma exponencial pelo mundo inteiro.
Até mesmo serviço de táxi aéreo por helicóptero a empresa oferece.
No ano de 2018, já eram mais de 75 milhões de usuários no mundo e mais 3 milhões de motoristas.
Hoje, a Uber é avaliada em mais de 50 bilhões de dólares.
A Uber continua se reinventando e recentemente criou um serviço de delivery de alimentos, chamado UberEats, mostrando que vai em busca de dominar cada vez mais mercados.
A Uber é uma concorrência muito forte ao serviço do táxi, principalmente por conseguir oferecer um preço mais baixo sem perder a qualidade no atendimento.
Mas por que isso acontece?
Porque na maioria das cidades do mundo os táxis são regulamentados pelo governo, ou seja, pagam altos impostos.
E os sindicatos dos taxistas alegam que a Uber não respeita as legislações de transporte.
Por isso, a empresa enfrentou muitas questões legais em todas as cidades que chegou.
Mas respondeu com uma postura implacável, usando promoções agressivas, acusando as frotas de táxis de agirem como cartel e alegando que a Uber não é uma empresa de transporte, mas sim de tecnologia.
O que se sustenta, uma vez que a empresa não possui carros e nem motoristas contratados.
Até agora, a empresa vem se mantendo de pé, apesar de todos os ataques que vem sofrendo, e o fato de ter o apoio da maioria da população só fortalece ainda mais a marca.
Vamos te mostrar agora como usar o app Uber.
O primeiro passo é fazer o download do aplicativo na Google Play ou na Apple Store, ou ainda acessar a página de navegação.
Feito isso, crie uma conta, você precisa apenas de um e-mail e número de telefone.
Ao abrir o aplicativo é possível digitar o endereço de onde você deseja ir e vai aparecer o preço e você precisa confirmar a corrida.
Se o seu app tiver programado para o pagamento ser realizado em dinheiro, você vai pagar o motorista ao final da corrida, mas se estiver escolhido o modo cartão de crédito, o valor da corrida será cobrado automaticamente no seu cartão.
Feito isso, você espera algum motorista aceitar a sua corrida. Assim que ele aceitar, você tem uma previsão de quantos minutos ele irá demorar para chegar, basta ir para o ponto de embarque escolhido por você.
Assim que o motorista aceitar sua viagem, aparece o nome dele, a foto, o modelo e a placa do carro. Não entre no carro se os dados não forem compatíveis.
Como já falamos anteriormente, você pode compartilhar seu trajeto com algum contato de sua confiança.
Chegando ao seu destino, você vai avaliar a viagem de 1 a 5 estrelas. Você pode também deixar um elogio para o motorista ou até mesmo uma gorjeta.
Se você der menos que 5 estrelas, a Uber vai te perguntar o que aconteceu de errado.
Pode ser uma boa pedida se você quiser trabalhar como motorista profissional ou até mesmo quiser ganhar uma renda extra.
Aqui estão os pré-requisitos:
Quanto ao carro:
Caso você não tenha carro, existem algumas empresas que alugam carro que possuem parceria com a Uber.
Atendendo a estes requisitos, basta ir no aplicativo e se cadastrar.
Você vai precisar enviar a sua CNH, o Atestado de Antecedentes e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Feito isso é só aguardar um ou dois dias úteis e já pode começar.
O motorista fica com 80% do valor da corrida e a Uber com 20%.
Como já foi dito, muitas vezes uma grande ideia vem de uma situação inesperada do dia a dia, e a Uber é uma grande prova disso.
Além de ter feito seus fundadores ainda mais milionários, emprega milhões de pessoas pelo mundo inteiro e oferece um serviço de qualidade por um preço justo, que possibilitou o acesso de pessoas que antes não podiam pagar por este tipo de serviço.
E você, o que achou da Uber e de como a empresa surgiu? Não se esqueça de deixar seu feedback e contar o que achou deste artigo!
Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento do seu negócio e alcançar ganhos expressivos? Então, chegou o momento de você se tornar um Especialista em Growth Hacking!
Com nossa formação, você aprenderá como lançar sua ideia no mercado de forma a criar e aumentar sua base de clientes por meio de conceitos como Product/Market Fit; desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação.
Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialista em Growth Hacking!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!