O que é Apple?
História da Apple
Qual é o valor de mercado da Apple?
Por que a logo da Apple é uma maçã?
Ensinamentos de sucesso da Apple
Como fazer um Plano de Negócios corretamente?

Apple: saiba como a marca da maçã de Steve Jobs se tornou um sucesso mundial

Conheça mais sobre a história da Apple e seu fundador Steve Jobs, veja algumas curiosidades sobre a marca da maçã e inspire-se com a trajetória de sucesso.

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
Apple: saiba como a marca da maçã de Steve Jobs se tornou um sucesso mundial

Você com certeza já ouviu falar da Apple, referência em tecnologia e design, não é mesmo? Afinal, é impossível não se deparar diariamente com uma série de dispositivos da marca!

Criadora dos famosos iPhones, iPads e iPods, a Apple tornou a imagem de uma maçã mordida como um símbolo de poder e liderança, conhecido em todas as partes do mundo.

O sucesso é tanto que, toda vez que um novo produto é lançado, filas enormes são formadas. Uma delas, inclusive, reuniu 11.000 pessoas na Malásia que esperaram durante 19h. Dá para acreditar?

Ficou curioso para saber como os fundadores alcançaram um grande feito como esse?

Continue a leitura para entender sobre o surgimento da Apple e como foi possível alcançar o posto de maior e mais valiosa empresa do mundo. Acompanhe os tópicos abaixo:

  • O que é Apple?
  • História da Apple;
  • Qual é o valor de mercado da Apple?
  • Por que a logo da Apple é uma maçã?
  • Ensinamentos de sucesso da Apple.

O que é Apple?

A Apple é uma multinacional americana que idealiza produtos eletrônicos de consumo, como smartphones, softwares de computador e computadores pessoais.

Os principais produtos da Apple são:

  • iPhone;
  • Mac;
  • Airtag;
  • iPad;
  • Apple Watch;
  • AirPods;
  • Apple Pencil;
  • Acessórios, como capas para iPhones e iPads, carregadores sem fio, pulseiras, teclados, mouses, cabos e adaptadores.

Com uma estratégia focada em inovação, os produtos da empresa estão sempre sofrendo novas atualizações e sendo lançados em novas versões.

E, se você é um apple fanatic, sabe que, além dos aparelhos, a empresa formulou também um sistema operacional móvel, chamado iOS e plataformas exclusivas, como o iTunes/Apple Music, onde se pode comprar e baixar músicas diretamente em seu dispositivo, Apple TV, Apple Books, Apple Fitness+, entre outros.

O sucesso da Apple é tanto que conseguiu quebrar barreiras e se expandir por todo o globo. Atualmente, a marca possui  522 lojas de varejo, as chamadas “Apple Store”, espalhadas por diversos países. Desde a sua criação, já foi considerada diversas vezes pela revista Fortune como a empresa mais admirada do mundo.

História da Apple

A Apple surgiu na pequena cidade de Cupertino, na Califórnia, a partir da iniciativa de três amigos: Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne. Jobs e Wozniak se conheceram através de um amigo em comum, por apresentarem a mesma paixão por tecnologia e por pegadinhas.

Criadores da Apple


O trio começou produzindo computadores em miniatura em uma garagem e, em 1976, fizeram o primeiro lançamento da marca, o aparelho Apple l. Sim, isso mesmo que você leu! Uma das maiores empresas do mundo começou em uma simples garagem!

Mas, voltando ao Apple l, o lançamento deu início à produção de computadores pessoais, mas não fez tanto sucesso inicialmente. O aparelho foi recusado por empresas como Atari e HP que não viam um futuro promissor na ideia e acabou apresentando um baixo número de vendas. Perda deles, não é mesmo?

Apple I: o primeiro computador da Apple


Esse computador, apesar de hoje ser considerado arcaico e pouco útil, foi vendido, recentemente, pelo pequeno valor de US$905.000, que equivale a 3,6 milhões de reais! Dá para acreditar?

Em seguida, foi lançado o Apple ll, parecido com computadores atuais. Esse já  obteve significativo sucesso no mercado. O aparelho inovou a partir de suas placas gráficas e foi lançado em diversas versões, como um típico produto da Apple.

Apple II: o segundo computador da Apple


A partir de uma visita da equipe à empresa Xerox, em 1979, a Apple decidiu copiar uma ideia que já estava sendo realizada pela Xerox e lançou o Macintosh.

Quando abordado pelo assunto, Jobs disse: “Quer dizer, Picasso tinha um ditado que afirmava: ‘Artistas bons copiam, grandes artistas roubam’. E nós nunca sentimos vergonha de roubar grandes ideias.”, o que gerou grande polêmica.

O famoso “achado não é roubado”, espertinho não é mesmo?

O Macintosh consolidou o uso do mouse e deu início à navegação por ícones e às janelas que utilizamos até os dias de hoje.

Ele demarcou o início de uma estratégia voltada para o marketing de produtos como um grande diferencial competitivo. Para a divulgação do seu lançamento, a Apple pagou uma enorme quantia de dinheiro para divulgar a propaganda do produto no Super Bowl em 1984. O comercial é visto por especialistas como um dos melhores de todos os tempos. Porque não basta arrasar na tecnologia, tem que brilhar no marketing, não é verdade?

computador


Apesar dos resultados positivos que a Apple vinha alcançando no mercado, sua equipe começou a vivenciar conflitos internos, que resultaram no pedido de demissão de Steve Jobs em 1985.

Com a sua saída, Steve decidiu fundar a empresa NeXT, dando continuidade à formulação de computadores em sua carreira. Vários funcionários da Apple o seguiram nessa iniciativa e foram trabalhar na nova empresa.

