Existem várias formas de divulgar um negócio. Algumas empresas utilizam ligações de telemarketing e anúncios na web, por exemplo.
O cold mail é uma estratégia de marketing digital muito interessante porque é mais direcionado e assertivo, trazendo leads de maior qualidade.
A impressão causada no primeiro contato com o cliente é muito importante. Demonstrar profissionalismo e disposição aumenta as chances de fechar vendas e, consequentemente, aumentar as suas receitas.
Por isso, as estratégias de divulgação precisam ser muito bem pensadas. Ficou interessado pelo tema e quer saber mais? Podemos te ajudar! Vamos te mostrar como o cold mail funciona.
Nesse artigo, abordaremos as seguintes questões:
● O que é cold mail?
● Qual a diferença entre cold mail e e-mail marketing?
● Os 5 pilares estratégicos do cold mail.
O cold mail é uma estratégia de prospecção de clientes que utiliza o contato via correio eletrônico para alcançar pessoas que não tiveram um contato prévio.
Ou seja, quem vai receber o e-mail demonstrou algum interesse de forma indireta, mas não permitiu ou solicitou que ele fosse enviado.
Essa é uma estratégia um pouco complexa porque depende de um bom mapeamento de mercado, uma extensa lista de contatos e um perfil de cliente muito bem definido. Entretanto, por conta disso, é bastante efetiva.
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A utilização do cold mail consiste em enviar um e-mail simples e objetivo para atrair a atenção dos leads, contendo informações sobre a empresa e a solução oferecida.
Vamos a um exemplo prático: você é um fornecedor de equipamentos de academia que busca novos potenciais clientes.
Assim, faz uma pesquisa para conseguir o contato de academias, centros de treinamento e personal trainers da sua região. Em teoria, esses seriam o tipo de perfil ideal de cliente que você busca.
A partir disso, você envia um e-mail apresentando os serviços da empresa. Este é o primeiro contato, e os clientes não solicitaram ou permitiram. Mas eles fazem parte do grupo de potenciais compradores do seu produto ou serviço, e portanto, a chance de despertar interesse é muito maior.
A ideia é baseada na cold call, muito utilizada por operadoras de telefonia ou instituições financeiras. Apesar de serem consideradas mais inconvenientes, é possível adaptar a estratégia no meio da ligação, ao contrário dos cold mails.
Existem diversas diferenças entre o cold mail e o e-mail marketing.
A principal delas é o alcance de cada uma dessas estratégias. O cold mail é utilizado para pessoas que ainda não conhecem sua empresa ou produto, enquanto o e-mail marketing é direcionado a um público alvo específico que optou pelo recebimento dos emails.
Ou seja, no e-mail marketing a pessoa já se cadastrou para uma avaliação gratuita, visitou seu site anteriormente, assinou uma newsletter, baixou um e-book ou já é um cliente.
Ela ofereceu um meio de contato prévio, demonstrando seu interesse de alguma forma direta. A partir dessa inscrição, você pode mandar mensagens via email com maior regularidade do que no cold mail.
No cold mail, por sua vez, a lista de clientes é feita de forma manual por meio de uma pesquisa realizada por conta própria. O público alvo são pessoas que estão procurando ativamente soluções para seus problemas.
Isso quer dizer que você os encontrará por meio de anúncios a pessoas que visitam o site da empresa, divulgando nas redes sociais de clientes do perfil procurado ou elaborando uma lista de empresas e profissionais envolvidos no ciclo operacional que teriam interesse no produto.
Além disso, o teor dos e-mails também muda. O cold mail utiliza um estilo de texto mais breve e simples, por ser o primeiro contato com o cliente.
Já o e-mail marketing é mais elaborado, utilizando imagens, cores e fontes da marca. Ele tem um conteúdo mais promocional, oferecendo novos produtos ou informações de maneira gratuita, para mostrar as vantagens que os leads podem ter se tornando clientes.
Para que o cold mail cumpra sua função e chame a atenção do potencial cliente, é necessário deixar tudo bem feito. Para isso, existem 5 pilares estratégicos que tornarão essa prática mais efetiva. Veja a seguir quais são eles:
O assunto do e-mail é a informação que aparece logo de cara. Portanto, ela deve ser interessante e se comunicar verdadeiramente com o cliente.
Uma prática muito interessante que pode ser aplicada é o marketing one to one, em que a comunicação é a mais personalizada possível.
Para isso, pode-se utilizar o nome da pessoa ou empresa a quem o email é direcionado, trazendo uma resposta para um problema que aquele tipo de cliente provavelmente passa.
O cliente precisa ficar com vontade de ler o email ao ver o assunto, então procure despertar curiosidade, utilizando as armas da persuasão.
Estabelecer pontos de conexão ajuda a conquistar clientes, e no cold mail isso não é diferente. Caso você identifique que aquela empresa ou pessoa participou de algum evento em comum ou segue alguma página nas redes sociais, destaque esse fato.
Isso demonstra que você tem um interesse alinhado com o cliente em potencial, e está familiarizado com a sua realidade e provavelmente mais capacitado para ajudá-lo a resolver seus problemas.
O corpo do email precisa ser o mais simples possível. Linguagem simples, estrutura clara e objetiva, e visual limpo são muito importantes nessa hora.
Lembre-se que este é o primeiro contato com o cliente, então é preciso falar sobre informações básicas da empresa e a solução oferecida. É importante passar credibilidade.
Ainda assim, busque despertar o interesse do cliente por seu produto e estabeleça um diálogo simulado com o interlocutor, fazendo perguntas para gerar respostas.
As Calls to Action são extremamente importantes, porque dão o gancho para avançar os próximos passos para conquistar o cliente.
O destinatário do email vai ser direcionado para algum contato mais direto, caso se interesse pela apresentação inicial.
Você pode verificar a possibilidade de um momento para uma reunião, ou agendar uma visita em alguns casos. Também podemos sugerir uma avaliação gratuita, entre outras coisas, para dar follow up.
Dar uma atenção especial para a assinatura contribui para ganhar a confiança do cliente. Ela traz um ar de seriedade e profissionalismo.
Informações como o telefone de contato, o site, email e localização da empresa são boas opções para serem acrescentadas.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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