Qual a importância do time de vendas em uma empresa?
Aprenda a alinhar as metas do seu time
Como cobrar mais do time de vendas?
Prepare-se para grandes resultados!

Como cobrar metas do time de vendas de forma leve, porém efetiva?

Melhore os resultados sabendo como cobrar metas do time de vendas sem deixar o clima pesado. Descubra 3 dicas infalíveis!

Agendor
Por: Agendor
Como cobrar metas do time de vendas de forma leve, porém efetiva?

Quando você pensa em como cobrar metas do time de venda, o que vem a sua mente é dificuldade? Pois está na hora de mudar seu pensamento! Afinal, aplicar práticas para melhorar o desempenho de sua equipe comercial pode ser mais fácil do que imagina.

É claro que não existe uma receita para isso. No entanto, há um consenso: apesar de gestores com uma postura mais agressiva na hora de cobrar o time conseguir — às vezes — gerar mais resultados de vendas, uma prática como essa pode gerar:

  • perda de talentos
  • péssimo clima organizacional
  • insegurança do time 
  • prejuízo no fluxo de trabalho
  • risco de processos por assédio moral

Nos últimos anos, tem se falado que rotinas de trabalho mais leves podem gerar grandes benefícios para as organizações e seus colaboradores.

Isso porque pessoas que trabalham com segurança, entusiasmo e com boas relações com seus colegas, se sentem mais motivadas a alcançar os resultados desejados por seus gestores, colaborando diretamente com o crescimento da empresa.

Buscar entender como cobrar mais do time de vendas sem deixar o clima pesado, é um sinal de que você, gestor, está empenhado em tornar sua equipe mais produtiva de maneira mais leve. Parabéns por isso! Além de trazer resultados, esse tipo de liderança deixa um legado.

No entanto, antes de partirmos para nossas dicas, é importante alinharmos alguns passos que as antecedem.

Continue a leitura e saiba mais com a gente nos seguintes tópicos:

  • Qual a importância do time de vendas em uma empresa?
  • Aprenda a alinhar as metas do seu time
  • Como cobrar mais do time de vendas?
  • Prepare-se para grandes resultados

Qual a importância do time de vendas em uma empresa?

Tenho certeza de que você já ouviu o ditado “o comercial é o coração de uma empresa”. E quando falamos de coração, o esperado é que ele funcione bem sempre, não é mesmo?

Pode parecer uma comparação um pouco tola, mas empresas também são organismos vivos que precisam garantir o bom desempenho daquilo que os mantém em constante evolução e, de preferência, da maneira mais saudável possível!

Por essa razão, é importante, sim, se preocupar e impulsionar este “coração”, com cada parte do processo comercial e do time de vendas performando e entregando resultados. Para isso, nada como um bom planejamento para se certificar de que tudo se encaminhará como esperado.

É preciso organizar a área comercial e ter um planejamento sobre as metas para conseguir, de fato, cobrar os resultados da equipe. Sem isso, sua cobrança pode perder o sentido e soar como algo desajustado. Afinal, o que exatamente você está cobrando da sua equipe?

Aprenda a alinhar as metas do seu time

Você e seu time têm claras as metas da área? Para se certificar que sim, são estes os 3 pontos que precisam ser alinhados:

  • Qual é a meta do time?
  • Em quanto tempo a meta deve ser alcançada?
  • Quais são os caminhos para alcançar essa meta?

Vamos entender melhor?

Qual é a meta do time?

Antes de ser desafiadora, a meta precisa ser realista. Se o time se deparar com uma diretriz impossível de ser atingida, é possível que desanime e “jogue a toalha” sem nem mesmo tentar.

Outro fator importante, é ter essa meta alinhada com os objetivos da empresa. Os vendedores precisam entender que suas vendas têm impacto direto sobre a evolução da organização.

Além disso, é recomendável que você envolva sua equipe no processo de definição das metas para que façam parte de todo um planejamento estratégico. Assim, os vendedores se sentem mais motivados e responsáveis por seus resultados!

Você sabe o que é um planejamento estratégico? Ele se refere a um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado.

Provavelmente você já ouviu falar bastante sobre isso, não é mesmo? Porém, sabemos que nem sempre é fácil gerenciar todo esse planejamento, então, pensando nisso criamos um planilha que pode te ajudar!