Enquanto Jobs desenvolvia uma carreira na nova empresa, a Apple enfrentava diversas dificuldades. A situação só foi contornada quando, em 1997, ele decidiu voltar para a Apple na função de conselheiro. Nesse momento, a empresa tinha que lidar com prejuízos superiores a 1,8 bilhão de dólares!

Inicialmente, Jobs defendeu a redução da gama de produtos da Apple, que passou a focar, então, na produção de apenas quatro tipos de computadores.

Feito isso, a marca começou a avançar na recuperação de resultados e chegou a hora de focar em inovações, o grande diferencial da Apple.

Em 1999, a empresa lançou o iMac, que se destacou no mercado pela possibilidade de escolha da cor do produto.

iMac


Lembra do velho e bom MP3? Pois então, em 2001, a Apple decidiu lançar um da própria marca, o famoso iPod, que, além de inovar nas funcionalidades e design, foi acompanhado da criação de uma plataforma musical.

O iPod foi e é, até hoje, um grande sucesso de vendas.

Já o iTunes, como ficou conhecida a nova plataforma lançada, possibilitou a compra de músicas online e é uma das mais famosas e bem-sucedidas ferramentas lançadas pela empresa.

Mais tarde, em 2006, a Apple revolucionou o conceito de smartphone ao criar o iPhone. Esse dispositivo touchscreen teria como diferencial a junção entre telefone, iPod e comunicador com a internet, que não existia no mercado naquele momento.

Lembra de como ele era antes?

primeiro iphone


Como a Apple não é boba nem nada, ela continuou a investir nesse aparelho. Nos anos seguintes, o iPhone foi atualizado e relançado em diversas versões, como o iPhone 3G, iPhone 4, iPhone 5, iPhone 6s e por aí vaí.

O celular se tornou um dos itens mais desejados em todo o mundo e um símbolo de poder.

Desde então, o lançamento de novos modelos é sempre altamente especulado na internet e tem grande impacto sobre as ações da Apple.

Em 2010, a Apple inovou novamente e criou o iPad. O dispositivo foi o grande destaque do ano e trouxe grandes mudanças ao tablet. No fim do ano, a Apple já detinha 84% do mercado desse tipo de aparelho.

Infelizmente, a grande mente por trás da Apple, Steve Jobs, veio a falecer em 2011 vítima de um câncer no pâncreas. Quem o sucedeu no cargo de CEO foi Tim Cook, que trabalhava antes como diretor de operações da empresa. Cook permanece como CEO atualmente.

Qual é o valor de mercado da Apple?

A Apple iniciou sua cotação nabolsa de valoresem 1980 e obteve 6 milhões de ações vendidas por USD 22,00 em cada unidade.

A ação Apple se valorizou rapidamente e foi considerada a mais importante introdução na bolsa depois da empresa Ford, em 1956.

Desde então, a Apple obteve grande crescimento e alcançou, em 20we, o incrível marco de US$2,94 trilhõesem valor de mercado. Com isso, passou a valer mais que todas as empresas brasileiras com ações na Bolsa. Incrível, não é mesmo?

Por que a logo da Apple é uma maçã?

O nome Apple foi uma ideia de Steve Jobs, que costumava trabalhar ocasionalmente em um pomar em Oregon, nos Estados Unidos. Ao voltar da fazenda onde eram produzidas as maçãs, Jobs escolheu o nome que, segundo ele, era “divertido, espirituoso e não intimidante”.

Um dos benefícios pensados sobre o nome seria a inicial A, que faria com que ele ficasse no início de qualquer lista.

Há, também, uma teoria de que a ideia teria surgido da emblemática cena de Newton sentado debaixo de uma árvore sendo atingido na cabeça por uma maçã.

A primeira logo da Apple reforça a teoria de que o nome teria surgido a partir de Newton, visto que era o retrato dessa cena.

como surgiu a logo da Apple?


Bem diferente do que é hoje, não é mesmo?

Mais tarde, a empresa selecionou um logotipo mais simples, uma maçã mordida, o famoso símbolo que todos nós conhecemos.

Alguns dizem que essa escolha seria uma referência a Alan Turing, um gênio da computação que cometeu suicídio ao comer uma maçã contaminada por cianeto.

Entretanto, segundo Rob Janoff, que formulou a imagem, essa teoria é apenas uma “lenda urbana maravilhosa”.

Ensinamentos de sucesso da Apple

Incrível como uma potência como a Apple começou com apenas uma iniciativa de amigos de produzir computadores em uma garagem, não é mesmo? Isso mostra que grandes resultados podem surgir com pequenas iniciativas!

A Apple nos ensina também a importância de pensar sempre “fora da caixa”, ou seja, como a inovação pode ser uma importante chave para o sucesso.

Além disso, é nítido que, mesmo com o lugar de prestígio que ocupa no mercado, a Apple nunca se acomoda e está sempre preocupada em lançar novos produtos e promover atualizações constantes naqueles já existentes.

A marca conseguiu não apenas criar produtos de qualidade e inovadores, como também se tornar um símbolo de desejo e formar filas quilométricas sempre que faz um novo lançamento.

É de se admirar a evolução dessa empresa, que mesmo sofrendo altos e baixos, reergueu-se diversas vezes e é o que é hoje!

Como fazer um Plano de Negócios corretamente?

Você já sonhou em, assim como a Apple, ver sua ideia de negócio decolar e alcançar o sucesso? Saiba que a criação de um Plano de Negócios correto e eficaz é o primeiro passo para transformar esse sonho em realidade!

Por isso, não deixe de conferir a nossa planilha “Plano de Negócios”, material fundamental para orientar empreendedores visionários, como você, a criar um Plano de Negócios impactante.

Clique no botão abaixo e faça o download gratuitamente.

Planilha Plano de negócios

Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.