O que é UI Design e UX Design?
Mercado do UX designer
Mercado do UI designer
UX Design e UI Design: Quais as Diferenças e Como Usá-los ao Mesmo Tempo?
Dica!

UI Design e UX Design: Qual a Diferença Entre Eles?

Descubra como os serviços de UI Design e UX Design ajudam a garantir a satisfação do cliente com as plataformas de interação com o produto.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
UI Design e UX Design: Qual a Diferença Entre Eles?

Os serviços de UI Design e UX Design têm atuado no aprimoramento da experiência do usuário, tema que se torna cada dia mais importante em meio a um cenário competitivo e em constante mudança.

Sendo assim, todas as principais informações sobre esses assuntos foram reunidos abaixo, para ajudar gestores e líderes a entenderem como o foco em seu público-alvo, personas e outros pontos do UI e UX design são essenciais. Nesse texto você compreenderá ainda mais sobre o assunto a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é UI Design e UX Design?
  • Mercado para o UX Designer;
  • Mercado para o UI Designer;
  • UX e UI Design: quais as diferenças e como usá-los ao mesmo tempo?
  • Aprimore suas aptidões!

O que é UI Design e UX Design?

A sigla UI Design diz respeito à User Interface Design (Design de interface do usuário), enquanto UX Design Significa User Experience Design (Design de experiência do usuário).

Porém, apenas compreender suas siglas não é suficiente para quem deseja conhecer melhor esses serviços com a finalidade de maximizar seus resultados. A seguir, serão explicadas as diferenças e características de cada uma delas.

UI Design

UI Design é o serviço voltado para otimizar as interfaces que são utilizadas pelos consumidores. Essas interfaces podem ser em softwares, aplicativos ou produtos, sendo o UI Designer responsável por criar a interação ideal entre o usuário e elas.

As interfaces são desenvolvidas para satisfazer a diferentes perfis de clientes, personase públicos-alvo. Quem trabalha nelas? O profissional de UX Design, que será abordado a seguir.

UX Design

Se o UI Design é voltado para a interface por meio da qual o cliente acessa um produto ou serviço, o UX Design, por sua vez, tem foco no usuário propriamente dito.

O User Experience, em tradução livre para Experiência do Usuário, tem justamente a função de priorizar todo segundo que um cliente poderá vir a passar dentro de uma interface, analisando as experiências e emoções do usuário com a interface desenvolvido pelo UI Designer.

Para compreender que tipo de serviço e interface um determinado cliente está buscando, é preciso estudar o mercado em que ele está inserido, bem como seus desejos, dores, comportamentos e expectativas.

Também é preciso efetuar os chamados testes de usabilidade, que ajudam a certificar que determinados perfis estão sendo atendidos pelas propostas citadas.

E, para ajudar no processo de monitoração do comportamento dos clientes na empresa em que trabalha ou do seu próprio negócio, você pode contar com o nosso KIT Gratuito de Planilhas de Marketing e Vendas! É só clicar na imagem abaixo e fazer o download:

Kit de planilhas: marketing e vendas: baixe agora!

Como não é difícil de perceber, profissionais de UX e UI trabalham juntos. Confira quais são suas competências no mercado, bem como seus papéis.

Mercado do UX designer

O mercado do UX Designer pede por profissionais de perfil bastante diversificado.

Para ser bem-sucedido em seu papel, o UX designer deve ser um profissional com empatia e que goste de pesquisar e se atualizar.

Além disso, é preciso ter um bom conhecimento acerca de tecnologia e inovação, se destacando como um profissional completo e interessado em lidar com pessoas e máquinas.

Tudo isso é necessário para satisfazer as necessidades de um mercado cada vez mais competitivo e com foco no usuário, especialmente em um momento de utilização constante da internet.

Estar online na maior parte do tempo faz com que os usuários tenham muito a dizer e exigir.

Mercado do UI designer

Do mesmo modo, o mercado para o UI Designer exige multidisciplinaridade. Além de compreender como manter seu público-alvo interessado nas interfaces construídas, como um bom analista de marketing, esse profissional deve saber relacionar a parte visual com a funcional do projeto.

Ele não deve analisar sua criação apenas como algo belo a ser admirado, mas como simples de compreender e navegar, além de chamativo para a sua qualidade.

Geralmente os especialistas em UI Design e UX Design tem formação em design, tecnologia da informação, jornalismo e áreas relacionadas.

UX Design e UI Design: Quais as Diferenças e Como Usá-los ao Mesmo Tempo?

As duas principais diferenças entre UX e UI Design estão no foco dado por cada profissional e por seus serviços.

Enquanto o UX tem foco na experiência do usuário, fazendo cada segundo de seu acesso a determinada plataforma valer à pena, o UI tem foco na interface do produto ou serviço.

Porém, isso vai além da estética, ou seja, supera o que deve ser feito por um web designer. Isso acontece ainda que as áreas tenham algum tipo de similaridade. É preciso realmente unir arte e tecnologia para oferecer as melhores soluções possíveis.

Para aproveitar os benefícios do UX e UI ao mesmo tempo, tendo sempre em mente que um complementa o trabalho do outro, é possível contar com apenas um ou múltiplos profissionais.

Isso dependerá da habilidade do colaborador de ser multifuncional e de entender sua área, investindo em constantes cursos e treinamentospara se especializar, estudando as ferramentas que podem ser usadas e trabalhando por meio de referências.

As profissões citadas acima são consideradas grandes tendências para o futuro. Então, mesmo quem não deseja trabalhar diretamente com ela, poderá se beneficiar de saber mais sobre como ela funciona.

Dica!

Entender melhor o seu segmento de mercado é um passo essencial para saber onde atuar e como fazer suas ações de marca se tornarem mais eficientes.

Pensando nisso é que criamos para você a nossa planilha Avaliação de Segmentação do Mercado, para que você consiga identificar onde dedicar seus recursos e conseguir uma boa estratégia de marketing.

Não perca tempo! Clique no botão abaixo e faça o download agora mesmo!

planilha avaliação de segmentação de mercado

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.