O que é Excel e para que ele serve?
Aqui vai uma super dica para você!
O que é um gráfico?
Como fazer um gráfico no Excel? Conheça alguns exemplos
Formatando os Gráficos
Quero aprender mais!

Como fazer um gráfico no Excel? Veja o passo a passo!

Veja agora mesmo como fazer um gráfico no Excel de maneira simples, rápida e fácil.

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Como fazer um gráfico no Excel? Veja o passo a passo!

A utilização de gráficos é uma ferramenta que auxilia na visualização das informações e na análise rápida dos resultados. Por isso, gráficos são um recurso amplamente usado quando falamos de Microsoft Excel.

A grande dificuldade, porém, é a organização dos tipos de dados de forma clara e a escolha do gráfico adequado para o resultado que se deseja. No decorrer deste artigo serão apresentados alguns gráficos mais utilizados no dia a dia.

Você perceberá que a forma da criação de gráficos é a mesma, independentemente do tipo de gráfico utilizado. Aqui, você aprenderá:

  • O que é Excel e para que ele serve?
  • O que é um gráfico?
  • Como fazer um gráfico no Excel? Conheça os principais tipos
  • Formatando os gráficos.

Vamos lá?

O que é Excel e para que ele serve?

Excel é um software matemático desenvolvido pela Microsoft que permite seu usuário um controle total sobre qualquer tipo de planilhas, além de muito utilizado durante as rotinas de gestão, o mesmo ainda oferece uma vasta biblioteca matemática, com diversas formulações, possibilitando até mesmo a plotagem de gráficos.

Aqui vai uma super dica para você!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

O que é um gráfico?

Provavelmente, em algum momento da vida, você já ouvir esta palavra, certo? No entanto, você sabe exatamente o que é um gráfico?

Gráfico, segundo o dicionário é algo que diz respeito à grafia, à tipografia, à impressão. É figurado pelo desenho. Diz-se de tudo que se relaciona aos processos de impressão artística: artes gráficas.

Possui como sinônimos as palavras "esquema" e "diagrama".

Agora que já sabemos o que é, que tal aprender a como fazer um gráfico no Excel? Para isso, separei um exemplo para nos auxiliar.

Como fazer um gráfico no Excel? Conheça alguns exemplos

A empresa Meias Brasil possui vários representantes comerciais no Brasil. Para cada representante existe a meta de venda de R$5.000,00 por ano.

Porém, cada representante conseguiu um resultado distinto. Agora, devemos colocar os resultados de forma gráfica para melhor entender o resultado dos representantes. Para isso, temos a seguinte tabela no Excel:

Resultados em tabela

1. Gráfico de pizza

Primeiramente, vamos criar um gráfico de pizza para entendermos o funcionamento. Vamos então selecionar o intervalo de Vendedor e Vendas, ir na aba Inserir > Gráficos > Gráfico de Pizza 2D, como mostrado abaixo.

Resultados em gráfico


Como tudo na vida, existe uma outra forma de se fazer isso. Dessa forma de como fazer um gráfico no Excel não há a necessidade de selecionar o intervalo de dados. Para isso, deve-se ir na aba inserir > Gráficos > Gráfico de Pizza 2D.

Um gráfico sem nada irá aparecer. Em seguida devemos selecionar o gráfico gerado e ir na aba Design e depois clicar em Selecionar Dados. Um janela como a da imagem a seguir irá aparecer.

Selecionar Fonte de Dados


Devemos clicar no botão Adicionar para adicionar elementos. Uma janela irá aparecer e nela devemos colocar como nome da série: "Vendas", e nos valores da série devemos selecionar as células que contém os resultados de venda.

Para finalizar, devemos clicar em editar os rótulos do Eixo Horizontal (Categorias) e selecionar as células que contém os nomes dos vendedores. Assim, temos o nosso gráfico de pizza.

Gráfico de pizza

2. Gráfico de Coluna e Linha

A criação de qualquer gráfico, segue a mesma lógica do gráfico de pizza, precisando executar os mesmos procedimentos. Agora, vamos juntos aprender a como fazer um gráfico no Excel com duas séries de dados.

Para isso, devemos selecionar toda a tabela e ir na aba Inserir > Gráficos > Gráficos de Colunas > Colunas Agrupadas. E assim, será gerado o gráfico de barras da figura a seguir.

Gráfico em barras


Porém, é mais comum termos a meta como linha, para melhor compararmos com os resultados da venda.

Para fazer isso no Excel é simples: vá até o gráfico, clique em qualquer coluna da meta, que todas serão selecionadas. Então, é só ir em na aba Design e clicar em Alterar o tipo de gráfico. Uma janela como a seguir irá aparecer.

Exemplo de gráfico em barras


Agora, devemos mudar o tipo de gráfico para Meta para linhas, ao invés de Colunas Agrupadas. Depois é só clicar em OK, que o gráfico irá mudar.

Exemplo de gráfico em barras

Formatando os Gráficos

Além de se criar gráficos, podemos formatá-los para termos as informações disponibilizadas da forma mais adequada a nossas necessidades.

Algumas das principais formatações envolvem alterar cores, nome do título, legenda, rótulo de dados, linhas de grade etc. Irei te mostrar como fazer algumas delas.

Devemos abrir o gráfico de colunas e linhas feito anteriormente, e para mudar a cor, basta selecionar a coluna ou a linha, ir na aba formatar e clicar em preenchimento da forma. Você, então, pode selecionar a cor que preferir.

Exemplo de gráfico


Para mudar o nome do gráfico, basta dar um duplo clique em Título do Gráfico, que se encontra na parte superior. Deve-se colocar o nome que preferir, por exemplo "Venda vs Meta".

Para mudar a legenda, rótulo de dados, eixos, entre outras funcionalidades, precisamos clicar no gráfico que um botão "+" irá aparecer na parte superior à direita do gráfico. Nesse botão, podemos acrescentar ou retirar algumas funcionalidades, como as citadas anteriormente.

Vendas vs Metas


Por fim, podemos alterar qualquer fonte do título ou legenda, da mesma forma que qualquer documento Microsoft. Basta selecionar e ir no menu principal para alterar.

Quero aprender mais!

Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.

E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!

Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!

Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!

 Clique na imagem para baixar

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Tabela Dinamica

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.