A adoção de uma eficiente Análise do Sistema de Medição, também chamada de MSA, é uma das prioridades quando o assunto é a gestão de determinados negócios.
No atual contexto em que as empresas estão inseridas, diariamente ocorre o fluxo de uma enorme quantidade de dados e informações.
Isso é característica presente em empresas dos mais variados setores. Tanto nas indústrias quanto no cotidiano das empresas de varejo e serviços, vários dados são usados de diferentes maneiras.
Sendo assim, seja o segmento da manufatura ou áreas administrativas, os dados obtidos por observações documentadas ou por análises de medição são importantes para tomar decisões, estipular objetivos e determinar estratégias.
Os dados podem variar e obter resultados diferentes. A partir do momento que esses dados de medição são utilizados para decidir detalhes acerca do processo e os negócios como um todo, é fundamental que eles sejam precisos.
Por isso, para uma melhor compreensão desse tema tão relevante, você encontrará nesse artigo os seguintes tópicos:
A Análise dos Sistemas de Medição (MSA) é o conjunto de procedimentos, dispositivos, programas, profissionais, entre outros componentes que efetuam e auxiliam na coleta de dados de produtos e processos.
Desse modo, por trás de cada dado coletado por uma empresa, com certeza existe um sistema de medição auxiliando no processo. É por isso que eles variam conforme a área e segmento de negócio.
Além disso, frequentemente eles são vistos como sendo o instrumento com intuito de efetuar a medição.
Um exemplo prático de um sistema de medição em nosso dia a dia é o especímetro encontrado nas indústrias. Ele é usado para mensurar a espessura de chapas, tecidos e outros materiais.
Nesse contexto, a eficiência de um sistema de medição depende de alguns dos seus componentes. Entre eles está o modo como o processo é realizado, bem como a habilidade do pessoal responsável por realizar os procedimentos.
As ferramentas e os equipamentos utilizados também influenciam, assim como os sistemas de calibração, caso sejam necessários.
Entretanto, é preciso levar em consideração outros fatores, tais como os itens a serem mensurados e as condições ambientais, como, por exemplo, as condições de temperatura e a umidade.
Também chamada de MSA, do inglês “Measure System Analysis”, a Análise do Sistema de Medição é um método que usa como base conceitos estatísticos precisos para averiguar se os dados obtidos graças a um sistema de medição são corretos.
Por essa razão, na hora de decidir qualquer aspecto importante relacionado aos negócios, tais como ações de correção, mudança de maquinário ou sistema, é necessário se certificar de que os dados coletados realmente são precisos.
Devido a isso, não é um exagero afirmar que a MSA representa um elemento fundamental para a viabilidade de qualquer projeto, pois ele verifica se o sistema de medição adotado é eficiente e os dados mensurados correspondem à realidade.
Para saber mais sobre conceitos envolvendo mensuração de dados e gestão de projetos, conheça o curso gratuito de Introdução ao Lean Manufacturing que mostra as bases da filosofia de gestão. Clique abaixo e comece agora:
Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?
Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!
Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!
Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!
Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!
A Análise do Sistema de Medição auxilia e assegura a precisão dos dados obtidos, além de também confirmar que o sistema usado para reunir esses dados é adequado ao processo. Dados precisos são fundamentais para evitar o desperdício de tempo e de mão de obra em um projeto.
Para se ter uma ideia mais prática da relevância da MSA, imagine que uma empresa de grande porte atua no segmento da manufatura. De repente, muitos clientes começaram a relatar que vários materiais estavam fora do padrão.
O procedimento foi averiguado e chegou-se à conclusão de que as peças produzidas estavam fora do padrão. O operador até adotava o plano de inspeção e utilizava os instrumentos adequados. Todavia, o medidor não tinha resolução ideal para detectar materiais fora do padrão.
Um sistema de medição inadequado pode permitir que peças inapropriadas sejam aceitas e as peças de qualidade sejam descartadas. O resultado pode ser o desperdício e o pior: clientes insatisfeitos.
Esse é um exemplo de que uma boa Análise do Sistema de Medição poderia ter impedido o surgimento de transtornos e garantido que dados úteis e corretos estavam sendo coletados.
Para efetuar uma eficiente Análise do Sistema de Medição é preciso levar em consideração os tipos de dados a serem coletados. De uma forma geral, há os dados contínuos e os dados de atributo.
Os contínuos são dados referentes a tudo que pode ser mensurado por meio de unidades de medidas. Entram aí unidades como metros, centímetros, temperatura, etc.
Os dados de atributo são referentes à classificação de peças e produtos como conformes ou não conformes.
Além disso, ao executar uma atividade de MSA, a quantidade de incerteza de medição deve ser analisada dentro das exigências de cada tipo de instrumento ou ferramenta de mensuração.
Sendo assim, cada ferramenta deve possuir o nível correto de discriminação e resolução para a coleta de dados precisos. Desse modo, o procedimento e os operadores são analisados de acordo com a adequação, definição, precisão, repetibilidade e reprodutibilidade.
O mesmo vale para as ferramentas utilizadas para a Análise do Sistema de Medição, tais como medidores, acessórios e ferramentas.
Uma das maiores dificuldades das empresas é eliminar os desperdícios que acarretam em perdas financeiras. Sendo assim, nasceu a tão conhecida metodologia Lean Six Sigma, focada na melhoria da produção e redução da variabilidade. Porém, você saberia dizer qual o seu nível como um profissional Lean?
Ao baixar esse conteúdo, você entenderá qual o seu nível na metodologia Lean Six Sigma. Isso vai te ajudar a identificar o quanto você precisa desenvolver para se tornar o profissional capaz de sustentar e maximizar o sucesso do negócio.
Faça nosso teste e descubra agora seu grau de conhecimento em Lean Six Sigma!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!