A arquitetura sustentável é um segmento de mercado que tem atraído muitos investimentos nos últimos anos. Esse crescimento tem sido impulsionado por movimentos de consciência ambiental e acordos internacionais que visam a proteção do meio ambiente.
Mas afinal, o que é arquitetura sustentável? Nesse artigo vamos explorar a fundo esse conceito, explicando porque você deve investir nesse mercado e como você pode fazer isso na prática!
Para ficar por dentro dessa tendência continue com a gente e acompanhe essa leitura com os seguintes tópicos:
Vamos nessa?
Arquitetura sustentável é um ramo da arquitetura que busca implementar “soluções verdes”, englobando os aspectos ambientais, sociais e econômicos da construção.
O objetivo é a execução de projetos que, além de se preocupar em otimizar recursos naturais, entregue benefícios como a diminuição de custos operacionais da obra, satisfação e bem estar dos usuários e menor obsolescência da edificação.
Para tornar isso possível são precisos profissionais conscientes, que saibam priorizar esses três pilares, alinhando-os com os interesses do cliente. Mas a grande questão é: como fazer isso? O Lean Construction é o primeiro passo para garantir construções mais sustentáveis!
Você deseja aplicar melhorias no ambiente de construção, visando a redução dos custos e a melhoria da qualidade?
Então adote a metodologia Lean para redução de desperdícios! O Lean vem com o foco de transformar o chão de fábrica por meio do aumento de qualidade e produtividade e da redução de desperdícios.
Com o curso Fundamentos de Lean Construction você estará apto a identificar o conceito de agregação de valor e desperdícios no contexto de construções, aplicar os princípios Lean em canteiro de obras, a utilizar o Kaizen para realizar melhorias no processo, a proporcionar melhorias no ambiente de construção civil e muito mais!
Que tal impulsionar sua carreira por meio do Lean Construction e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein?
Investir em arquitetura sustentável significa investir em um nicho de mercado que ainda engatinha no Brasil, mas apresenta um grande potencial de valorização, especialmente ao levarmos em conta o cenário internacional.
A agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) é um assunto em alta entre organizações como a Microsoft e Votorantim. Existem certificações para “edifícios verdes”, como a certificação LEED, que inclusive apresentam vantagens competitivas para grandes empresas.
Entre os benefícios da adoção de práticas sustentáveis na construção civil, podemos citar:
Investir em arquitetura sustentável, além de minimizar o impacto ambiental das obras e ser vantajoso para a sociedade, pode trazer resultados financeiros vigorosos para as empresas.
Para comparar o retorno desse investimento, observe os dados abaixo:
Seguindo a mesma lógica, soluções como fundos imobiliários ASG têm ganhado mais visibilidade e atraído a atenção do mercado. Você não quer ficar de fora dessa tendência, certo? Então continue a leitura!
Existe mais de uma forma de investir em arquitetura sustentável. Embora muitos pensem que é preciso ser um profissional da construção civil para apoiar essa causa, esse nem sempre é o caso.
Se você tem interesse em investir neste mercado, confira abaixo as principais formas práticas para fazer isso!
Caso esteja nos seus planos contratar um arquiteto ou engenheiro para construir uma casa, escritório ou outro projeto, priorize edificações verdes!
Existem profissionais especializados em projetos de arquitetura sustentáveis e até escritórios focados nesse nicho, que podem oferecer as melhores soluções para a sua obra.
Os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) são um tipo de investimento que agrupam várias propriedades dentro de um portfólio e os investidores ganham dinheiro com base no pagamento de aluguéis e valorização desses imóveis.
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), tem definido critérios para a classificação de fundos verdes com base nos padrões ASG e você pode comprar cotas para investir nesse mercado por um preço bem acessível.
O cálculo da eficiência energética permite a identificação de pontos de melhoria para tornar a sua própria casa mais sustentável.
Você pode contratar um profissional para realizar esse trabalho e medir a classificação do seu imóvel segundo o Regulamento Técnico da Qualidade (RTQ-R).
A partir daí, é possível traçar estratégias de melhoria e implementar soluções como o uso de energias limpas, a exemplo da energia solar, e maior proveito dos recursos naturais já existentes, como sistema de captação de água da chuva.
Da mesma forma que você pode escolher comprar um ar condicionado que tem um menor gasto energético, pode escolher comprar suas roupas, dispositivos eletrônicos e alimentos de empresas que apoiem causas sustentáveis.
Essa é uma forma indireta de também apoiar essas causas e, além disso, incentivar outras empresas a se preocuparem com questões ambientais, sociais e econômicas.
Aplicar soluções sustentáveis ao seu projeto envolve ações para tornar a edificação mais autossuficiente, responsável e rentável.
Para alcançar esses objetivos, algumas ações práticas são:
Cada vez mais essas soluções vêm sendo adotadas pela construção civil, graças ao estímulo de políticas públicas e aumento do nível de consciência ambiental da população. No Brasil, esse é um nicho de mercado promissor.
Atualmente o Brasil é o 5º país do mundo com maior número de edifícios verdes, segundo os dados do USGBC (United States Green Building), em comparação com outros 180 países.
As certificações de edificações sustentáveis têm ganhado uma visibilidade cada vez maior e, muitas vezes, é requisito obrigatório para os compradores. Assim, investir em arquitetura sustentável é um mercado promissor para as empresas.
Que o Lean Manufacturing é uma metodologia que visa diminuir desperdícios enquanto aumenta qualidade e produtividade, você já sabia. Mas você já parou para pensar como a metodologia Lean atuaria na Construção Civil?
O Lean Funcionou tão bem no chão de fábrica japonês que resolveram trazê-la a um novo nível construção civil: O Lean Constuction! Se ela é, por natureza, uma atividade com desperdícios intrínsecos, por que não aplicar a filosofia Lean?
Com isso, no nosso curso de Lean Construction você aprenderá a aplicação de conceitos gerais da filosofia, como Kaizen, 5S, Heijunka, além de conceitos específicos da área, como Last Planner System e Linha de Balanço. Ou seja, este curso foi pensado para garantir controle de custos e de qualidade constantemente.
Assim, se você deseja ser o agente de transformação em ambientes de construções,não perca tempo e se inscreva agora no nosso curso de Lean Construction!
Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!