Faça o download agora da nossa planilha de planejamento estratégico completamente gratuita e veja como ela possibilita uma sinergia entre todas as áreas da organização.


Clique no botão e faça o download

Em quanto tempo a meta deve ser alcançada?

Deixe claro para toda a equipe em quanto tempo a meta deve ser atingida. Se necessário, “quebre-a” em períodos menores que o definido.

Dessa forma, você consegue acompanhar a evolução das atividades comerciais mais de perto e, se for preciso, intervir para alcançar os resultados esperados.

É possível, por exemplo, transformar uma meta mensal em semanal. Se porventura sua equipe performar abaixo durante a semana, você pode agir com seu time para reverter a situação. Com essa prática, você ganha mais previsibilidade nas vendas também!

Quais são os caminhos para alcançar a meta?

Se eu te perguntasse quantas ligações são necessárias para que um vendedor da sua equipe feche uma venda, você saberia responder?

Cada um tem sua metodologia para tocar as vendas, mas se tem algo que não mente, são os números! Analise seu processo comercial e entenda como as atividades rotineiras do time impactam as vendas. 

Assim, você entenderá qual a média de atividades como ligações, reuniões ou envio de e-mails (adapte para sua realidade) que devem ser feitas para alcançar a meta e compartilhe com a sua equipe!

No futuro, você pode incentivar seu time, por exemplo, a fazer mais contatos e não dizer simplesmente “E aí, quanto falta pra bater a meta?”.

Com tudo isso bem alinhado, vamos às dicas para cobrar mais do time de vendas, sem servir uma “torta de climão”.

Como cobrar mais do time de vendas?

Separamos aqui 3 dicas práticas para que você consiga impulsionar os resultados do seu time, sem parecer agressivo ou intimador. Confira!

1. Dê feedbacks coletivos e individuais 

Dar feedbacks não é somente apontar os erros do time, mas é, também, dar o reconhecimento merecido.

Os feedbacks ajudam a identificar os pontos fortes e fracos de cada pessoa do seu time, e assim, vocês podem trabalhar juntos para entender como aprimorar esses pontos no dia a dia, visando melhores resultados.

É importante tratar isso em grupo, e individualmente também. Afinal, cada pessoa tem habilidades diferentes e ter essa particularidade é importante.

2. Comemore suas conquistas

É um dever do time bater as metas, mas também é um dever seu, como líder, reconhecer seu time por isso.

Pequenas celebrações podem ser muito divertidas e deixar o clima no trabalho muito mais leve! Desde um simples happy hour até ou recompensas materiais, o importante é ter um momento para comemorar os resultados alcançados.

Com isso, seu time se sentirá muito mais motivado a alcançar os resultados, sem toda a pressão comercial intrínseca das metas.

3. Tenha um CRM como aliado

Este é um passo crucial: a implementação de um sistema de CRM. Com uma ferramenta adequada, seu time terá mais facilidade nas atividades em sua rotina, e você terá dados realistas para aprimorar sua gestão.

Com um bom CRM, você possui:

  • mais controle durante o processo comercial 
  • follow-ups mais assertivos 
  • mais agilidade durante as negociações 
  • um time mais independente
  • resultados previsíveis

Prepare-se para grandes resultados!

Aplicando nossas dicas, você com certeza poderá direcionar melhor os esforços do seu time e contribuir para a evolução da área sem gerar um clima pesado ou ansiedade entre os membros da equipe. Para te ajudar ainda mais nisso, conheceça o nosso curso de formação em Soft Skills.


Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Por fim, deixamos como recomendação esta palestra de Simon Sinek, para um Ted Talks sobre como grandes líderes inspiram ação, para estimular mais ainda seu senso de liderança.

Clique aqui para assistir.

Agora que você já sabe como cobrar mais do time de vendas, que tal dividir seu conhecimento? Para isso, convidamos você a compartilhar esse texto em suas redes sociais!


Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

Agendor

Agendor

O Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas. Milhares de gestores estão ganhando maior visibilidade sobre os negócios. O objetivo da empresa é propagar relações valiosas entre gestores de vendas, vendedores, suas equipes, parceiros, clientes e todas as famílias envolvidas.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Formação De Soft Skills

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.