O que é um e-book?
Qual a importância de um e-book para o marketing digital de uma empresa?
Quais as vantagens de um e-book?
Passo a passo de como fazer um e-book
Invista em suas ideias!

Aprenda como fazer um E-book e quais as vantagens que ele traz para sua empresa!

Conheça o passo a passo de como fazer um E-book completo e porque essa estratégia pode ser um diferencial para te aproximar de leads e convertê-los!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como fazer um E-book e quais as vantagens que ele traz para sua empresa!

Você tem dúvidas de como fazer um e-book? Essa é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo do marketing digital, mas ainda deixa muitas empresas sem saber como aderir.

Por exigir abordagens aprofundadas, os e-books demandam mais dedicação no seu desenvolvimento. Ou seja, não serão como posts no Instagram para leitura dinâmica no dia a dia.

E-books são maneiras de gerar mais autoridade para uma marca em determinado tema, captar leads para promoção de outros produtos e até mesmo um artigo final para alavancar o faturamento.

Quer aprender a como fazer um e-book para a sua empresa? Acompanhe esse conteúdo até o final através dos seguintes tópicos!

  • O que é um e-book?
  • Qual a importância de um e-book para o marketing digital de uma empresa?
  • Quais as vantagens de um e-book?
  • Passo a passo de como fazer um e-book.

O que é um e-book

E-book é um conceito que está sendo cada vez mais difundido, é utilizado para designar livros digitais, podendo ser a versão online de um produto físico ou até mesmo uma versão exclusiva para celulares, tablets e Kindle. 

A popularidade desse novo meio de manter as leituras em dia veio através de algo simples: a praticidade! Os e-books tornaram possível que pessoas aproveitem qualquer brecha na agenda para ler e o melhor: sem precisar carregar pesos em excesso.

Seja no deslocamento da casa para o trabalho, na sala de espera de uma consulta médica ou até mesmo no conforto da sua casa, o e-book pode ser uma ótima e produtiva companhia.

Mas você já pensou que criar um livro digital pode ser uma forma de agregar valor para a sua marca? Continue lendo o artigo e descubra a importância de um e-book para o marketing digital de uma empresa.

Qual a importância de um e-book para o marketing digital de uma empresa?

Um e-book desempenha um papel fundamental no marketing digital de uma empresa por várias razões:

Geração de leads

Um e-book de qualidade pode ser oferecido como um recurso gratuito em troca das informações de contato do usuário, como nome e endereço de e-mail. Isso permite que você aumente sua lista de leads e crie um relacionamento com potenciais clientes.

Autoridade e credibilidade

Ao oferecer um e-book bem elaborado e informativo, você demonstra expertise e conhecimento sobre determinado assunto. Isso ajuda a estabelecer sua empresa como uma autoridade no setor e a construir confiança com o público.

Geração de tráfego

Um e-book de alta qualidade pode atrair um grande número de visitantes para o seu site ou blog.

Ao compartilhar o conteúdo do e-book por meio de canais de marketing, como redes sociais, e-mail marketing ou anúncios, você pode direcionar o tráfego para seu site e aumentar a visibilidade da sua marca.

Nutrição de leads

Um e-book pode ser usado como parte de uma estratégia de nutrição de leads, fornecendo informações valiosas em cada estágio do funil de vendas.

Isso ajuda a educar e engajar seus leads, mantendo-os interessados no seu negócio e preparando-os para a conversão em clientes.

Compartilhamento e alcance viral

Se o seu e-book for bem recebido e compartilhado pelos leitores, ele pode alcançar um alcance viral significativo. As pessoas tendem a compartilhar conteúdo valioso com suas redes, o que pode resultar em mais exposição e alcance para sua empresa.


Um e-book bem elaborado pode impulsionar sua estratégia de marketing digital, gerando leads qualificados, construindo autoridade, aumentando o tráfego do site e nutrindo seus leads ao longo do funil de vendas.

Quais as vantagens de um e-book

Um livro eletrônico pode ser de fácil acesso, mas muito além disso, ele também é uma maneira que muitas empresas encontraram de divulgar seus produtos e serviços.

Afinal, produzir conteúdo é fundamental para o marketing digital e consequentemente para dar mais autoridade para uma marca sobre o assunto em que ela está inserida.

Por isso, criar um livro digital traz diferenciais relevantes para uma empresa. Entre essas vantagens, é possível destacar:

  • Possibilidade de aumentar o contato com potenciais clientes, através da coleta de dados por landing pages;
  • Baixo custo de fabricação, sendo uma forma escalável de aproximar dos consumidores;
  • Oportunidade de dar um primeiro passo e empreender através das redes sociais com conteúdos em e-books
  • Escalabilidade na venda, caso a intenção seja incluir uma nova maneira de faturar; 
  • Possibilidade de reduzir a concorrência de atenção, visto que o conteúdo pode ser mais profundo e não está necessariamente em redes sociais com interações o tempo todo;
  • Oportunidade de inovar nas estratégias de marketing digital, aumentando o número de leads quentes. 

