A autenticidade é um adjetivo usado para caracterizar pessoas com qualidades excêntricas e únicas.
Pessoas autênticas são espontâneas e raramente possuem medo de mostrar quem são.
As maiores empresas e startups do mundo procuram por profissionais autênticos. Isso porque, a autenticidade promove a criatividade, requisito importante para o crescimento e reconhecimento de uma empresa no mercado de trabalho.
Visto isso, saiba mais sobre como promover a autenticidade dentro das corporações nos seguintes tópicos:
Vamos lá?
O ambiente de trabalho influencia intrinsecamente na produtividade de seus colaboradores. Isto é, um ambiente sadio, fará com que os funcionários trabalhem bem humorados e sejam satisfeitos, já um ambiente rude, afetará a produtividade e saúde mental dos mesmos.
Tendo em vista que a autenticidade é um fator importante em cada funcionário, a pergunta que não quer calar é: como fazer essa característica aparecer em destaque nos meus colaboradores?
Bom, a resposta é simples.
Incentive a criatividade dentro da sua empresa.
Para que os funcionários sintam-se confortáveis em ser eles mesmos, é preciso sentir confiança.
Então, se você quer promover a autenticidade dos seus colaboradores, deixe implícito aquilo que a sua empresa tem como valor ético e moral para haja espaço para a subjetividade de cada um.
Além disso, não deixe também de:
Deixar com que os seus colaboradores falem o que pensam e tenham a liberdade de expor suas idéias é uma ótima forma de promover a autenticidade e incitar a criatividade no ambiente de trabalho.
A diversidade é um fato importante dentro das empresas, e por isso, apoiá-la dará um sinal ainda mais positivo para aqueles que fazem parte do seu negócio. Esse fator tem como essência a igualdade de oportunidade para todos, e isso é um valor importante para ser repassado a sua equipe!
A prática de dar e receber feedbacks cria um vínculo entre o líder e sua equipe. A partir dessa comunicação interna efetiva espaços podem ser criados para o surgimento de novas idéias, aflorando a subjetividade de cada funcionário.
As reuniões one-on-onesão pequenos encontros marcados entre o líder e os membros da sua equipe, um por um. Nessas reuniões além dos feedbacks por parte do líder também são feitas perguntas como: o que o funcionário está achando dos projetos, o que está indo bem, ou o que está indo mal.
Dessa maneira, nesse pequeno encontro que acontece, muitas ideias surgem, dando a oportunidade do colaborador ser ouvido com clareza pelo seu líder e falar aquilo que acha ou acredita de determinada situação ou projeto.
Aderir a essa tática de gestão pode ser uma boa estratégia para tornar os seus colaboradores pessoas autênticas, pois nelas, a singularidade de cada um é exposta!
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Legal, não é mesmo? Agora, fique com a gente e saiba qual a relação entre a autenticidade e a criatividade, veja só!
Como vimos anteriormente, a autenticidade pode induzir a criatividade. Isso porque, indivíduos autênticos se sentem mais seguros de si para explorar interiormente novas possibilidades.
Quando falamos sobre a relação da autenticidade e a criatividade, queremos dizer que na maioria das vezes, uma leva a outra.
O desenvolvimento da autenticidade como habilidade pessoal abre possibilidade para a criatividade aflorar dentro do indivíduo, mas claro, isso também vai depender muito do ambiente exterior e se o sujeito encontrará espaço para expor as suas ideias.
Agir para que dentro do ambiente corporativo os funcionários possam mostrar sua autenticidade induz também ao surgimento da criatividade.
A autenticidade em sua essência é composta pela:
Dessa forma, todas essas características abrem portas para o surgimento de uma pessoa criativa, que se posiciona perante aos fatos com sabedoria e inteligência emocional.
A autenticidade, além de ser um elemento importante para o profissional, é também um elemento essencial para a corporação como um todo.
Visto isso, listamos os principais benefícios de ter profissionais autênticos dentro das empresas, e estes são:
A autenticidade abre espaço para mentes brilhantes acharem o seu espaço dentro das corporações.
Visto isso, os projetos tendem a ser compostos de muita criatividade, colocando a empresa em um patamar de reconhecimento.
Equipes autênticas tendem a proporcionar um ambiente saudável para a saúde mental de todos os envolvidos.
Pessoas autênticas tendem além de tudo ter também uma maior maturidade emocional para lidar com situações adversas, já que possuem um autoconhecimento avançado.
Empresas que possuem profissionais autênticos são mais fáceis de gerir e isso torna a gestão qualificada, com uma comunicação eficiente entre todos os setores e o fácil manejo das responsabilidades.
Além da autenticidade existem outras habilidades que são imprescindíveis que um colaborador tenha. Essas habilidades pessoais são chamadas de Soft Skills.
As soft skills são responsáveis pelo comportamento do indivíduo e como ele se porta perante ao outro. Você sabe quais são todas elas? Se não, conheça o nosso curso de Formação em Soft Skills!
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E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!
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Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.
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