Ser vulnerável no trabalho talvez seja a maior demonstração de inteligência emocional e vamos descobrir o porquê.
Estamos acostumados a ouvir que no ambiente de trabalho devemos deixar de lado a vida pessoal e ser extremamente profissionais, o que significa "esquecer" as emoções e sentimentos causados por fatores externos.
Mas será que esta é uma atitude inteligente? Realmente deixamos de lado nossos sentimentos ou estamos apenas criando uma barreira de comunicação com os nossos colegas de organização e sucumbindo as nossas emoções?
Ao longo deste artigo vamos entender porque a vulnerabilidade é tão importante, principalmente em ambientes organizacionais através dos tópicos a seguir.
Pronto(a) para se tornar vulnerável?
Vulnerabilidade no trabalho significa aceitar as suas imperfeições e compartilhá-las com os outros, de modo a incentivar que os outros façam o mesmo.
Ser vulnerável no ambiente de trabalho está relacionado com confiança, desta forma você estimula os outros colaboradores a arriscar, fazer atividades, ou projetos sem medo de receber feedbacks construtivos.
Para que você possa mensurar o grau de satisfação dos seus colaboradores separamos a nossa Planilha de Clima Organizacional. Com ela você poderá analisar o ambiente interno da sua organização podendo tomar decisões assertivas em relação à melhoria do clima e do crescimento organizacional.
Clique no banner abaixo, baixe a sua planilha GRATUITAMENTE e comece agora a desenvolver um ambiente de trabalho propício para que as pessoas possam ser vulneráveis!
Agora que você já baixou a planilha, vamos entender agora como podemos ser vulneráveis?
Segundo Brené Brown, pesquisadora americana e autora do best seller A coragem de Ser Imperfeito:
“É preciso coragem para ser imperfeito e aceitar e abraçar as nossas fraquezas e amá-las. E deixar de lado a imagem da pessoa que devia ser, para aceitar a pessoa que realmente sou.”
Falamos o que significa vulnerabilidade no trabalho. Mas, vamos entender o que significa a palavra vulnerabilidade?
Vulnerabilidade é o que sentimos em momentos de incerteza, risco e, em algumas situações em que somos expostos.
Em um primeiro olhar parece ruim ser ou estar em uma situação de vulnerabilidade, porém, abraçar as incertezas e enxergá-las como uma maneira de se desenvolver é um ato de coragem.
Para você ser uma pessoa vulnerável é importante entender a sua relação com a vulnerabilidade e isso exige autoconhecimento, pois é necessário aceitar as nossas falhas de modo mais empático, perceber quais as situações que nos levam a ficar irritadas(os), entender e desmistificar os nossos sentimentos e emoções.
Assumir a vulnerabilidade começa em nós, mas pode gerar efeitos muito positivos nas organizações.
A criação de um ambiente tolerante a erros gera um sentimento de confiança, permitindo que os colaboradores sejam vulneráveis e compartilhem as suas fraquezas pessoais, o que desperta o espírito colaborativo.
As pessoas passam a ser mais transparentes, sem o uso de máscaras que ocultam suas imperfeições, o que as ajuda a admitir que cometem erros e as coloca na posição de constante aprendizado.
Esse espaço permite que as pessoas demonstrem suas emoções, se sintam mais confortáveis e evita que cheguem em uma situação de esgotamento mental devido a pressões emocionais e excesso de tarefas que exigem a "perfeição".
Quando isso acontece o desempenho da equipe aumenta consideravelmente.
Para isso é necessário o desenvolvimento de um mindset de crescimento, que permite o desenvolvimento da nossa flexibilidade cognitiva.
Mas essa vulnerabilidade deve ser incentivada, e quem melhor para fazer isso do que o líder?
O líder é aquele que guia a equipe, é um exemplo para os demais em uma organização. Um bom líder que se sente confortável em compartilhar a sua vulnerabilidade é:
Quando o líder, ou outro integrante de um ambiente colaborativo evita ser vulnerável ele se priva de viver novas experiências, evitam conversas difíceis e tornam a comunicação falha.
A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.
Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.
Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:
Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!
Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!