O que é análise de cenários?
Quais são os tipos de cenários?
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Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha de análise de cenários:
Entenda a Ferramenta de análise de cenários:
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Análise de cenários: como avaliar a expansão do seu negócio no Excel

Baixe nossa planilha gratuita de análise de cenários no Excel e aprenda a comparar situações práticas para tomar a melhor decisão para sua expansão!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Análise de cenários: como avaliar a expansão do seu negócio no Excel

No mundo globalizado, as mudanças e exigências dos clientes são cada vez mais rápidas e, os competidores, cada vez mais ágeis. Portanto, a necessidade de se avaliar mudanças futuras se torna crucial para o sucesso. Nesse sentido, a análise de cenários possíveis, que vem da busca de apresentar imagens de futuros prováveis em tempos diversos, ganha destaque!

Pensando nisso, disponibilizamos a você um material gratuito que possa facilitar sua atuação na análise de cenários e, ainda, explicaremos a você o passo a passo de como utilizá-lo.

Mas antes de usarmos a planilha e falarmos de expansão propriamente dita, vamos entender melhor o que é análise de cenários!

O que é análise de cenários?

Análise de cenários é uma ferramenta de gestão cuja principal função é analisar cenários diferentes.

O principal objetivo da análise de cenários é minimizar riscos e, para isso, leva em conta justamente alguns fatores que podem influenciar nos planos de ação, e que, consequentemente, podem gerar riscos.

Agora você já sabe o que é uma análise de cenários. Mas você sabe sobre cada um dos tipos de cenário?

Quais são os tipos de cenários?

Para que seja feita uma análise, são identificados os fatores internos e externos, oportunidades e ameaças de determinada ação. E, para isso, é utilizada a análise de cenários pessimista, otimista e realista.

1. Pessimista

O Cenário Pessimista está relacionado à perspectiva desfavorável à organização. Exemplo: quando não há atingimento de meta, quando há aumento (ou valor maior que esperado) de custos e despesas.

2. Otimista

O Cenário Otimista é aquele muito favorável para a organização. Ou seja, metas de faturamento atingidas e menor custo com produção e despesas.

3. Realista

O Cenário Realista é, aquele, como próprio nome já diz, "pé no chão". É o cenário com maior probabilidade de acontecer considerando o atual momento da empresa e seu histórico.

Atenção: esse cenário não é sinônimo de "meio termo" entre o otimista e pessimista.

Agora você já tem uma ideia do que é cada cenário e da importância de cada um ser avaliado criticamente para melhor tomada de decisão, certo?

Mas é impossível dominar a técnica de execução de tal análise no Excel sem pôr em prática tais conceitos neste ambiente, não é mesmo?

Pensando nisso, disponibilizaremos uma planilha a você, com o objetivo de te proporcionar uma ferramenta prática e objetiva com as perspectivas de ganhos ou perdas.

No exemplo que utilizaremos aqui, essa ferramenta vai analisar a expor a expansão da empresa referente à adição de um funcionário ou um dia de trabalho.

Preparado para ver como se dá a análise de cenário de uma empresa?

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Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, baixe a nossa Planilha Análise de Cenários e Expansão.

Para facilitar a visualização de suas receitas e despesas do cenário de sua empresa criamos uma super Planilha de Análise de Cenários e Expansão.

Nela, você terá cálculos automáticos de custo e lucro por funcionários, fornecendo assim uma melhor organização financeira de seu negócio.

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planilha analise de cenarios e expansao

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha de análise de cenários:

Agora que você já assistiu uma prévia de como funciona a planilha que usaremos no artigo, interessado em ver na prática como fazer uma análise de cenário de uma empresa?

Vamos iniciar aprendendo sobre cada parte da ferramenta análise de cenários e como preenchê-la.

Entenda a Ferramenta de análise de cenários:

Nesse tópico veremos um exemplo de construção de cenários. Atente-se à análise de cenários e à variáveis envolvidas.

Custos

A planilha de Custos servirá para cadastrar informações atuais quanto aos custos da empresa. A análise dos cenários a serem previstos depende da qualidade e precisão das mesmas.

O início do preenchimento se dá com as informações de receita mensal, número de funcionários da empresa, e, em seguida, a quantidade de dias da semana nos quais os funcionários trabalham.

Análise de cenários - custos

Ao lado estão as informações quanto aos custos. Sejam esses variáveis ou fixos. É importante que todos sejam listados, bem como informados os seus valores, conforme exemplo:

Análise de cenários - custos


Em seguida, a planilha irá apresentar quatro indicadores que já podem oferecer base para diversas análises de cenários. Esse é denominado Cenário Concatenado, que apresenta valores de receitas e de lucros.

Cenário concatenado

Cenários

A parte de Cenários indicará os valores de ganho ou perda para a expansão da empresa, usados na análise de dois cenários possíveis.

  • Adicionar um dia de trabalho:

Com base nos custos descritos, será apresentado o valor de custos operacionais. Caso haja algum custo extra para a adição de mais um dia de trabalho, que não englobe os já citados, esse deve ser indicado no campo de custos adicionais.

Com base nesses e na receita média, será indicado o valor e, por formatação, o lucro ou prejuízo. No exemplo utilizado, adicionar mais um dia de trabalho traria um lucro mensal de R$ 959,00.

  • Adicionar outro funcionário:

São apresentados os custos por funcionário, bem como o lucro. Sendo assim, tem-se o lucro ou prejuízo com a adição de outro funcionário.

No exemplo utilizado, adicionar mais um dia de trabalho traria um prejuízo mensal de R$ 576,00.

Tabela de custo


Por fim, o gráfico é utilizado para ilustrar a análise de cenários. Ele é a ferramenta para avaliar a sensibilidade entre os cenários.

Ao alterar os campos mencionados acima, além dos valores serem alterados, o gráfico ilustrará, de maneira simples e rápida, o resultado do cenário de expansão cadastrado.

O primeiro retrata os Custos Fixos em relação à adição de dia de trabalho e em relação a funcionário.

Gráfico de comparativos


Já o segundo gráfico retrata o resumo do cenário em questão.

Resumo cenário


E então, aprendeu a como fazer análise de cenário? Aqui você teve acesso a um exemplo de análise de cenários, mas isso é bem comum e será bem demandado em outros ambientes e cenários empresariais. Você está preparado?

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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