O que é um orçamento?
Deixamos aqui uma dica para você!
Como elaborar um orçamento?
O que é importante ser apresentado ao cliente?
Aprendeu a fazer um orçamento?
Dica bônus!

Quer saber como fazer um orçamento? Veja para que serve e como criar o seu!

Veja neste artigo como criar o seu orçamento, aprenda também para que serve e quais são os tipos de orçamento.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer saber como fazer um orçamento? Veja para que serve e como criar o seu!

Para muitas pessoas a melhor época do ano é dezembro e suas festas, estar perto da família, dos amigos, muita comida boa e presentes.

O problema é que, quando chega Janeiro, vem junto os impostos, material escolar dos filhos, matrícula e as compras de Natal que você pagou no cartão de crédito.

Uma maneira de não se perder em meio a tudo isso é fazendo um bom orçamento.

O orçamento é importante em todos os segmentos da vida cotidiana: no setor público, na construção da sua casa ou na contratação de algum serviço.

Todos nós em algum momento já solicitamos e fomos solicitados a fazer um orçamento, certo?

Mas você sabe como fazer um bom orçamento?

Neste artigo você irá aprender:

  • O que é um orçamento?
  • Como elaborar um orçamento?
  • O que é importante para ser apresentado ao cliente?

O que é um orçamento?

Orçamento é um cálculo especulativo do quanto irá custar para prestar um serviço, produzir um bem ou realizar uma obra. O orçamento leva em conta quanto será gasto e quanto será arrecadado.

É uma ferramenta importante para o planejamento financeiro de seu negócio. Mas não basta fazer um orçamento de qualquer jeito, pois você precisa se aproximar o máximo possível da realidade ou acabará tendo prejuízo.

Os principais tipos de orçamento são:

Orçamento público

É aquele que envolve dinheiro público arrecadado através de impostos pagos pelo contribuinte e deve atender as necessidades básicas da população, tal como educação, saúde e infraestrutura.

Dentro do orçamento público existe o orçamento participativo, no qual os cidadãos podem participar das decisões tomadas pelo poder público.

Orçamento empresarial

O orçamento empresarial é a previsão das despesas e lucros de uma organização dentro de um determinado período de tempo.

Deve ser levado em consideração para traçar o plano de negócios da empresa.

O orçamento auxilia a evitar crises e antecipar imprevistos.

Existem 7 tipos de orçamentos empresariais, são eles:

  • Orçamento estático: uma vez que este orçamento é elaborado, ele não pode mais sofrer alterações. Não é indicado para projetos que sofrem mutações ao longo do processo.
  • Orçamento flexível: pode-se usar esse orçamento para custos e a capacidade operacional de cada setor da empresa. Para isso, é fundamental saber o que cada operador e cada equipamento produzem e quanto custam.
  • Orçamento rolling ou contínuo: analisa despesas e receitas durante um período de tempo como, por exemplo, 1 ano e pode ser revisado mensalmente, trimensalmente ou da forma que for melhor para a empresa.
  • Orçamento Beyond Budgeting: o foco desse tipo de orçamento é descentralizar a confecção do orçamento de apenas uma pessoa, fazendo com que todos os colabores tenham essa responsabilidade.
  • Orçamento ajustado: esse orçamento permite uma abordagem alternativa a que havia sido definida inicialmente com o objetivo de buscar uma saída para alguma situação específica.
  • Orçamento base zero: esse orçamento é utilizado para a análise custo-benefício de um processo.
  • Controle matricial: o orçamento é analisado através de colunas e linhas procurando assim aumentar a competitividade da empresa no mercado.

Deixamos aqui uma dica para você!

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

marketing e vendas

Como elaborar um orçamento?

Não se preocupe, nós vamos te ensinar o passo a passo!

  1. Levante os seus gastos: o primeiro passo é levantar todos os custos que serão gastos até o seu trabalho estar finalizado:
  • Matéria-prima;
  • Mão-de-obra;
  • Tempo de uso dos equipamentos utilizados para produção do produto ou serviço;
  • Custos indiretos como água, luz e internet;
  • Impostos;

    2. Pesquise pelo preço de mercado do seu serviço: é possível utilizar o preço de seus concorrentes como base, dessa forma, você não receberá menos do que deve e nem irá colocar um preço alto demais a ponto de as pessoas rejeitarem seu serviço.

    undefined

Cálculos

Vamos mostrar um exemplo de orçamento no qual você cobrará por hora trabalhada.

lucro por mês


Primeiro, somamos os custos com o lucro que se deseja obter (500 + 3000 = 3500). Agora dividimos este valor encontrado pelo número de horas trabalhadas no mês (22*8). O valor encontrado a ser cobrado por hora de trabalho é aproximadamente R$ 20,00.

De acordo com cada serviço e com a forma de cobrança você pode adaptar este cálculo.

O que é importante ser apresentado ao cliente?

É essencial ser transparente e ético para ganhar a confiança e fidelizar o cliente. Apresente o maior número de informações possíveis e mostre para o cliente por que aquele preço está sendo cobrado.

Além disso, não se esqueça de colocar a data e seus dados pessoais.

Aprendeu a fazer um orçamento?

O planejamento é essencial para a sobrevivência de qualquer empreendimento e o orçamento é uma das principais ferramentas do planejamento, afinal ele é responsável por você ter lucratividade em qualquer serviço ou produto que for vender.

E agora, você está pronto para fazer o seu!

Dica bônus!

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.