Além disso, outro benefício de criar um e-book é a facilidade e escalabilidade desse processo.

Passo a passo de como fazer um e-book

Produtos digitais trazem toda a facilidade da distribuição virtual. Por isso, esse passo a passo foi construído pensando em dois pilares principais:

  • Como fazer um e-book;
  • Como divulgar um e-book.

Vamos começar?

1. Escolha um assunto

Antes de aprender a como fazer um e-book, é fundamental entender o planejamento antes de colocar a mão na massa. Por isso, o primeiro passo é escolher o tema que você irá abordar nos seus livros digitais.

Nesse momento, alguns pontos são essenciais, como:

  • Qual o nicho de mercado que quero alcançar com esse conteúdo?
  • Qual conteúdo chamará mais atenção do público-alvo?
  • Qual abordagem trará mais valor para o seu negócio?

Para termos um exemplo prático, pense em pessoas que querem empreender na área de finanças. Já existem diversas pessoas que abordam sobre o tema nas redes sociais. Então, o que fazer? Possíveis soluções:

  • Produzir conteúdos voltados para públicos de meia idade, com linguagem focada nesse nicho;
  • Introduzir exemplos com situações de estabilidade no emprego, vontade de mudar de carreira e até mesmo planejamento familiar;
  • Agregar valor com mapas mentais, guias práticos e tabelas para preenchimento. 

2. Estruture o conteúdo

Se você achou que depois de escolher o tema, já iria logo desenvolver o seu conteúdo, dê um passo para trás. Uma das maneiras mais eficientes de como fazer um e-book é estruturar sua abordagem antes.

Para isso, divida o assunto que você irá desenvolver em tópicos que gerem uma comunicação integrada entre si. Isso faz com que a narrativa fique fluida e mais interessante para o leitor.

Depois de pensar no storytelling, vamos propriamente para o marketing de conteúdo.

3. Crie o seu conteúdo

Depois de entender os tópicos que o seu conteúdo estará estruturado, a dica de como fazer um e-book será realmente quanto ao seu desenvolvimento.

Lembre-se sempre de:

  • Revisar para que o texto esteja em linha com as regras ortográficas e gramaticais;
  • Usar uma linguagem condizente com o vocabulário do seu público-alvo;
  • Criar ilustrações, mapas mentais, planilhas e outras ferramentas que deixarão o conteúdo mais interessante e dinâmico.

4. Formate o material

Tão importante quanto um bom conteúdo, é a sua atratividade visual. Um dos maiores benefícios dos produtos digitais é a possibilidade de usar recursos coloridos, de áudio, vídeo, além de designers diferenciados.

Para isso, existem muitas ferramentas na internet, até mesmo gratuitas. Entre elas estão o Venngage, o Canva e o Vista Create. Em todos eles existem templates que podem facilitar o processo de criação.

Em todas essas plataformas, basta clicar em "create an e-book" e começar a materializar as ideias. Todos eles dão a opção de exportar em formato PDF.

5. Divulgue o seu e-book

Agora você já sabe como fazer um e-book, mas apenas isso não basta. É preciso também entender estratégias de divulgação. Entre elas estão:

  • Crie landing pages;
  • Posts relacionados em plataformas como Instagram, LinkedIn e YouTube;
  • Use títulos atrativos, como "Livros que todo líder precisa ler"; 
  • Use sites de vendas de produtos digitais para ganhar escala, como Hotmart;
  • Crie estratégias para aquecer os leads, até mesmo come-books gratuitos;
  • Divulgue o e-book através de estratégias de indicação de amigos para acesso a benefícios e descontos. 

6. Controle seu resultados 

O e-book pode ser uma maneira de alavancar as vendas, mas essa estratégia normalmente demanda mais esforço do que ações pontuais como posts em redes sociais.

Por isso, para averiguar se o tempo despendido traz retornos, é fundamental traçar indicadores para avaliar a efetividade e conversão de cada ação feita para divulgar o e-book.

Dessa maneira, é possível ser mais assertivo, gerar mais automatização para o marketing digitale consequentemente trazer mais resultados para a organização.

Invista em suas ideias!

Descubra como transformar suas ideias em realidade com o nosso e-book gratuito “Como Tirar uma Ideia do Papel".

Aprenda os passos essenciais para transformar seus sonhos em ação e conquistar o sucesso que você sempre desejou.

Não deixe suas ideias apenas no papel! Agarre essa oportunidade e transforme-as em ação! Baixe agora mesmo o nosso e-book e comece a trilhar o caminho para o sucesso!

Banner do ebook "Como tirar uma ideia do papel".

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Os Principais Vieses Cognitivos Presentes Em Nossa Vida E Como Supera Los

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.